MUSEUS, LAZER E TURISMO CIDADÃO: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Marina Marins Morettoni Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

Palavras-chave:

Cidade, Turismo Cidadão, Museus, Lazer, Cidadania.

Resumo

O turismo e os museus são fenômenos modernos inseridos em processos de transformação das cidades. Deste modo, muitas vezes, respondem a sistemas de valores e interesses que intensificam processos de segregação sócio espacial, conformando novas centralidades urbanas e espaços de investimentos que operam pela lógica da cidade como mercadoria (o valor de uso sobrepujado pelo valor de troca). No entanto, acreditamos que os museus e o turismo como espaços de encontro podem representar possibilidades de inclusão social e formação de cidadania por meio do estímulo à ocupação dos espaços da cidade. Este é um ensaio que se propõe refletir acerca do turismo cidadão em museus como possibilidade de inclusão social, no qual o indivíduo se apropria de sua própria cidade – reivindicando, assim, seu valor de uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Marins Morettoni, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

Bolsista Capes. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (PPGS/UFF). Bacharel em Turismo pela mesma Instituição (FTH/UFF). Correio eletrônico: <mmorettoni@id.uff.br>.

Downloads

Publicado

2018-08-28

Como Citar

Morettoni, M. M. (2018). MUSEUS, LAZER E TURISMO CIDADÃO: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 5(1), p.80–94. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/577