Descobertas linguísticas para pesquisadores e aprendizes
a Linguística de Corpus e o ensino de gramática
Parole chiave:
corpus de aprendizes, frequência, ensino de gramática e vocabulárioAbstract
Este artigo discute a ocorrência de agrupamentos com a palavra for em textos argumentativos produzidos por aprendizes brasileiros de inglês de nível universitário e sugere atividades pedagógicas de descoberta de padrões linguísticos. Utilizamos ferramentas da Linguística de Corpus (LC) para análise e sugestões de ensino de gramática. Este artigo baseia-se em dados do Corpus de Aprendizes Brasileiros do Inglês (CABrI) em comparação com outros corpora. Os resultados, que revelam o uso adequado ou não adequado de agrupamentos com verbo + for e substantivo + for, são seguidos de atividades que visam à integração da gramática com o léxico e a uma conscientização dos aprendizes sobre a frequência do uso de certos agrupamentos linguísticos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AARTS, J. Does corpus linguistics exist? Soem old and new issues. In: BREIVIK. L.E.; HASSELGREN, A. (Ed.). From the COLT´s mouth ... and others: Language corpora studies in honour of Anna-Brita Stenström, Amsterdam: Rodopi, 2002. p.1-16. (Republicado. In: TEUBERT, W.; KRISHNAMURTHY, R. (Ed.). Corpus Linguistics: critical concepts in Linguistics. New York: Routledge, 2007.
ALTENBERG, B.; TAPPER, M. The use of adverbial connectors in advanced Swedish learners' written English. In: GRANGER, S. (Ed.). Learner English on Computer London & New York: Addison Wesley Longman, 1998. p. 80-93.
BERBER SARDINHA, A. P. O corpus de aprendiz Br-ICLE. Intercâmbio, v. 10, p. 227-39, 2001.
BERBER SARDINHA, A. P. Linguística de corpus Barueri: Manole, 2004.
BERBER SARDINHA, A. P.; SHEPERD, T. An online system for error identification in Brazilian learner English. Anais do 8th Teaching and Language Corpora Conference. Lisboa: Associação de Estudos e de Investigação Científica do ISLA-Lisboa, 2008. p.257-262.
BIBER, D. Variation across speech and writing Cambridge: Cambridge, 1988.
BIBER, D; CONRAD, S.; REPPEN, R. Corpus Linguistics: Investigating language structure and use. Cambridge: Cambridge, 1998.
BIBER, D.; JOHANSSON, S.; LEECH, G.; CONRAD, S.; FINEGAN, E. Longman grammar of spoken and written English Essex:Longman, 1999.
CARTER, R.; MCCARTHY, M. Cambridge Grammar of English Cambridge: Cambridge, 2006.
CONRAD, S. Will Corpus Linguistics revolutionize grammar teaching in the 21st century? TESOL Quarterly, v. 34, n. 3. p. 548-560, 2000.
DOUGHTY, C.; VARELA, E. Communicative focus on form. In: DOUGHTY, C.; WILLIAMS, J. (Ed.). Focus on form in classroom second language acquisition Cambridge: Cambridge, 1998. p. 114-138.
DOUGHTY, C.; WILLIAMS, J. (Ed.). Focus on form in classroom second language acquisition Cambridge: Cambridge, 1998.
DUTRA, D. P. Conscientização linguística com base em corpora online Revista Intercâmbio, v. XX, p. 79-98, 2009.
FOX, G. Using corpus data in the classroom. In: TOMLINSON, B. Materials development in language teaching Cambridge: Cambridge, 1998. p. 25-43.
GRANGER, S. The computer learner corpus: a versatile new source of data for SLA research. In: GRANGER, S. (Ed.). Learner English on Computer London & New York: Addison Wesley Longman, 1998. p. 3-18.
