Descobertas linguísticas para pesquisadores e aprendizes
a Linguística de Corpus e o ensino de gramática
Palavras-chave:
corpus de aprendizes, frequência, ensino de gramática e vocabulárioResumo
Este artigo discute a ocorrência de agrupamentos com a palavra for em textos argumentativos produzidos por aprendizes brasileiros de inglês de nível universitário e sugere atividades pedagógicas de descoberta de padrões linguísticos. Utilizamos ferramentas da Linguística de Corpus (LC) para análise e sugestões de ensino de gramática. Este artigo baseia-se em dados do Corpus de Aprendizes Brasileiros do Inglês (CABrI) em comparação com outros corpora. Os resultados, que revelam o uso adequado ou não adequado de agrupamentos com verbo + for e substantivo + for, são seguidos de atividades que visam à integração da gramática com o léxico e a uma conscientização dos aprendizes sobre a frequência do uso de certos agrupamentos linguísticos.
Downloads
Referências
AARTS, J. Does corpus linguistics exist? Soem old and new issues. In: BREIVIK. L.E.; HASSELGREN, A. (Ed.). From the COLT´s mouth ... and others: Language corpora studies in honour of Anna-Brita Stenström, Amsterdam: Rodopi, 2002. p.1-16. (Republicado. In: TEUBERT, W.; KRISHNAMURTHY, R. (Ed.). Corpus Linguistics: critical concepts in Linguistics. New York: Routledge, 2007.
ALTENBERG, B.; TAPPER, M. The use of adverbial connectors in advanced Swedish learners' written English. In: GRANGER, S. (Ed.). Learner English on Computer London & New York: Addison Wesley Longman, 1998. p. 80-93.
BERBER SARDINHA, A. P. O corpus de aprendiz Br-ICLE. Intercâmbio, v. 10, p. 227-39, 2001.
BERBER SARDINHA, A. P. Linguística de corpus Barueri: Manole, 2004.
BERBER SARDINHA, A. P.; SHEPERD, T. An online system for error identification in Brazilian learner English. Anais do 8th Teaching and Language Corpora Conference. Lisboa: Associação de Estudos e de Investigação Científica do ISLA-Lisboa, 2008. p.257-262.
BIBER, D. Variation across speech and writing Cambridge: Cambridge, 1988.
BIBER, D; CONRAD, S.; REPPEN, R. Corpus Linguistics: Investigating language structure and use. Cambridge: Cambridge, 1998.
BIBER, D.; JOHANSSON, S.; LEECH, G.; CONRAD, S.; FINEGAN, E. Longman grammar of spoken and written English Essex:Longman, 1999.
CARTER, R.; MCCARTHY, M. Cambridge Grammar of English Cambridge: Cambridge, 2006.
CONRAD, S. Will Corpus Linguistics revolutionize grammar teaching in the 21st century? TESOL Quarterly, v. 34, n. 3. p. 548-560, 2000.
DOUGHTY, C.; VARELA, E. Communicative focus on form. In: DOUGHTY, C.; WILLIAMS, J. (Ed.). Focus on form in classroom second language acquisition Cambridge: Cambridge, 1998. p. 114-138.
DOUGHTY, C.; WILLIAMS, J. (Ed.). Focus on form in classroom second language acquisition Cambridge: Cambridge, 1998.
DUTRA, D. P. Conscientização linguística com base em corpora online Revista Intercâmbio, v. XX, p. 79-98, 2009.
FOX, G. Using corpus data in the classroom. In: TOMLINSON, B. Materials development in language teaching Cambridge: Cambridge, 1998. p. 25-43.
GRANGER, S. The computer learner corpus: a versatile new source of data for SLA research. In: GRANGER, S. (Ed.). Learner English on Computer London & New York: Addison Wesley Longman, 1998. p. 3-18.
