DANÇA E LAZER:

UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DO LAZER DA UFMG

Autores/as

  • Paola Luzia Gomes Prudente 31995221202
  • Elisângela Chaves UFMG
  • Fernanda Abbatepietro Novaes UEMG
  • Cláudia Márcia Barbosa SEE - MG

Palabras clave:

Dança, Lazer, Produção científica

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo mapear y analizar la producción académica que se refiere a la danza en la perspectiva del ocio en el Programa Interdisciplinario de Posgrado en Estudios del Ocio (PPGIEL) de la Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG). El mapeo se realizó a partir de la lectura de los títulos y resúmenes de todos los trabajos publicados entre 2008 y 2013, entre los cuales se encontraron 10 estudios que abordan la relación entre danza y ocio. A partir de este mapeo se realizó un análisis cualitativo centrado en el objeto de estudio, la metodología utilizada, la perspectiva de la danza y la perspectiva del ocio que sustentaron el análisis del objeto. Destaca el predominio de estudios de carácter cualitativo, en la perspectiva histórica y etnográfica y la comprensión de los conceptos de danza y ocio como fenómenos socioculturales. Señalamos que la producción de danza, así como la producción de ocio, se construye de manera diversificada en tránsito con otros saberes, caracterizándose por una producción interdisciplinaria.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elisângela Chaves, UFMG

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Foi professora da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, onde dirigiu e coreografou o Grupo de Dança Compassos, projeto de extensão cultural de 2000 a 2013. Atualmente é professora da área de Dança no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares do Lazer/EEFFTO/UFMG. Líder do Grupo de Pesquisa Edudança. Tem experiência na área da dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, dança na escola, história da educação, história da dança, dança e educação, dança e lazer, dança na educação física.

Fernanda Abbatepietro Novaes, UEMG

Professora efetiva da Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Especialização em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho (2012). Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Coordenadora do projeto de Extensão TERRA FIRME: Danças e estudo da Cultura Popular. Membro do grupo de pesquisa GEPEC- grupo de estudos e pesquisas sobre educação do corpo - UEMG. Membro do grupo de pesquisa NEAB NIEHLAFRO - Núcleo de estudos em história, literatura e afrodescendência. Membro do grupo de pesquisa EDudança - UFMG. Integra a equipe do Programa Encontro de Saberes UEMG Atua principalmente nas áreas da dança em suas interfaces com a Educação e a Educação Física.

Cláudia Márcia Barbosa, SEE - MG

Possui mestrado em ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DO LAZER pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/UFMG (2020). Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Fundação Universidade de Itaúna/UI (2002), graduação em PEDAGOGIA (2018) e experiência em docência em Educação Física e Educação Especial na SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS desde 2000, membro dos grupos de pesquisa EDUDANÇA/UFMG e CONHECER E SUPERAR/UFMG. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física para pessoas com deficiência, Atendimento educacional especializado para PCD, atuando principalmente nos seguintes temas: pessoa com deficiência, lazer, envelhecimento, dança e inserção social.

Publicado

2023-07-21

Cómo citar

Gomes Prudente, P. L., Chaves, E., Abbatepietro Novaes, F., & Barbosa, C. M. (2023). DANÇA E LAZER: : UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DO LAZER DA UFMG. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 10(1), 63–78. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/46220