Inglês para crianças do Ensino Fundamental
visões implícitas da avaliação proposta por um livro didático e as crenças dos professores
Resumo
Este trabalho, de natureza qualitativa e de cunho etnográfico, tem como cenário um Projeto de Línguas Estrangeiras, implementado nos Ciclos 1 e 2 do Ensino Fundamental Público de uma cidade do interior paulista. O objetivo principal do estudo é investigar as visões implícitas da avaliação proposta pelo livro didático em uso no mencionado contexto de ensino, confrontando-as com a abordagem explícita do material acerca do processo avaliatório e com as crenças dos professores sobre a avaliação em foco. Para tanto, tomamos como referencial os princípios sociointeracionistas (VYGOTSKY, 1978) e comunicacionais (ALMEIDA FILHO, 1993, 2005) de linguagem e aprendizagem, assim como construtos referentes às crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas (BARCELOS, 1995, 2004a, b; SILVA, 2005) e também referentes à avaliação (SCARAMUCCI, 1997, 2004) no ensino de línguas para crianças (CAMERON, 2001).
Downloads
Referências
ALANEN, R. A Sociocultural approach to young language learners' beliefs about language learning. In: KALAYA, P.; BARCELOS, A. M. F. (Eds.). Beliefs about SLA: New Research Approaches, Kluwer Academic Publishers, p. 55-86, 2003.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes. 1993.
______. Parâmetros atuais para o ensino de português língua estrangeira. Campinas: Pontes, 1997.
______. Lingüística aplicada, ensino de línguas e comunicação. Campinas, SP: Pontes, 2005.
ANDRÉ, M. E. D. A Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 2003.
BAKHTIN, M. V. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004. [1929 ]
BARCELOS, A. M. F. A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de Letras. 1995. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas.
BARCELOS, A. M. F. Understanding teachers' and students' language learning beliefs in experience: A Deweyan Approach. 2000. Tese (Doutorado) – The University of Alabama, Tuscaloosa.
BARCELOS, A. M. F. Metodologia de pesquisa das crenças sobre aprendizagem de línguas: estado da arte. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 1, n. 1, p. 71-92, 2001.
BARCELOS, A. M. F. Researching Beliefs about SLA: A Critical Review. In: KALAJA, P.; BARCELOS, A. M. F. Beliefs about SLA: New research approaches. Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 2003. p. 7-33.
BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, Lingüística Aplicada e ensino de línguas. Linguagem e Ensino, v. 7, n. 1, p. 123-156, 2004a.
BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem e ensino de línguas: o que todo professor de línguas deveria saber. In: CAMPOS, M. C. P; GOMES, M. C. A. (Org.). Interações dialógicas: linguagem e literatura na sociedade contemporânea. Viçosa: Editora UFV, 2004b. p. 15-40.
BASSO, E. A. A construção social das competências necessárias ao professor de língua estrangeira: entre o real e o ideal. Um curso de Letras em estudo. 2001. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) – Unicamp/IEL. Campinas.
BASSO, E. A. A Avaliação no contexto de ensino-aprendizagem de línguas. UNESPAR, Campo Mourão, 2003. Mimeografado.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua estrangeira: Brasília: MEC/SEF, 1998.
BREWSTER, J.; ELLIS, G.; GIRARD, D. The Primary English Teacher's Guide New Edition. London: Penguin, 2002.
BRUMFIT, C.; MOON, J.; TONGUE, R. Teaching English to Children: From Practice to Principle. Essex: Longman, 1995.
BRUNER, J. S. The Culture of Education. Cambridge: Harvard University Press, 1986.
BYRAM, M.; DOYÉ, P. Intercultural Competence and Foreign Language Learning in the Primary School. In: DRISCOLL, P.; FROST, D. (Eds.). The Teaching of Modern Foreign Languages in the Primary School. Routledge, 1999.
CAMERON, L. Teaching English to Young Learners. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
CAMERON, L. Challenges for ELT from the expansion in teaching children. ELT Journal, v. 57/2, p. 105-112, April 2003.
COOK, G. Applied Linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2003.
COX, M. I. P; ASSIS-PETERSON, A. A. O professor de inglês: entre a alienação e a emancipação. Linguagem & Ensino, v. 4, n. 1, p. 11-36, 2001.
DAWSON, J. A. Qualitative Research Findings: What do we d/o to improve and estimate their validity?. Trabalho apresentado no Encontro Annual da Aera, Nova York, 1982.
DEMO, P. Avaliação sob o olhar propedêutico. Campinas: Papirus, 1996.
DUTRA, D. P.; MELLO, H. (Org.). A gramática e o vocabulário no ensino de inglês: novas perspectivas. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, POSLIN, 2004.
ELLIS, G. Developing intercultural competence with children in the English language class. Thresholds, 2004. Disponível em: . Acesso em: 18/12/2004.
ERICKSON, F. Qualitative Methods in Research on Teaching. In: WITTROCK, M. (Org.). Handbook of Research on Teaching. Nova York: MacMillan, 1986.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
FREIRE, P. (Org.). Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
HOUSE, S. An introduction to teaching English to children. London: Richmond Publishing, 1997.
HUGHES, A. Testing for languages teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
IOANNOU-GEORGIOU, S.; PAVLOU, P. Assessing young learners. Oxford: Oxford University Press, 2003.
