Inglês para crianças do Ensino Fundamental
visões implícitas da avaliação proposta por um livro didático e as crenças dos professores
Abstract
Este trabalho, de natureza qualitativa e de cunho etnográfico, tem como cenário um Projeto de Línguas Estrangeiras, implementado nos Ciclos 1 e 2 do Ensino Fundamental Público de uma cidade do interior paulista. O objetivo principal do estudo é investigar as visões implícitas da avaliação proposta pelo livro didático em uso no mencionado contexto de ensino, confrontando-as com a abordagem explícita do material acerca do processo avaliatório e com as crenças dos professores sobre a avaliação em foco. Para tanto, tomamos como referencial os princípios sociointeracionistas (VYGOTSKY, 1978) e comunicacionais (ALMEIDA FILHO, 1993, 2005) de linguagem e aprendizagem, assim como construtos referentes às crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas (BARCELOS, 1995, 2004a, b; SILVA, 2005) e também referentes à avaliação (SCARAMUCCI, 1997, 2004) no ensino de línguas para crianças (CAMERON, 2001).
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALANEN, R. A Sociocultural approach to young language learners' beliefs about language learning. In: KALAYA, P.; BARCELOS, A. M. F. (Eds.). Beliefs about SLA: New Research Approaches, Kluwer Academic Publishers, p. 55-86, 2003.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes. 1993.
______. Parâmetros atuais para o ensino de português língua estrangeira. Campinas: Pontes, 1997.
______. Lingüística aplicada, ensino de línguas e comunicação. Campinas, SP: Pontes, 2005.
ANDRÉ, M. E. D. A Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 2003.
BAKHTIN, M. V. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004. [1929 ]
BARCELOS, A. M. F. A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de Letras. 1995. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas.
BARCELOS, A. M. F. Understanding teachers' and students' language learning beliefs in experience: A Deweyan Approach. 2000. Tese (Doutorado) – The University of Alabama, Tuscaloosa.
BARCELOS, A. M. F. Metodologia de pesquisa das crenças sobre aprendizagem de línguas: estado da arte. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 1, n. 1, p. 71-92, 2001.
BARCELOS, A. M. F. Researching Beliefs about SLA: A Critical Review. In: KALAJA, P.; BARCELOS, A. M. F. Beliefs about SLA: New research approaches. Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 2003. p. 7-33.
BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, Lingüística Aplicada e ensino de línguas. Linguagem e Ensino, v. 7, n. 1, p. 123-156, 2004a.
BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem e ensino de línguas: o que todo professor de línguas deveria saber. In: CAMPOS, M. C. P; GOMES, M. C. A. (Org.). Interações dialógicas: linguagem e literatura na sociedade contemporânea. Viçosa: Editora UFV, 2004b. p. 15-40.
BASSO, E. A. A construção social das competências necessárias ao professor de língua estrangeira: entre o real e o ideal. Um curso de Letras em estudo. 2001. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) – Unicamp/IEL. Campinas.
BASSO, E. A. A Avaliação no contexto de ensino-aprendizagem de línguas. UNESPAR, Campo Mourão, 2003. Mimeografado.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua estrangeira: Brasília: MEC/SEF, 1998.
BREWSTER, J.; ELLIS, G.; GIRARD, D. The Primary English Teacher's Guide New Edition. London: Penguin, 2002.
BRUMFIT, C.; MOON, J.; TONGUE, R. Teaching English to Children: From Practice to Principle. Essex: Longman, 1995.
BRUNER, J. S. The Culture of Education. Cambridge: Harvard University Press, 1986.
BYRAM, M.; DOYÉ, P. Intercultural Competence and Foreign Language Learning in the Primary School. In: DRISCOLL, P.; FROST, D. (Eds.). The Teaching of Modern Foreign Languages in the Primary School. Routledge, 1999.
CAMERON, L. Teaching English to Young Learners. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
CAMERON, L. Challenges for ELT from the expansion in teaching children. ELT Journal, v. 57/2, p. 105-112, April 2003.
COOK, G. Applied Linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2003.
COX, M. I. P; ASSIS-PETERSON, A. A. O professor de inglês: entre a alienação e a emancipação. Linguagem & Ensino, v. 4, n. 1, p. 11-36, 2001.
DAWSON, J. A. Qualitative Research Findings: What do we d/o to improve and estimate their validity?. Trabalho apresentado no Encontro Annual da Aera, Nova York, 1982.
DEMO, P. Avaliação sob o olhar propedêutico. Campinas: Papirus, 1996.
DUTRA, D. P.; MELLO, H. (Org.). A gramática e o vocabulário no ensino de inglês: novas perspectivas. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, POSLIN, 2004.
ELLIS, G. Developing intercultural competence with children in the English language class. Thresholds, 2004. Disponível em: . Acesso em: 18/12/2004.
ERICKSON, F. Qualitative Methods in Research on Teaching. In: WITTROCK, M. (Org.). Handbook of Research on Teaching. Nova York: MacMillan, 1986.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
FREIRE, P. (Org.). Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
HOUSE, S. An introduction to teaching English to children. London: Richmond Publishing, 1997.
HUGHES, A. Testing for languages teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
IOANNOU-GEORGIOU, S.; PAVLOU, P. Assessing young learners. Oxford: Oxford University Press, 2003.
