Pode ser... Poderia ser... ouso nem sempre criterioso de madalizações na escrita acadêmica
Palavras-chave:
modalidade, escrita acadêmica, linguística sistêmico-funcionalResumo
Objetiva-se, neste artigo,discutir, com base na teoria linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1985, 1994;Halliday e Matthiessen, 2004); na teoria da Avaliatividade (Martin, 2000;Martin e White, 2005; White, 2010), mais especificamente no sistema de Engajamento;e na perspectiva de Hengeveld (1988, 1989, 2004) sobre modalidade, o uso, porautores mestrandos e doutorandos em Letras/Linguística, da modalidade realizadapelo verbo “poder” e suas formasderivadas, na construção de estratégias discursivas. Considerou-se um corpusde 40 teses e 40 dissertações produzidas entre 2008 e 2011, coletadas de sitesde universidades brasileiras públicas e privadas. Os resultados revelaramausência de critério na escolha do recurso de modalidade com o modal “poder”, indicando responsabilidade orado autor do texto, ora dos autores por ele citados, deixando, porém,transparecer diferentes significados em função de sua relação com outroselementos do discurso e do contexto.Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1981.
BESSA, J.C.R.; BERNARDINO, R.A. dos S. A referência ao discurso do outro em textos acadêmicos de estudantes de curso de Letras/Português. Anais do VII Congresso Internacional da ABRALIN, Curitiba, 2011, p.2068-2081. Disponível em: <http://www.abralin.org/abralin11_cdrom/artigos/Jose_Cezinaldo_Bessa.PDF> Acesso em: 18 mar. 2012.
BEZERRA, B.G. A organização retórica de resenhas acadêmicas. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v.3, n.1, p.37-68, jul./dez. 2002.
CORACINI, M.J. Um fazer persuasivo. O discurso subjetivo da ciência. 2a ed. Campinas, SP: Pontes, 2007.
FAIRCLOUGH. Discourse and Social Change. Cambridge: Polity Press, 1992.
FIAD, R.S. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, v.Eletrônico, p.357-369, 2a parte, 2011. Disponível em: <http://www.abralin.org/revista/RVE2/14v.pdf> Acesso em: 08 fev. 2013.
FIGUEIREDO, D. de C.; BONINI, A. Práticas discursivas e ensino do texto acadêmico: concepções de alunos de mestrado sobre a escrita. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v.6, n.3, p.413-446, set./dez. 2006.
GIVÓN, T. Tense, Aspect and Modality I: functional organization. In: ______. Syntax - an Introduction, v.1. Amsterdam; Philadelphia: J.Benjamins Publishing Company, 2001, p.285-335.
HALLIDAY, M.A.K. An Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1985.
HALLIDAY, M.A.K. An Introduction to Functional Grammar. 2nd ed. London: Edward Arnold, 1994.
HALLIDAY, M.A.K.; MATTHIESSEN, C.M.I.M. An Introduction to Functional Grammar. 3nd ed. London: Edward Arnold, 2004.
HENGEVELD, K. Illocution, Mood and Modality in a Functional Grammar of Spanish. Journal of Semantics, 1988, v.6, p.227-269.
HENGEVELD, K. Layer and Operators in Functional Grammar. Journal of Linguistics, 25, 1989, p.127-157.
HENGEVELD, K. Mood and Modality. In: BOOIJ, G.; LEHMANN, C.; MUGDAN, J. (Ed.). Morphology: a handbook on inflection and word formation. Berlin: Mouton de Gruyter, 2004. v. 2, p.1190-1202.
HYLAND, K. Disciplinary Voices - interactions in research writing. English Text Construction. John Benjamins Publishing Company, 2008. p.5-22.
HYLAND, K.; TSE, P. Metadiscourse in Academic Writing: a reappraisal. Applied Linguistics, 25/2, p.156-177. Oxford University Press, 2004.
MACEDO, T.S. de; PAGANO, A.S. Análise de citações em textos acadêmicos escritos. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada. v. 27, no 2, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-44502011000200004&script=sci_arttext> Acesso em: 17 out. 2012.
