O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa

a produção de textos

Autores

  • Dulce Cassol Tagliani FURG Autor

Palavras-chave:

ensino, língua portuguesa, livro didático, produção textual

Resumo

Tendo como base teórica os estudos sobre os gêneros discursivos e a teoria da atividade, este texto aborda questões relativas ao uso do livro didático (LD) de Língua Portuguesa. Verificamos a relação entre os agentes escolares e esse instrumento, focando as atividades de produção textual escrita, obtidas a partir de aulas observadas em uma escola pública do município de Rio Grande, RS. Observamos o uso desse material sob a ótica do Programa Nacional do Livro Didático e o conhecimento dos professores em relação ao LD. Verificamos ainda em que medida esse uso contribui para a formação da competência discursiva do aluno. Os resultados demonstram divergências quanto ao uso do livro didático como mediador do trabalho com a produção de textos, em função da (re)apresentação e (re)significação dos objetos de ensino que constituem a natureza discursiva do gênero LD de língua portuguesa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BATISTA, A. A avaliação dos livros didáticos: para entender o Programa nacional do Livro Didático (PNLD). In: ROJO, R.; BATISTA. Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 25-67.

BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita Trad. Judith Hoffnagel e Angela Paiva Dionísio. São Paulo: Cortez, 2006. 144 p.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa Brasília, MEC/SEF, 1998. 107 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2008: Língua Portuguesa. Brasília: MEC, 2007. 150 p.

BUNZEN, C. Reapresentação de objetos de ensino em livros didáticos de língua portuguesa: um estudo exploratório. In: SIGNORINI, I. (Org.). Significados da inovação no ensino de língua portuguesa e na formação de professores Campinas: Mercado de Letras, 2007. 228 p.

KOCH, I.; FÁVERO, L. Contribuição a uma tipologia textual. Letras & Letras, v. 3, n. 1, Uberlândia, 1987. p. 3 - 10.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A.; MACHADO, A.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros textuais e ensino 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

REINALDO, M. A. M. A orientação para produção de texto. In: DIONISIO, A.; BEZERRA. M. A. O livro didático de português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 89-101.

ROJO, R. O perfil do livro didático de língua portuguesa para o ensino fundamental (5Ş a 8Ş séries). In: ROJO, R.; BATISTA, A. Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 69-99.

ROJO, R.; BATISTA, A. Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

Downloads

Publicado

15-02-2012