O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa
a produção de textos
Palavras-chave:
ensino, língua portuguesa, livro didático, produção textualResumo
Tendo como base teórica os estudos sobre os gêneros discursivos e a teoria da atividade, este texto aborda questões relativas ao uso do livro didático (LD) de Língua Portuguesa. Verificamos a relação entre os agentes escolares e esse instrumento, focando as atividades de produção textual escrita, obtidas a partir de aulas observadas em uma escola pública do município de Rio Grande, RS. Observamos o uso desse material sob a ótica do Programa Nacional do Livro Didático e o conhecimento dos professores em relação ao LD. Verificamos ainda em que medida esse uso contribui para a formação da competência discursiva do aluno. Os resultados demonstram divergências quanto ao uso do livro didático como mediador do trabalho com a produção de textos, em função da (re)apresentação e (re)significação dos objetos de ensino que constituem a natureza discursiva do gênero LD de língua portuguesa.
Downloads
Referências
BATISTA, A. A avaliação dos livros didáticos: para entender o Programa nacional do Livro Didático (PNLD). In: ROJO, R.; BATISTA. Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 25-67.
BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita Trad. Judith Hoffnagel e Angela Paiva Dionísio. São Paulo: Cortez, 2006. 144 p.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa Brasília, MEC/SEF, 1998. 107 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2008: Língua Portuguesa. Brasília: MEC, 2007. 150 p.
BUNZEN, C. Reapresentação de objetos de ensino em livros didáticos de língua portuguesa: um estudo exploratório. In: SIGNORINI, I. (Org.). Significados da inovação no ensino de língua portuguesa e na formação de professores Campinas: Mercado de Letras, 2007. 228 p.
KOCH, I.; FÁVERO, L. Contribuição a uma tipologia textual. Letras & Letras, v. 3, n. 1, Uberlândia, 1987. p. 3 - 10.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A.; MACHADO, A.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros textuais e ensino 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
REINALDO, M. A. M. A orientação para produção de texto. In: DIONISIO, A.; BEZERRA. M. A. O livro didático de português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 89-101.
ROJO, R. O perfil do livro didático de língua portuguesa para o ensino fundamental (5Ş a 8Ş séries). In: ROJO, R.; BATISTA, A. Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 69-99.
ROJO, R.; BATISTA, A. Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


