Pesquisa crítica de colaboração

foco no significado de colaboração e nas ferramentas mediacionais

Autores/as

  • Maria Cecília Camargo Magalhães PUC-SP ##default.groups.name.author##
  • Sueli Salles Fidalgo PUC-SP ##default.groups.name.author##

Palabras clave:

colaboração, pesquisa crítica de colaboração, teoria da atividade sócio-histórico-cultural (TASCH)

Resumen

Este texto tem por objetivo discutir o conceito de colaboração com base na Linguística Aplicada (MAGALHÃES, 1990, 1994, 2007) e em uma perspectiva sócio-histórico-cultural – TASHC (VYGOTSKY, 1934, LEONTIEV, 1977). Situada em um quadro crítico, a colaboração é enfocada, em primeiro lugar, por seu viés metodológico e, em seguida, por sua característica de empoderamento a partir das relações sócio-históricas e políticas. O texto traz exemplos de quatro momentos de construção do conceito de colaboração.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

BAKHTIN, M. The dialogic imagination: four essays by M. M. Bakhtin. Austin, Texas: University of Texas, 1981

BAKHTIN, M.; VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem São Paulo: Hucitec, 1929/1999.

BRAY, J.N.; LEE, J.; SMITH, L.L.; YORKS, L. Collaborative inquiry in practice: action, reflection, and making meaning. London: Sage Publications, 2000.

BREDO, E.; FEINBERB, W. Knowledge and values in social and educational research Philadelphia: Temple University Press, 1982.

BROOKFIELD, S.D.; PRESKILL, S. Discussion as a way of teaching: tools and techniques for democratic classrooms. San Francisco: Jossey-Bass, 1999.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: Educ, 1997/1999.

ERICKSON, F. Qualitative methods in research on teaching. In: WITTROCK, M.C. (Ed.). Handbook of research on teaching. New York: Macmillan Publishing Co., 1986.

ENGESTRÖM, Y. Innovative learning in work teams: analyzing cycles of knowledge creation in practice. In: ENGESTRÖM, Y.; MIETTINEN, R.; PÜNAMÄKI, R-L. (Ed.). Perspectives on Activity Theory Cambridge: Cambridge Universitary Press, 2003. p.377-404.

FIDALGO, S. S. A linguagem da inclusão/exclusão social-escolar na história, nas leis e na prática educacional. 2006. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - LAEL/ PUC-SP., São Paulo, 2006.

FLORIO, S.; WALSH, M. The teacher as colleague in classroom research. In: TRUEBA, H.; GUTHRIE, G.; AU, K. (Ed.). Culture and the bilingual classroom: Studies in classroom ethnography. Rowley, MA: Newbury House, 1981. p. 87-104.

GITLIN, A.; SIEGEL,M.; BORU, K. Purpose and Method: Rethinking the Use of Ethnography by the Educational Left. In: Annual Meeting of American Educational Research Association. Proceedings... New Orleans, Lousiania, 1988.

GLASER, B.; STRAUSS, A. L. The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. Chicago: Aldine, 1967.

HARGREAVES, A. Changing teachers, changing times. Teachers' work and culture in the postmodern age. New York: Teachers College Press, 1994.

HABERMAS, J. O Discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1985/2000.

JOHN-STEINER, V. Creative Collaboration Oxford. Oxford University Press, 2000.

KEBRAT-ORECHIONI, C. Les interactiones verbales. Paris: Masson & Armand Colin, 1998. v. I and II.

KEMMIS, S. Critical Reflection. In: WIDEEN, M.F.; ANDREWS, I. (Ed.). Staff Development for School Improvement: a focus on the teacher. New York, NY: The Elmer Press, 1987. p. 73-90.

LEONTIEV, Leontiev, A. N. Activity and Consciousness. In: Philosophy in the USSR, Problems of Dialectical Materialism Progress Publishers. Retrieved: June, 11 2003 from: <http://www.marxists.org/portugues/leontiev/1978/actividade aoncienciae personalidade//introducao.htm. 1978/1997>

LESSA, A. B. C. T. Transform[açao]: uma experiência de ensino. In: CELANI, M.A.A. Professores e formadores em mudança: relato de um processo de reflexão e transformação da prática docente. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

LIBERALI, F. C. O diário como ferramenta para reflexão crítica. 1998. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - LAEL-PUC, São Paulo, 1998.

