VILLA NOVA FOOTBALL CLUB: LAZER E A FORMAÇÃO DE UM CLUBE OPERÁRIO DE FUTEBOL (1908-1930)

Autores

  • Roberto Camargos Malcher Kanitz Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Palavras-chave:

Villa Nova, Futebol operário, Controle dos corpos.

Resumo

Este artigo reconstitui os primeiros anos do Villa Nova Athletic Club, time de origem operária criado oficialmente no ano de 1908, até o início da década de 1930. O objetivo principal é analisar e problematizar a formação inicial do Villa Nova como estratégia de controle dos corpos dos operários da Mina de Morro Velho. O que nos permitirá conhecer mais a respeito do fenômeno de criação de clubes operários em Minas Gerais. Para tanto, se constituíram como principais fontes os periódicos mineiros e cariocas disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, assim como o acervo precioso da Coleção Linhares, também disponível digitalmente. A política nacional e o futebol como estratégias de controle dos corpos dos operários eram pilares indissociáveis na construção inicial dessa nova sociedade pretensamente industrializada que se apresentava, e a história dos primeiros anos do Villa Nova Athletic Club não poderia ser apartada de todo esse complexo campo de disputas hegemônicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Camargos Malcher Kanitz, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Possui doutorado pelo Programa Interdisciplinar em Lazer da UFMG, é coordenador do Grupo de Pesquisa em História do Corpo, da Educação Física e dos Esportes/UEMG, e pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa em História do Lazer – HISLA/UFMG.

Downloads

Publicado

2018-04-28

Como Citar

Kanitz, R. C. M. (2018). VILLA NOVA FOOTBALL CLUB: LAZER E A FORMAÇÃO DE UM CLUBE OPERÁRIO DE FUTEBOL (1908-1930). Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 4(3), p.60–81. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/585