PERCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE O LAZER DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: EFEITOS DE UM PROGRAMA INFORMATIVO

Autores

  • Aline de Novaes Conceição UNESP/ Campus de Marília
  • Janaína Aparecida da Silva UNESP/ Campus de Marília
  • Maewa Martina Gomes da Silva e Souza UNESP/ Campus de Marília

Palavras-chave:

Lazer, Inclusão, Concepções de crianças.

Resumo

Esse estudo tem como escopo analisar, no contexto educacional, os efeitos de um programa informativo no que se refere às percepções de crianças sem deficiência sobre o lazer de pessoas com deficiência física. Participaram da pesquisa 21 alunos matriculados em uma turma do terceiro ano das séries iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, inicialmente, responderam um questionário relacionado com as deficiências, após isso, foi aplicado um programa informativo sobre inclusão e diversidade. Após a aplicação de cada encontro do programa, solicitaram-se que a turma pesquisada desenhasse ou escrevesse sobre o que havia aprendido. Na pesquisa apresentada neste texto, selecionaram-se os registros realizados após o quinto encontro, cujo tema estava relacionado às deficiências físicas e múltiplas. Esses registros foram analisados de acordo com a análise de conteúdo, buscando localizar registros sobre o lazer. A partir disso, verificaram-se que para as crianças dessa faixa etária não houve dificuldade para observarem que os pares com deficiência física não apenas têm direito ao lazer, mas possuem condições de se ocuparem dessa maneira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline de Novaes Conceição, UNESP/ Campus de Marília

 

Cursou a especialização em Formação de Professores em Educação Especial e Inclusiva; Doutoranda em Educação, pela Faculdade de Filosofia e Ciências- FFC-, Universidade Estadual Paulista –UNESP- “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Marília/SP, Brasil, e-mail: alinenovaesc@gmail.com Endereço: Rua Theodoro Marques Pinto, nº 126, Palmital, Marília/SP, CEP: 17.511-280

Janaína Aparecida da Silva, UNESP/ Campus de Marília

Graduanda em Terapia Ocupacional  pela FFC, UNESP, Campus de Marília/SP, Brasil, e-mail: sjanainaa8@gmail.com Endereço: Rua Theodoro Marques Pinto, nº 126, Palmital, Marília/SP, CEP: 17.511-280

Maewa Martina Gomes da Silva e Souza, UNESP/ Campus de Marília

Doutoranda em Educação Especial pela FFC, UNESP, Campus de Marília/SP, Brasil, e-mail: maewicc@hotmail.com Endereço: rua Joaquim Nabuco, nº 52ª, São Miguel, Marília/SP, CEP 17506-200.

Downloads

Publicado

2018-04-28

Como Citar

Conceição, A. de N., Silva, J. A. da, & Souza, M. M. G. da S. e. (2018). PERCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE O LAZER DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: EFEITOS DE UM PROGRAMA INFORMATIVO. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 4(3), p.82–95. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/569