A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER: CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PELC NO JARDIM LAVÍNIA, EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

Autores

  • Evandro Brandão Secco Professor de Educação Física no Município de São Bernardo do Campo. Especialista em Educação Física Escolar. Mestrando em Ciências da Atividade Física, Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades.
  • Edmur Antonio Stoppa Doutor em Educação Física. Docente do Programa de Pós-Graduação em Atividade Física e do Programa de Pós-Graduação em Turismo, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, da Universidade de São Paulo. Líder do Grupo Interdisciplinar em Estudos do Lazer (GIEL/USP/CNPq).

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Políticas Públicas, Formação Profissional, Prática Profissional.

Resumo

O Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) é uma política pública de promoção do lazer e do esporte recreativo, promovida pelo Governo Federal, em ação do Ministério do Esporte em parceria com os Estados, Municípios e/ou Entidades da Iniciativa Privada. Neste sentido, entendemos que um programa de promoção do lazer e do esporte recreativo, ao incluir como eixo de atuação, a formação continuada de seus agentes, apresentando uma proposta de intervenção na área, merece ser objeto de estudo e reflexão. Assim, o objetivo geral do presente artigo, consiste na investigação e reflexão sobre o processo de formação continuada dos agentes sociais de esporte e lazer vinculados ao Programa, enquanto instrumento de formação profissional de agentes sociais de lazer e esporte recreativo, verificando possíveis implicações no trabalho desenvolvido nas comunidades, em especial, o trabalho desenvolvido no Centro Esportivo do Jardim Lavínia, no Município de São Bernardo do Campo. Como metodologia, o artigo foi desenvolvido por meio da combinação da pesquisa bibliográfica, documental e empírica, a partir da análise de conteúdo de documentos legais sobre o PELC, bem como por meio da observação participante. Como principais resultados entendemos que o processo de formação profissional de agentes sociais de lazer e esporte recreativo apresentado pelo PELC no Jardim Lavínia utilizou uma metodologia de trabalho com o objetivo de transformar a sociedade, partindo do princípio da valorização da cultura local e buscando a ampliação da mesma, sem negar a anterior. A preocupação em formar cidadãos que possam usufruir com consciência e criticidade seus momentos de lazer, se apropriando dos diferentes conteúdos possíveis, foi a proposta que ao se inserir em um Centro Esportivo, como o localizado na periferia de uma grande cidade da região metropolitana de São Paulo, consegue apresentar transformações sociais, ainda que singelas, mas capazes de ressignificar a utilização de um espaço público, tornando-o mais democrático e acessível a todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-02

Como Citar

Secco, E. B., & Stoppa, E. A. (2018). A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER: CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PELC NO JARDIM LAVÍNIA, EM SÃO BERNARDO DO CAMPO. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 4(2), p.3–21. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/572