PROGRAMAS PÚBLICOS DE ACTIVIDAD FÍSICA Y ÓCIO EM ESPACIOS NON FORMAL DE EDUCACIÓN: COMPARAR LAS EXPERIENCIAS DE VALINHOS CIUDADES/SP Y JUNDIAÍ/SP

Autores/as

  • Caroline Giolo Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP.
  • Tatiani Ribeiro Estudante especial do Programa de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP.
  • Reinaldo Tadeu Boscolo Pacheco Programa de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP.
  • Juliana Pedreschi Rodrigues http://orcid.org/0000-0003-3466-8714

Palabras clave:

Actividad física, Calidad de vida, Educación no formal.

Resumen

Esta investigación tiene como objetivo comparar y analizar dos programas públicos de forma regular de actividad física orientada. A través del desarrollo de investigación cualitativa evaluado el Departamento de Programa de Ejercicio de Deportes y Recreación de la ciudad de Valinhos y el programa de Zumba en los distritos del Departamento de Deporte y Ocio de la ciudad de Jundiaí, ambos ubicados en el estado de São Paulo, Brasil. Por lo tanto, para el desarrollo de esta investigación, se llevaron a cabo entrevistas, utilizando un cuestionario semi-estructurado con los directores de programas en cada una de las ciudades y bibliográfico y documental con el fin de apoyar el análisis y discusión de los resultados. En las palabras de clausura reflejadas en las experiencias y particularidades de los programas con el fin de implementar las mejoras y / o posibles mejoras que contribuyan al fortalecimiento de las nuevas acciones y políticas públicas en las áreas de deporte y ocio en éstas y otras ciudades en la región.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Caroline Giolo, Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP.

Professora de Educação Física e mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP.

Tatiani Ribeiro, Estudante especial do Programa de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP.

Bacharel e Lazer e Turismo e estudante especial do Programa de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP.

Reinaldo Tadeu Boscolo Pacheco, Programa de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP.

Doutor em Educação, professor da EACH-USP, no curso de Bacharelado em Lazer e Turismo e participante do GIEL - Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer. Professor do Programa de Mestrado em Ciências da Atividade Física. Orienta, realiza pesquisas e ministra aulas das disciplinas relacionadas ao planejamento e gestão pública do lazer e ao entendimento do lazer e do turismo como fenômenos sociais. Principais campos de interesse: Sociologia da Educação, Sociologia do Esporte; Gestão Pública do Lazer e do Turismo; Políticas Educacionais. 

Juliana Pedreschi Rodrigues

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Fez mestrado na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, na área de concentração Estudos do Lazer. Atualmente é professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP, do curso de bacharelado em Lazer e Turismo e do curso de pós-graduação em Ciências da Atividade física, na linha de Pesquisa: Promoção do Lazer. É membro titular da Comissão Estatutária da Comissão de Cultura e Extensão da EACH/USP e pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer - GIEL/CNPQ/USP. Áreas de interesse: Educação formal, informal e não formal; Educação Social; Animação sociocultural e Lazer.

Publicado

2016-08-16

Cómo citar

Giolo, C., Ribeiro, T., Pacheco, R. T. B., & Rodrigues, J. P. (2016). PROGRAMAS PÚBLICOS DE ACTIVIDAD FÍSICA Y ÓCIO EM ESPACIOS NON FORMAL DE EDUCACIÓN: COMPARAR LAS EXPERIENCIAS DE VALINHOS CIUDADES/SP Y JUNDIAÍ/SP. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 2(3), p.83–100. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/497