KALAJA, P. Students beliefs (or metacognitive knowledge) about language SLA reconsidered. International Journal of Applied Linguistics, v. 5, n. 2, p. 191-204, 1995.
KALAJA, P. Research on students' beliefs about SLA within discoursive approach. In: KALAJA, P; BARCELOS, A. M. F. (Eds.). Beliefs about SLA: New Research Approaches, p. 87-198. Klueger Academic Publishers, 2003.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2002.
LUZ, G. A. O ensino de inglês para crianças: uma análise das atividades em sala de aula. 2003. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás.
MAGALHÃES, M. C. C. A linguagem na formação de professores reflexivos e críticos. In: MAGALHÃES, M. C. C. (Org.). A formação do professor como um profissionalcrítico: linguagem e reflexão, Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 59-86.
MENEGHINI, C. M. A abordagem de Paulo Freire no ensino de espanhol como língua estrangeira. In: CONSOLO, D. A.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Org.). Pesquisas em Lingüística Aplicada: ensino e aprendizagem de língua estrangeira. São Paulo: Editora Unesp, 2004. p.155-180.
MOITA LOPES, L. P. Oficina de Lingüística Aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de língua. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
MOON, J. Children Learning English. Oxford: Macmillan Heinemann, 2000.
NESPOR, J. The role of beliefs in the practice of teaching. Journal of Curriculum Studies, v. 19, p. 317-328, 1987.
PAJARES, F. M. Teachers' beliefs and educational research: cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, v. 62, n. 3, p. 307-332, 1992.
OLIVEIRA SANTOS, E. M. Abordagem comunicativa intercultural (ACIN): Uma proposta para ensinar e aprender língua no diálogo de culturas. 2004. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas.
PENNYCOOK, A. Critical pedagogy and Second Language Education. System, v. 18, n. 3, p. 303-314, 1990.
PRABHU, N. S. The Dynamics of the Language Lesson. Tesol Quartely, 26 (2), 1992.
PRABHU, N. S. A dinâmica da aula de língua. Contexturas – Ensino Crítico de Língua Inglesa, n. 5, p. 79-96, 2000/2001.
PRABHU, N. S. Communication: Help or Hindrance to Language Learning?. English Teaching Profesional, n. 4, p. 21-23, 2003
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2004.
REIS, S. Reflexões sobre uma jornada com destino à pesquisa. In: GIMENEZ, K. M. P. (Org.). Contribuições na área de línguas estrangeiras. Londrina: Moriá, 2005. p. 75-90.
ROCHA, C. H. Provisões para ensinar LE no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Séries: dos parâmetros oficiais e objetivos dos agentes. 2006. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas.
ROLIM, A. C. de O. A cultura de avaliar de professores de línguas estrangeira (inglês) no contexto da escola pública. In: ROTAVA, L.; LIMA, M. S. (Org.). Lingüística Aplicada: relacionado teoria e prática no ensino de línguas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. p. 139-164.
SANTOS FILHO, J. C.; GAMBOA, S. S. (Org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 2002.
SCARAMUCCI, M. V. R. Dúvidas e questionamentos sobre a avaliação em um contexto de línguas. Outras Palavras. Semana de Letras, 5, Maringá. Anais. Universidade Estadual de Maringá, 1993.
SCARAMUCCI, M. V. R. Avaliação de rendimento e ensino-aprendizagem de português como língua estrangeira. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P. (Org.). Parâmetros atuais para o ensino de português língua estrangeira. Campinas: Pontes, 1997. p. 75-88.
SCARAMUCCI, M.V.R. O efeito retroativo da avaliação no ensino/aprendizagem de línguas: o estado da arte. Trabalhos em Lingüística Aplicada. Universidade Estadual de Campinas. IEL Campinas, 43 (2), p. 201-360, jan.-jun. 2004.
SCOTT, W. A; YTREBERG, L. Teaching English to Children. London: Longman, 1990.
SILVA, K. A. Crenças e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em Letras (Inglês). 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas.
SILVA, K. A. Crenças sobre o ensino e aprendizagem de línguas na Lingüística Aplicada: Um panorama histórico dos estudos realizados no contexto brasileiro, 2005. No prelo.
SILVA, K. A.; ROCHA, C. H.; SANDEI, M. L. R. A importância do estudo das crenças na formação de professores de línguas. Contexturas: Ensino Crítico de Inglês, APLIESP, v. 8, p. 19-40, 2005.
SCHÖN, D. A. The Reflective Practitioner. Nova York: Basic Books, 1983.
SMITH, J. Teacher's work and the politics of reflection. American Educational Research Journal, v. 29 n. 2, p. 267-300, 1992.
SWAN, M. A Critical Look at the Communicative Approach (1). ELT Journal, v. 39/2, p. 2-12, 1985.
THOMPSON, G. Some misconceptions about Communicative Language Teaching. ELT Journal, v. 50, n. 1, p. 9-15.
UR, P. The Communicative Approach Revisited. LAURELS News, nov. 1995.
VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Org.). Prática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões. Campinas: Pontes Editores, Arte Língua, 2004.
VYGOTSKY, L. S. Mind in Society. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984/1998.
VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
WIDDOWSON, H. G. Teaching Language as Communication. Oxford: Oxford University Press, 1978.
WILLIAMS, M.; BURDEN, R. L. Psychology for Language Teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa-Portugal: Educa, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