GRANGER, S.; TRIBBLE, C. Learner corpus data in the foreign language classroom: form-focused instruction and data-driven learning. In: GRANGER, S. (Ed.). Learner English on Computer London & New York: Addison Wesley Longman. 1998. p. 199-210
GRANGER, S.; DAGNEAUX, E.; MEUNIER, F. ; PAQUOT, M. International Corpus of Learner English - Version 2 Louvain-la-Neuve: UCL Presses Universitaires de Louvain, 2009
GRIES, S.; WULFF, S. Do foreign language learners also have constructions? Evidence from priming, sorting, and corpora Annual Review of Cognitive Linguistics v.3, p. 182-200, 2005.
HATZITHEODOROU, A.; MATTHEOUDAKIS, M. Exploring the marking of stance in argumentative essays written by EFL learners and native speakers of English. Anais do 8th Teaching and Language Corpora Conference. Lisboa: Associação de Estudos e de Investigação Científica do ISLA-Lisboa. 2008. p.133-141.
JOHNS, T. From printout to handout: grammar and vocabulary teaching in the context of data-driven learning. In: ODLIN, R. (Ed.). Perspectives on Pedagogical grammar Cambridge: Cambridge, 1994. p. 293-313.
LARSEN-FREEMAN, D. Teaching language: from grammar to grammaring. Boston: Thomson/Heinle, 2003.
LEECH, G. Varieties of English grammar: the state of the art from the grammarian's point of view. In: BALD, W-D. (Ed.). Kernprobleme der englischen Grammatik: Sprachliche Fakten und ihre Vermittlung. München: Langescheidt-Longman, 1988. p. 5-17.
LÚCIO, D. D. A relexicalização de adjetivos nas redações de alunos de inglês: um estudo baseado em corpus de aprendiz. 2006. 105 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas, PUC-SP, São Paulo, 2006.
LYONS, J. Language and Linguistics: an introduction. Cambridge: Cambridge, 1981.
LONG, M. Focus on form: a design feature in language teaching methodology. In: de BOT, K.; GINSBERG, R.; KRAMSCH, C. (Ed.). Foreign language research in cross-cultural perspectives Amsterdam: John Benjamins, 1991. p.39-52.
MEUNIER, F. Computer tools for the analysis of learner corpora In: GRANGER, S. (Ed.). Learner English on Computer London & New York: Addison Wesley Longman, 1998. p. 19-38.
MILTON, J. Exploiting L1 and interlanguage corpora in the design of an eletronic language learning and production environment. In: GRANGER, S. (Ed.). Learner English on Computer London & New York: Addison Wesley Longman, 1998. p.186-198.
O'KEEFFE, A.; MCCARTHY, M.; CARTER, R. From corpus to classroom: language use and language teaching. Cambridge: Cambridge, 2007.
PARTINGTON, A. Patterns and meanings: using corpora for English language research and teaching. Amsterdam: John Benjamins. 1998.
PINTO, M. V. O uso de things, anything, something e everything em corpora de aprendiz. 2008. 221 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas, PUC-SP, São Paulo, 2008.
RICHARDS, J. Addressing the grammar gap in task work. In: Methodology in language teaching Cambridge: Cambridge, 2002. p. 153-166.
SEIDLHOFER, B. Pedagogy and local learner corpora: Working with learningdriven data. In: GRANGER, S.; HUNG, J.; PETCH-TYSON, S. (Ed.). Computer learner corpora, second language acquisition and foreign language teaching Amsterdam: Benjamins, 2002. p. 213-234.
SCOTT, M.; TRIBBLE, C. Textual patterns: key words and corpus analysis in language education. Amsterdam: John Benjamins, 2006.
SIMPSON-VLACH, R; ELLIS, N. Applied Linguistics, p. 1-26, 2010. (Publicação com acesso prévio online doi:10.1093/applin/amp058)
TAGNIN, S.; FROMM, G. CoMAprend a experiência da construção de um corpus de aprendiz para estudos. Domínio de Linguagem, 2008.
WESTNEY, P. Rules and pedagogical grammar. In: Perspectives on pedagogical grammar. ODLIN, T. (Ed.). Cambridge: Cambridge, 1994. p. 72-96.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


