Pesquisa crítica de colaboração
foco no significado de colaboração e nas ferramentas mediacionais
Palavras-chave:
colaboração, pesquisa crítica de colaboração, teoria da atividade sócio-histórico-cultural (TASCH)Resumo
Este texto tem por objetivo discutir o conceito de colaboração com base na Linguística Aplicada (MAGALHÃES, 1990, 1994, 2007) e em uma perspectiva sócio-histórico-cultural – TASHC (VYGOTSKY, 1934, LEONTIEV, 1977). Situada em um quadro crítico, a colaboração é enfocada, em primeiro lugar, por seu viés metodológico e, em seguida, por sua característica de empoderamento a partir das relações sócio-históricas e políticas. O texto traz exemplos de quatro momentos de construção do conceito de colaboração.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. The dialogic imagination: four essays by M. M. Bakhtin. Austin, Texas: University of Texas, 1981
BAKHTIN, M.; VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem São Paulo: Hucitec, 1929/1999.
BRAY, J.N.; LEE, J.; SMITH, L.L.; YORKS, L. Collaborative inquiry in practice: action, reflection, and making meaning. London: Sage Publications, 2000.
BREDO, E.; FEINBERB, W. Knowledge and values in social and educational research Philadelphia: Temple University Press, 1982.
BROOKFIELD, S.D.; PRESKILL, S. Discussion as a way of teaching: tools and techniques for democratic classrooms. San Francisco: Jossey-Bass, 1999.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: Educ, 1997/1999.
ERICKSON, F. Qualitative methods in research on teaching. In: WITTROCK, M.C. (Ed.). Handbook of research on teaching. New York: Macmillan Publishing Co., 1986.
ENGESTRÖM, Y. Innovative learning in work teams: analyzing cycles of knowledge creation in practice. In: ENGESTRÖM, Y.; MIETTINEN, R.; PÜNAMÄKI, R-L. (Ed.). Perspectives on Activity Theory Cambridge: Cambridge Universitary Press, 2003. p.377-404.
FIDALGO, S. S. A linguagem da inclusão/exclusão social-escolar na história, nas leis e na prática educacional. 2006. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - LAEL/ PUC-SP., São Paulo, 2006.
FLORIO, S.; WALSH, M. The teacher as colleague in classroom research. In: TRUEBA, H.; GUTHRIE, G.; AU, K. (Ed.). Culture and the bilingual classroom: Studies in classroom ethnography. Rowley, MA: Newbury House, 1981. p. 87-104.
GITLIN, A.; SIEGEL,M.; BORU, K. Purpose and Method: Rethinking the Use of Ethnography by the Educational Left. In: Annual Meeting of American Educational Research Association. Proceedings... New Orleans, Lousiania, 1988.
GLASER, B.; STRAUSS, A. L. The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. Chicago: Aldine, 1967.
HARGREAVES, A. Changing teachers, changing times. Teachers' work and culture in the postmodern age. New York: Teachers College Press, 1994.
HABERMAS, J. O Discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1985/2000.
JOHN-STEINER, V. Creative Collaboration Oxford. Oxford University Press, 2000.
KEBRAT-ORECHIONI, C. Les interactiones verbales. Paris: Masson & Armand Colin, 1998. v. I and II.
KEMMIS, S. Critical Reflection. In: WIDEEN, M.F.; ANDREWS, I. (Ed.). Staff Development for School Improvement: a focus on the teacher. New York, NY: The Elmer Press, 1987. p. 73-90.
LEONTIEV, Leontiev, A. N. Activity and Consciousness. In: Philosophy in the USSR, Problems of Dialectical Materialism Progress Publishers. Retrieved: June, 11 2003 from: <http://www.marxists.org/portugues/leontiev/1978/actividade aoncienciae personalidade//introducao.htm. 1978/1997>
LESSA, A. B. C. T. Transform[açao]: uma experiência de ensino. In: CELANI, M.A.A. Professores e formadores em mudança: relato de um processo de reflexão e transformação da prática docente. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
LIBERALI, F. C. O diário como ferramenta para reflexão crítica. 1998. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - LAEL-PUC, São Paulo, 1998.