KALAJA, P. Students beliefs (or metacognitive knowledge) about language SLA reconsidered. International Journal of Applied Linguistics, v. 5, n. 2, p. 191-204, 1995.
KALAJA, P. Research on students' beliefs about SLA within discoursive approach. In: KALAJA, P; BARCELOS, A. M. F. (Eds.). Beliefs about SLA: New Research Approaches, p. 87-198. Klueger Academic Publishers, 2003.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2002.
LUZ, G. A. O ensino de inglês para crianças: uma análise das atividades em sala de aula. 2003. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás.
MAGALHÃES, M. C. C. A linguagem na formação de professores reflexivos e críticos. In: MAGALHÃES, M. C. C. (Org.). A formação do professor como um profissionalcrítico: linguagem e reflexão, Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 59-86.
MENEGHINI, C. M. A abordagem de Paulo Freire no ensino de espanhol como língua estrangeira. In: CONSOLO, D. A.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Org.). Pesquisas em Lingüística Aplicada: ensino e aprendizagem de língua estrangeira. São Paulo: Editora Unesp, 2004. p.155-180.
MOITA LOPES, L. P. Oficina de Lingüística Aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de língua. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
MOON, J. Children Learning English. Oxford: Macmillan Heinemann, 2000.
NESPOR, J. The role of beliefs in the practice of teaching. Journal of Curriculum Studies, v. 19, p. 317-328, 1987.
PAJARES, F. M. Teachers' beliefs and educational research: cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, v. 62, n. 3, p. 307-332, 1992.
OLIVEIRA SANTOS, E. M. Abordagem comunicativa intercultural (ACIN): Uma proposta para ensinar e aprender língua no diálogo de culturas. 2004. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas.
PENNYCOOK, A. Critical pedagogy and Second Language Education. System, v. 18, n. 3, p. 303-314, 1990.
PRABHU, N. S. The Dynamics of the Language Lesson. Tesol Quartely, 26 (2), 1992.
PRABHU, N. S. A dinâmica da aula de língua. Contexturas – Ensino Crítico de Língua Inglesa, n. 5, p. 79-96, 2000/2001.
PRABHU, N. S. Communication: Help or Hindrance to Language Learning?. English Teaching Profesional, n. 4, p. 21-23, 2003
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2004.
REIS, S. Reflexões sobre uma jornada com destino à pesquisa. In: GIMENEZ, K. M. P. (Org.). Contribuições na área de línguas estrangeiras. Londrina: Moriá, 2005. p. 75-90.
ROCHA, C. H. Provisões para ensinar LE no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Séries: dos parâmetros oficiais e objetivos dos agentes. 2006. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas.
ROLIM, A. C. de O. A cultura de avaliar de professores de línguas estrangeira (inglês) no contexto da escola pública. In: ROTAVA, L.; LIMA, M. S. (Org.). Lingüística Aplicada: relacionado teoria e prática no ensino de línguas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. p. 139-164.
SANTOS FILHO, J. C.; GAMBOA, S. S. (Org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 2002.
SCARAMUCCI, M. V. R. Dúvidas e questionamentos sobre a avaliação em um contexto de línguas. Outras Palavras. Semana de Letras, 5, Maringá. Anais. Universidade Estadual de Maringá, 1993.
SCARAMUCCI, M. V. R. Avaliação de rendimento e ensino-aprendizagem de português como língua estrangeira. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P. (Org.). Parâmetros atuais para o ensino de português língua estrangeira. Campinas: Pontes, 1997. p. 75-88.
SCARAMUCCI, M.V.R. O efeito retroativo da avaliação no ensino/aprendizagem de línguas: o estado da arte. Trabalhos em Lingüística Aplicada. Universidade Estadual de Campinas. IEL Campinas, 43 (2), p. 201-360, jan.-jun. 2004.
SCOTT, W. A; YTREBERG, L. Teaching English to Children. London: Longman, 1990.
SILVA, K. A. Crenças e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em Letras (Inglês). 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas.
SILVA, K. A. Crenças sobre o ensino e aprendizagem de línguas na Lingüística Aplicada: Um panorama histórico dos estudos realizados no contexto brasileiro, 2005. No prelo.
SILVA, K. A.; ROCHA, C. H.; SANDEI, M. L. R. A importância do estudo das crenças na formação de professores de línguas. Contexturas: Ensino Crítico de Inglês, APLIESP, v. 8, p. 19-40, 2005.
SCHÖN, D. A. The Reflective Practitioner. Nova York: Basic Books, 1983.
SMITH, J. Teacher's work and the politics of reflection. American Educational Research Journal, v. 29 n. 2, p. 267-300, 1992.
SWAN, M. A Critical Look at the Communicative Approach (1). ELT Journal, v. 39/2, p. 2-12, 1985.
THOMPSON, G. Some misconceptions about Communicative Language Teaching. ELT Journal, v. 50, n. 1, p. 9-15.
UR, P. The Communicative Approach Revisited. LAURELS News, nov. 1995.
VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Org.). Prática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões. Campinas: Pontes Editores, Arte Língua, 2004.
VYGOTSKY, L. S. Mind in Society. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984/1998.
VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
WIDDOWSON, H. G. Teaching Language as Communication. Oxford: Oxford University Press, 1978.
WILLIAMS, M.; BURDEN, R. L. Psychology for Language Teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa-Portugal: Educa, 1993.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


