AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DOS PRINCIPAIS PERIÓDICOS DE LAZER

POPULAÇÃO LGBTI+ EM FOCO

Autores

Palavras-chave:

Práticas Corporais, Lazer, LGBTI, Queer

Resumo

Este estudo objetivou mapear as produções que versam sobre a temática lazer, práticas corporais e população LGBTI+ em periódicos de lazer. A busca foi realizada no mês de abril de 2021, nas revistas Licere e Revista Brasileira de Estudos do Lazer, e nos periódicos internacionais Leisure Studies e Leisure Sciences. Foram selecionados 16 manuscritos que atenderam aos critérios de inclusão, sendo quatro nas revistas brasileiras e 12 manuscritos sobre a temática nas revistas internacionais. Foi possível observar que a maioria dos artigos encontrados entende o esporte como um fenômeno multidimensional, sendo que 14 dos manuscritos encontrados abordam sobre o “esporte e LGBTI+”. Consequentemente, este parece ser o campo que possui maior aporte teórico sobre o tema. No entanto, esse resultado evidencia uma carência de estudos que consideram de forma abrangente o universo da cultura corporal do movimento, para além da quadra, da arena, da torcida do esporte espetáculo, em especial, ao considerar as diversas possibilidades de vivências das experiências de lazer no âmbito das práticas corporais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Helena Tavares, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - Campus Rio Claro, Professora Adjunta da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Universidade Federal de Uberlândia (FAEFI/UFU). Coordenadora do GERE: Grupo de Pesquisa sobre gestão do esporte, lazer e saúde. 

Maria Clara Elias Polo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Tavares, G. H., & Elias Polo, M. C. (2022). AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DOS PRINCIPAIS PERIÓDICOS DE LAZER: POPULAÇÃO LGBTI+ EM FOCO. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 9(2), 154–168. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/37229