LIBERALI, F. C. Agente e pesquisador aprendendo na ação colaborativa. In: GIMENEZ, T. (Org.). Trajetórias na formação de professores de línguas. Londrina: Editora da UEL, 2002. p. 109-128.
LIBERALI, F. C. A formação crítica do educador na perspectiva da Lingüística Aplicada. In: ROTTAVA, L. (Org.). Ensino/Aprendizagem de Línguas: Língua Estrangeira. Ijui: UNIJUI, 2006.
MAGALHÃES, M. C. C. A Study of teacher-researcher collaboration on Chapter One Reading Instruction Doctoral Dissertation, Virginia Polytechnic Institute & State University, USA: College of Education, 1990.
MAGALHÃES, M. C. C. An understanding of classrooms interactions for literacy development. In: MERCER, N.; COLL, C. (Ed.). Teaching, Learning and Interaction. Madrid: Infancia y Aprendizaje, 1994.
MAGALHÃES, M. C. C. Projetos de formação contínua de educadores para uma prática crítica. The ESPecialist. São Paulo: LAEL/PUC-SP., v. 19, n. 2, p 169-184. 1998
MAGALHÃES, M. C. C. Reflective Sessions: a Tool for Teachers to Critically Comprehend Classroom Actions. In: FIDALGO, S. S.; SHIMOURA, A. S. (Org.). Pesquisa crítica de colaboração: um percurso na formação docente. São Paulo: Ductor, 2007.
MAGALHÃES, M. C. C.; CELANI, M. A. A. Continuing education: teachers' collaboration in the construction of meaning in their classroom discourse practices. Congresso Brasil 2000, UNICAMP, Campinas, São Paulo. University Press, 2002
MAGALHÃES, M. C. C.; FIDALGO, S. S. Collaboration in Continuing Teacher Education. In: ALANEN, Riikka; PÖYHÖNEN, Sari (Ed.). Language in Action: Vygotsky and Leontievian Legacy Today. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2007. p. 329-352.
MARX, K.; ENGELS, F. Feuerbach, oposição das concepções materialista e idealista Retrieved: July 7 2007 from: <http://www.marxists.org/portugues/marx/1845/ ideologia-alema-oe/index.htm>
MCLAREN, P.; GIROUX, H. Escrevendo nas margens: geografias de identidade, pedagogia e poder. In: McLAREN, P. (Ed.). Multiculturalismo revolucionário Porto Alegre: Artmed, 1997/2000. p. 25-50.
MIASCOVSKY, H. W. A produção criativa na atividade sessão reflexiva em contextos de educação bilíngüe. Master's thesis. Sao Paulo: LAEL/PUC-SP., 2008.
MORAN, S.; JOHN-STEINER, V. Creativity in the Making. In: SAWYER, R.; JOHN-STEINER, V.; MORAN, S.; STERNBERG, R.; FELDMAN, D.; NAKAMURA, J.; CSIKSZENTMIHALYI, M. (Ed.). Creativity and Development. New York: Oxford University Press, 2003. p. 61-90.
NEWMAN, F..; HOLZMAN, L. Lev Vygotsky: Cientista Revolucionário. São Paulo: Edições Loyola, 1993/2002.
PENNYCOOK, A. Critical Applied Linguistics: a critical introduction. London: Lawrence Erlbaum, 2001.
ROMERO, T. A interação coordenador e professor: um processo colaborativo. Doctoral dissertation thesis. São Paulo. LAEL/PUC-SP, 1998.
SCHÖN, D. A. Educating The Reflective Practitioner. San Francisco: Jossey Bass Publishers, 1987.
SIGNORINI, I. A Questão da língua legítima na sociedade democrática: Um desafio para a Linguística Aplicada Contemporânea. In: MOITA LOPES, L. P. da (Org.). Por uma Linguística Aplicada INDISCIPLINAR. São Paulo: Parábola, 2006. p. 169-189.
SMYTH, J. Teachers work and the politics of reflection. American Educational Research Journal, v. 29, n. 2, 1992.
VYGOTSKY, L. Mind in Society Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1930/1978.
VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1934/ 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


