Delineamento de pesquisas sobre escrita e tecnologias digitais
construindo um lugar para o trabalho em Estudos Linguísticos no Brasil a partir de seus programas de pós-graduação
Palavras-chave:
Pós-graduação, estudos linguísticos, tecnologias digitais, levantamento de teses e dissertaçõesResumo
Neste artigo será apresentado o trabalho de “estado da arte” a partir do levantamento de programas de pós-graduação brasileiros, em estudos linguísticos, que articulam linguagens e tecnologias digitais, a fim de se delinear as pesquisas de mestrado e doutorado sobre escrita e Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação – TDIC – de 1999 a 2010. Para tanto, foram identificados cursos de pós-graduação nos principais centros de Ensino Superior do país e analisadas suas teses e dissertações. Pudemos verificar tendências nessas pesquisas publicadas até a primeira década do século XXI e notar como as investigações evidenciam uma complexidade de se trabalhar com objetos relacionados ao digital. Assim, acreditamos poder colaborar para conhecimento do campo que se configura, entendimento de suas pesquisas e situar os estudos linguísticos.
Downloads
Referências
BAWDEN, D. Origins and concepts of Digital Literacy. In: LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. (Org.). Digital literacies: concepts, policies and practices. New York/ Washington, D.C/Baltimore, Bern/ Frankfurt/ Berlin/ Brussels/ Vienna: Peter Lang, 2008. p. 17-32.
BRAGA, D. B. Letramento na internet: o que mudou e como tais mudanças podem afetar a linguagem, o ensino e o acesso social. In: KLEIMAN, A.; CAVALCANTI, M. (Org.). Linguística Aplicada: suas faces e interfaces. Campinas: Mercado das Letras, 2007. p. 181-198.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, 2000. 71p.
BUZATO, M. E. K. Entre a fronteira e a periferia: linguagem e letramento na inclusão digital. 2007. [s.n]. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
GARCÍA-CANCLINI, N. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2008. 385p.
GONÇALVES, C. A. P. Usos políticos do ciberespaço pelas redes de movimentos sociais 2001. [s.n] Dissertação. (Mestrado em Direito) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.
INGLEZ, K, G. Conectores de causa e condição em fóruns de discussão na Internet 2007. 379f. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
KLEIMAN, A.; CAVALCANTI, M. (Org.). Linguística Aplicada: suas faces e interfaces. Campinas: Mercado das Letras, 2007. 360p.
LÉVY, P. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996. 157p.
LIMA, S. C.; LIMA-NETO, V. Panorama das pesquisas sobre letramento digital no Brasil: principais tendências. In: ARAÚJO, J. C.; DIEB, M. (Org.). Letramentos na Web: gêneros, interação e ensino. Fortaleza: Edições UFC, 2009. p. 47-57.
MARTINS, C. C. L. Gêneros digitais e a escrita no orkut: reconfigurações do gênero bilhete. 2007. 84f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem). Ciências da Linguagem, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2007.
MANFILI, K. C. Uma análise funcionalista do uso das construções com ONDE no português do Brasil 2007. 123f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Filologia) Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
MARCUSHI, L. A. Apresentação. In: ARAÚJO, J. C.; BIASI-RODRIGUES, B. (Org.). Interação na internet: novas formas de usar a linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 9-14.
MÁXIMO, M. E. Compartilhando regras de fala: interação e sociabilidade na lista eletrônica de discussão cibercultura. 2002. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) Departamento de Antropologia Social, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
PEREIRA. J. O Desenvolvimento da Consciência Fonológica e o Processamento Auditivo em crianças da última série do ensino infantil 2007. 104p. Dissertação (Mestrado em Linguística) Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
RODRIGUES, C. O uso de blogs como estratégia motivadora para o ensino de escrita na escola 2008. 169p. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas, 2008.
SILVA, F. D. S. Entrelaçando on-line e off-line: práticas de escrita e reescrita em comunidades da rede social Orkut. 2012. 168f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
STAROBINAS, L. Interação de professores em fóruns eletrônicos: um estudo de caso do programa Educar na Sociedade da Informação 2008. 171f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
TEIXEIRA, P. S. A rizomática aventura da hipermídia: uma análise da narrativa no ambiente digital 2007. [s.n] Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação). Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
VIEIRA, I. L. Tecnologia eletrônica e letramento digital: um inventário da pesquisa nascente no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, p. 251-276, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