GRANGER, S.; TRIBBLE, C. Learner corpus data in the foreign language classroom: form-focused instruction and data-driven learning. In: GRANGER, S. (Ed.). Learner English on Computer London & New York: Addison Wesley Longman. 1998. p. 199-210
GRANGER, S.; DAGNEAUX, E.; MEUNIER, F. ; PAQUOT, M. International Corpus of Learner English - Version 2 Louvain-la-Neuve: UCL Presses Universitaires de Louvain, 2009
GRIES, S.; WULFF, S. Do foreign language learners also have constructions? Evidence from priming, sorting, and corpora Annual Review of Cognitive Linguistics v.3, p. 182-200, 2005.
HATZITHEODOROU, A.; MATTHEOUDAKIS, M. Exploring the marking of stance in argumentative essays written by EFL learners and native speakers of English. Anais do 8th Teaching and Language Corpora Conference. Lisboa: Associação de Estudos e de Investigação Científica do ISLA-Lisboa. 2008. p.133-141.
JOHNS, T. From printout to handout: grammar and vocabulary teaching in the context of data-driven learning. In: ODLIN, R. (Ed.). Perspectives on Pedagogical grammar Cambridge: Cambridge, 1994. p. 293-313.
LARSEN-FREEMAN, D. Teaching language: from grammar to grammaring. Boston: Thomson/Heinle, 2003.
LEECH, G. Varieties of English grammar: the state of the art from the grammarian's point of view. In: BALD, W-D. (Ed.). Kernprobleme der englischen Grammatik: Sprachliche Fakten und ihre Vermittlung. München: Langescheidt-Longman, 1988. p. 5-17.
LÚCIO, D. D. A relexicalização de adjetivos nas redações de alunos de inglês: um estudo baseado em corpus de aprendiz. 2006. 105 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas, PUC-SP, São Paulo, 2006.
LYONS, J. Language and Linguistics: an introduction. Cambridge: Cambridge, 1981.
LONG, M. Focus on form: a design feature in language teaching methodology. In: de BOT, K.; GINSBERG, R.; KRAMSCH, C. (Ed.). Foreign language research in cross-cultural perspectives Amsterdam: John Benjamins, 1991. p.39-52.
MEUNIER, F. Computer tools for the analysis of learner corpora In: GRANGER, S. (Ed.). Learner English on Computer London & New York: Addison Wesley Longman, 1998. p. 19-38.
MILTON, J. Exploiting L1 and interlanguage corpora in the design of an eletronic language learning and production environment. In: GRANGER, S. (Ed.). Learner English on Computer London & New York: Addison Wesley Longman, 1998. p.186-198.
O'KEEFFE, A.; MCCARTHY, M.; CARTER, R. From corpus to classroom: language use and language teaching. Cambridge: Cambridge, 2007.
PARTINGTON, A. Patterns and meanings: using corpora for English language research and teaching. Amsterdam: John Benjamins. 1998.
PINTO, M. V. O uso de things, anything, something e everything em corpora de aprendiz. 2008. 221 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas, PUC-SP, São Paulo, 2008.
RICHARDS, J. Addressing the grammar gap in task work. In: Methodology in language teaching Cambridge: Cambridge, 2002. p. 153-166.
SEIDLHOFER, B. Pedagogy and local learner corpora: Working with learningdriven data. In: GRANGER, S.; HUNG, J.; PETCH-TYSON, S. (Ed.). Computer learner corpora, second language acquisition and foreign language teaching Amsterdam: Benjamins, 2002. p. 213-234.
SCOTT, M.; TRIBBLE, C. Textual patterns: key words and corpus analysis in language education. Amsterdam: John Benjamins, 2006.
SIMPSON-VLACH, R; ELLIS, N. Applied Linguistics, p. 1-26, 2010. (Publicação com acesso prévio online doi:10.1093/applin/amp058)
TAGNIN, S.; FROMM, G. CoMAprend a experiência da construção de um corpus de aprendiz para estudos. Domínio de Linguagem, 2008.
WESTNEY, P. Rules and pedagogical grammar. In: Perspectives on pedagogical grammar. ODLIN, T. (Ed.). Cambridge: Cambridge, 1994. p. 72-96.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


