Futebol e lazer

Levantamento e análise da produção sobre futebol no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer

Autores

  • Felipe Vinícius de Paula Abrantes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Silvio Ricardo da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alexandre Francisco Alves Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este trabalho é parte da pesquisa “Levantamento e análise do desenvolvimento da produção e do estudo sobre o futebol 1980 – 2016”[1] realizada pelo Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O presente artigo se debruça sobre a produção das teses e dissertações sobre futebol defendidas no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (PPGIEL) da UFMG. Os dados utilizados foram coletados no banco de teses e dissertações da CAPES e tratados estatisticamente no SPSS. Para análise qualitativa dos trabalhos, os resumos foram acessados e, quando necessário, o próprio texto completo. Apresentamos aqui as características dos estudos, como: recorrência dos estudos sobre futebol no programa; baixa presença de pesquisadoras; diversidade de linhas de pesquisa em que os professores orientadores estão inseridos; importância do grupo de pesquisa que focaliza o futebol; maior presença de trabalhos que tematizam os estudos históricos e o futebol enquanto espetáculo esportivo, além da análise de cada trabalho realizado em dez anos de PPGIEL.

 

[1] Pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas da UFMG e financiada pela Rede CEDES – Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer (SNDEL)/Ministério do Esporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-04

Como Citar

Abrantes, F. V. de P., da Silva, S. R. ., & Alves, A. F. . (2020). Futebol e lazer: Levantamento e análise da produção sobre futebol no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 6(2), 20–39. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/16136