LIBERALI, F. C. Agente e pesquisador aprendendo na ação colaborativa. In: GIMENEZ, T. (Org.). Trajetórias na formação de professores de línguas. Londrina: Editora da UEL, 2002. p. 109-128.

LIBERALI, F. C. A formação crítica do educador na perspectiva da Lingüística Aplicada. In: ROTTAVA, L. (Org.). Ensino/Aprendizagem de Línguas: Língua Estrangeira. Ijui: UNIJUI, 2006.

MAGALHÃES, M. C. C. A Study of teacher-researcher collaboration on Chapter One Reading Instruction Doctoral Dissertation, Virginia Polytechnic Institute & State University, USA: College of Education, 1990.

MAGALHÃES, M. C. C. An understanding of classrooms interactions for literacy development. In: MERCER, N.; COLL, C. (Ed.). Teaching, Learning and Interaction. Madrid: Infancia y Aprendizaje, 1994.

MAGALHÃES, M. C. C. Projetos de formação contínua de educadores para uma prática crítica. The ESPecialist. São Paulo: LAEL/PUC-SP., v. 19, n. 2, p 169-184. 1998

MAGALHÃES, M. C. C. Reflective Sessions: a Tool for Teachers to Critically Comprehend Classroom Actions. In: FIDALGO, S. S.; SHIMOURA, A. S. (Org.). Pesquisa crítica de colaboração: um percurso na formação docente. São Paulo: Ductor, 2007.

MAGALHÃES, M. C. C.; CELANI, M. A. A. Continuing education: teachers' collaboration in the construction of meaning in their classroom discourse practices. Congresso Brasil 2000, UNICAMP, Campinas, São Paulo. University Press, 2002

MAGALHÃES, M. C. C.; FIDALGO, S. S. Collaboration in Continuing Teacher Education. In: ALANEN, Riikka; PÖYHÖNEN, Sari (Ed.). Language in Action: Vygotsky and Leontievian Legacy Today. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2007. p. 329-352.

MARX, K.; ENGELS, F. Feuerbach, oposição das concepções materialista e idealista Retrieved: July 7 2007 from: <http://www.marxists.org/portugues/marx/1845/ ideologia-alema-oe/index.htm>

MCLAREN, P.; GIROUX, H. Escrevendo nas margens: geografias de identidade, pedagogia e poder. In: McLAREN, P. (Ed.). Multiculturalismo revolucionário Porto Alegre: Artmed, 1997/2000. p. 25-50.

MIASCOVSKY, H. W. A produção criativa na atividade sessão reflexiva em contextos de educação bilíngüe. Master's thesis. Sao Paulo: LAEL/PUC-SP., 2008.

MORAN, S.; JOHN-STEINER, V. Creativity in the Making. In: SAWYER, R.; JOHN-STEINER, V.; MORAN, S.; STERNBERG, R.; FELDMAN, D.; NAKAMURA, J.; CSIKSZENTMIHALYI, M. (Ed.). Creativity and Development. New York: Oxford University Press, 2003. p. 61-90.

NEWMAN, F..; HOLZMAN, L. Lev Vygotsky: Cientista Revolucionário. São Paulo: Edições Loyola, 1993/2002.

PENNYCOOK, A. Critical Applied Linguistics: a critical introduction. London: Lawrence Erlbaum, 2001.

ROMERO, T. A interação coordenador e professor: um processo colaborativo. Doctoral dissertation thesis. São Paulo. LAEL/PUC-SP, 1998.

SCHÖN, D. A. Educating The Reflective Practitioner. San Francisco: Jossey Bass Publishers, 1987.

SIGNORINI, I. A Questão da língua legítima na sociedade democrática: Um desafio para a Linguística Aplicada Contemporânea. In: MOITA LOPES, L. P. da (Org.). Por uma Linguística Aplicada INDISCIPLINAR. São Paulo: Parábola, 2006. p. 169-189.

SMYTH, J. Teachers work and the politics of reflection. American Educational Research Journal, v. 29, n. 2, 1992.

VYGOTSKY, L. Mind in Society Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1930/1978.

VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1934/ 1987.

Descargas

Publicado

15-02-2012