PERCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE O LAZER DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: EFEITOS DE UM PROGRAMA INFORMATIVO
Palavras-chave:
Lazer, Inclusão, Concepções de crianças.Resumo
Esse estudo tem como escopo analisar, no contexto educacional, os efeitos de um programa informativo no que se refere às percepções de crianças sem deficiência sobre o lazer de pessoas com deficiência física. Participaram da pesquisa 21 alunos matriculados em uma turma do terceiro ano das séries iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, inicialmente, responderam um questionário relacionado com as deficiências, após isso, foi aplicado um programa informativo sobre inclusão e diversidade. Após a aplicação de cada encontro do programa, solicitaram-se que a turma pesquisada desenhasse ou escrevesse sobre o que havia aprendido. Na pesquisa apresentada neste texto, selecionaram-se os registros realizados após o quinto encontro, cujo tema estava relacionado às deficiências físicas e múltiplas. Esses registros foram analisados de acordo com a análise de conteúdo, buscando localizar registros sobre o lazer. A partir disso, verificaram-se que para as crianças dessa faixa etária não houve dificuldade para observarem que os pares com deficiência física não apenas têm direito ao lazer, mas possuem condições de se ocuparem dessa maneira.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-04-28
Como Citar
Conceição, A. de N., Silva, J. A. da, & Souza, M. M. G. da S. e. (2018). PERCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE O LAZER DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: EFEITOS DE UM PROGRAMA INFORMATIVO. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 4(3), p.82–95. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/569
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Copyrights for articles published in this journal belong to the author, and the journal has first publication rights. Since they appear in this public access journal, they are free articles with their own attributions in educational and non-commercial applications.