AVENTUREIROS, DESCOLADOS E TATUADOS

IDENTIDADE E DIFERENCIAÇÃO DOS VIAJANTES NO UNIVERSO DA CULTURA MATERIAL

Autores

  • Lucas Gamonal Barra de Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Corpo, Cultura material, Tatuagem, Viagem

Resumo

O corpo tem múltiplos sentidos e é um significativo meio de comunicação em nosso universo simbólico. Na formação das representações a ele atreladas, as tatuagens emergem enquanto códigos sociais ligados às identidades e às diferenciações almejadas. Nesse sentido, com base nos estudos de comunicação e da cultura material, observamos como as marcas gravadas na pele, especialmente as associadas às viagens, se tornam registros de experiências, construtores de vinculações e até mesmo objetos com valores distintivos. Neste estudo, há ênfase para a compreensão das tatuagens como narrativas turísticas e enquanto relatos alinhados a um status social — como objetos da cultura material, as marcas corporais tornam-se lembranças e, em associação no contexto do turismo, souvenires. Assim, com viés qualitativo e de modo exploratório, analisamos cinco publicações em sites e blogs ligados aos temas em exame, de modo a melhor elucidar esses debates acerca das subjetividades. Como resultados, vemos que os ícones e textos na pele buscam revelar uma imagem associada à coragem.

Biografia do Autor

  • Lucas Gamonal Barra de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professor Adjunto do Departamento de Turismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Downloads

Publicado

2025-10-28

Como Citar

AVENTUREIROS, DESCOLADOS E TATUADOS: IDENTIDADE E DIFERENCIAÇÃO DOS VIAJANTES NO UNIVERSO DA CULTURA MATERIAL. (2025). Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 11(03), 30-48. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/56756