PRÁTICAS CORPORAIS NO CONTEXTO DO LAZER

PARTICIPAÇÃO DE MULHERES BRASILEIRAS EM TEMPOS DE COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Atividades de lazer, Educação Física e treinamento, Mulheres, Cultura.

Resumo

Este artigo tem como objetivosidentificar e analisar a participação de mulheres em práticas corporais no contexto do lazer no período da pandemia de Covid-19. Com a pandemia de Covid-19 o trabalho de muitas mulheres se multiplicou, tendo que atender as demandas do trabalho formal, informal desemprego ou busca por emprego junto às necessidades da casa, de ser mãe, esposa e cuidadora. Diante desse cenário, elas conseguem participar das práticas corporais no contexto do lazer? Foi realizada uma pesquisa exploratória, com revisão de literatura e análise dos dados de tipo qualitativa e quantitativa. Utilizamos um formulário em que foi preenchido por 1043 mulheres, a maioria da região Sudeste do Brasil. Os resultados indicam que a maioria das respondentes (70,2%) têmparticipado das práticas corporais durante a pandemia. A caminhada ao ar livre (374) e a ginástica (360) foram as principais práticas corporais mais mencionadas, sendo realizadas por meio de recursos virtuais (38,4%) e ao ar livre (30,5%). O aspecto tempose mostrou determinante quando se trata das práticas corporais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cinthia Lopes da Silva, Universidade Metodista de Pircaicaba (UNIMEP)

Professora dos Cursos de Graduação em Educação Física e Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Unimep. Autora dos livros: "Lazer e educação física: textos didáticos para a formação de profissionais do lazer" e "Lazer e esportes: textos didáticos".

Luiz Guilherme Bergamo, Centro Universitário Max Planck

Mestre em Educação Física, professor do Centro Universitário Max Planck.

Nathalia Sara Patreze

Mestre em Educação Física, membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Lazer, Práticas Corporais e Cultura (GELC)/Unimep

Dariadison Antunes

Mestre em Educação Física, membro do GELC/Unimep.

Rosiane Pillon

Mestre em educação Física, membro do GELC/Unimep.

Downloads

Publicado

2022-08-22

Como Citar

Lopes da Silva, C., Bergamo, L. G., Sara Patreze, N., Antunes, D. ., & Pillon, R. (2022). PRÁTICAS CORPORAIS NO CONTEXTO DO LAZER: PARTICIPAÇÃO DE MULHERES BRASILEIRAS EM TEMPOS DE COVID-19 . Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 9(1), 37–57. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/35552