TRABALHO DOCENTE E EDUCAÇÃO FÍSICA:

DIÁLOGOS COM RUSSEL E FRIEDMANN

Autores

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo propor reflexões acerca de elementos presentes no trabalho docente de Educação Física (EF) na contemporaneidade, buscando um diálogo em interface com os estudos do lazer, mais especificadamente com os autores clássicos dos estudos do lazer, como Russel (1957) e Friedmann (1964). Embora o lazer seja um campo de conhecimento em estreita relação com a EF, as produções que façam uma ponte com a docência ainda precisam ser ampliadas. Como percurso metodológico, realizamos revisão de literatura, caracterizando uma abordagem qualitativa. As contribuições dos estudos do lazer para a docência em EF servem para reavaliar a própria condição de vida do professor/da professora e não somente para intervenção na prática pedagógica.

Palavras-Chave: Trabalho Docente. Educação Física escolar. Lazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Aparecido Galindo, UNORP

Mestre em Ciências do Movimento Humano na Linha de Pesquisa em Pedagogia do Movimento e Lazer pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP/SP).Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Lazer, Práticas Corporais e Cultura (GELC).Possui graduação em Educação Física - Faculdades Integradas Padre Albino (2002) e em Complementação de Estudos Pedagógicos- Faculdades Integradas Soares Oliveira (2007); Pós-graduação "latu sensu" em Ciência do Treinamento Esportivo pela Faculdade de Educação Física - FEF / UNICAMP (2003). Atualmente é Professor de Educação Básica II pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Professor no Colégio Agostiniano São José e docente no ensino superior do curso de graduação em Educação Física na Unorp (Centro Universitário do Norte Paulista) na cidade de São José do Rio Preto-Sp. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e Administração Escolar. 

Jederson Garbin Tenório, Rede de Ensino Público de Mato Grosso/Claudia MT-Brasil

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001). Especialista em Educação Física Escolar pela UFMT (2003). Mestre em Ciências do Movimento Humano pela FACIS-UNIMEP

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Aparecido Galindo, V., & Garbin Tenório, J. (2021). TRABALHO DOCENTE E EDUCAÇÃO FÍSICA:: DIÁLOGOS COM RUSSEL E FRIEDMANN. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 8(3), 30–42. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/33098