RESSIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO URBANO: A BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE E LAZER

Autores

  • Irene Benevides Dutra Murta

Palavras-chave:

Bicicleta, Transporte, Espaço Urbano.

Resumo

O planejamento urbano historicamente privilegiou o uso do automóvel nas grandes cidades, o que acarretou em sérios problemas de mobilidade urbana. Considerando o crescente número de ciclistas urbanos em Belo Horizonte, este artigo investigou junto aos mesmos quais são as principais motivações ao uso da bicicleta, como os usuários percebem as políticas públicas de transporte e se as mesmas incentivaram a adoção da bicicleta como opção ao automóvel. Uma pesquisa empírica foi realizada por meio de entrevistas com treze ciclistas. Embora tenham sido implantadas ciclovias na cidade nos últimos anos, estas não trouxeram efetivas mudanças para os entrevistados. Foram apontadas a falta de conexão entre as ciclovias, de campanhas educativas e sinalização de trânsito, bem como de outras medidas de compartilhamento das ruas. Os ciclistas ressignificam o espaço urbano através dos seus deslocamentos, tornando esses momentos uma possibilidade de vivências lúdicas e de interações sociais. Optar pela bicicleta como meio de transporte na cidade representa assim, uma forma de resistência à ideologia social do automóvel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irene Benevides Dutra Murta

Mestre em Estudos Interdisciplinares do Lazer pela UFMG (2015), possui bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Líder do Grupo de Estudos da Bicicleta (GEBIKE). Pesquisadora do grupo de estudos OTIUM: Lazer, Brasil e América Latina/UFMG e LUCE - Ludicidade, Cultura e Educação/ UFMG.

Downloads

Publicado

2018-04-28

Como Citar

Murta, I. B. D. (2018). RESSIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO URBANO: A BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE E LAZER. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 4(3), p.116–138. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/570