MENSURAÇÃO DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS DE PARQUES URBANOS DE BELÉM DO PARÁ

Autores

  • Caroline Araújo Rodrigues UEPA
  • Altem Nascimento Pontes UEPA

Resumo

O objetivo do estudo foi mensurar o grau de satisfação dos visitantes dos principais parques públicos presentes na cidade de Belém, Pará. Em termos metodológicos, a pesquisa foi bibliográfica com atividade de campo. A coleta de dados foi realizada em quatro parques públicos da cidade de Belém, a saber: Jardim botânico Bosque Rodrigues Alves, Parque Zoobotânico Mangal das Garças, Museu Paraense Emílio Goeldi e Unidade de Conservação Parque do Utinga. Para isso, foi aplicado no mesmo dia e intervalo de tempo um questionário tomando como base o nível de satisfação dos frequentadores em relação à limpeza, segurança, estrutura, comodidade, localização e acessibilidade do local visitado. Os resultados demonstraram que a maior satisfação dos usuários foi frequentar o Parque do Utinga em relação aos demais parques, bem como o maior número de reclamações foi para o Bosque Rodrigues Alves. A segurança dos ambientes foi priorizada pelas mulheres, pois estas se sentiam muito menos seguras que os homens nos parques, enquanto os homens estavam bem mais contentes com a limpeza dos parques. O estado de preservação influencia na escolha desses ambientes para a prática de lazer e ajuda a melhorar a qualidade de vida de seus frequentadores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Araújo Rodrigues, UEPA

Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária. Universidade do Estado do Pará.

Altem Nascimento Pontes, UEPA

Doutor em Ciências Físicas. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará. Professor da Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

Araújo Rodrigues, C., & Nascimento Pontes, A. (2020). MENSURAÇÃO DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS DE PARQUES URBANOS DE BELÉM DO PARÁ. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 7(1), p. 91–107. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/19380