MARTIN, J.R. Beyond Exchange: appraisal systems in English. In: HUNSTON, S.; THOMPSON, G. (Ed.) Evaluation in Text: autoral stance and the construction of discourse. Oxford: OUP, 2000.
THOMPSON, G.; WHITE, P.R.R. The Language of Evaluation: appraisal in English. New York: Palgrave Macmillan, 2005.
MENDES, R. dos S. A importância da adequada estruturação de resumo e resenha. Revista Espaço Acadêmico, no 114, nov. 2010. Disponível em: Acesso em: 14 dez. 2012.
MENEZES, L.C.de. Por um entendimento retórico-funcional da categoria modalidade em função argumentativa. Fórum Linguístico, Florianópolis, v.9, n.1, p.47-56, jan./mar. 2012. Disponível em: <.http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2012v9n1p47 > Acesso em: 21.maio.2013.
MOTTA-ROTH, D. (Org.) Redação acadêmica: princípios básicos. Santa Maria: Imprensa Universitária, 2001.
MOTTA-ROTH, D. A construção social do gênero resenha acadêmica. In: MEURER, J.L.; MOTTA-ROTH, D. (Org.) Gêneros textuais: subsídios para o ensino da linguagem. Bauru: EDUSC-Editora da Universidade do Sagrado Coração, 2002.
MOTTA-ROTH, D. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagem em (Dis)curso. LemD, Tubarão, v.6, n.3, p.495-517, set./dez. 2006.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G.R. (Org.) Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. (Estratégias de Ensino; 20)
MOTTA-ROTH, D.; LOVATO, C.S. O poder hegemônico da ciência no discurso de popularização científica. Caleidoscópio, v.2, n. 3, p.251-268, set./dez. 2011.
MYERS, G. The Pragmatics of Politeness in Scientific Articles. Applied Linguistics, 10/1, p.1-35. Oxford University Press, 1989.
NININ, M.O.G. Investigação sobre o texto acadêmico: engajamento em trabalhos de mestrado. In: Anais do SIELP. v.2, n.1, Uberlândia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/pt/arquivos/sielp2012/1436.pdf> Acesso em: 20 jan. 2013.
OLIVEIRA, J.V.C. O discurso relatado como forma de posição identitária no gênero monográfico: reflexões para a atividade de revisão de textos. ReVeLe, n.2, jan. 2011. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/cpq/revista%20revele/revista_dois/JAIRO%20CARVALHAIS%20-%20O%20DISCURSO% 20RELATADO.pdf> Acesso em: 03 fev. 2013.
SALVADOR, C.C. et al. Psicologia do Ensino. Trad. e Superv. Cristina Maria de Oliveira. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SCOTT, M. WordSmith Tools 5.0. Software for text analysis. Oxford: Oxford University Press, 2009.
SILVA, E.C.F. da. A modalização como persuasão no discurso das introduções de dissertações de mestrado. The ESPecialist. v.30, n.2 (175-191), 2009.
SOUZA, G.S.de; BESSA, J.C.R. A produção textual no ensino superior: análise de processos argumentativos em justificativas de monografias de graduação. Veredas. Atemática, 1/2011, p.305-320, PPG Linguística/UFJF - Juiz de Fora.
UYENO, E.Y. Letramento acadêmico, autoria e alteridade: um olhar sobre o (o)outro da escrita. Caminhos em Linguística Aplicada. UNITAU - Universidade de Taubaté, v.1, n.1, 2009. Disponível em: <http://periodicos.unitau.br/ojs-2.2/index.php/caminhoslinguistica/article/viewFile/899/717> Acesso em: 14 jan. 2013.
VIAN JR.; O.; IKEDA, S.N. O ensino do gênero resenha pela abordagem sistêmico-funcional na formação de professores. Linguagem & Ensino. Pelotas, v.12, n.1, p.13-32, jan./jun. 2009. Disponível em: Acesso em: 15 jan. 2013.
WHITE, P.R.R. An Introductory Course in Appraisal Analysis. Appraisal website. 2010. Disponível em: <http://www.grammatics.com/appraisal> Acesso em: 20/06/2012.
WHITE, P.R.R. Beyond Modality and Hedging: a dialogic view of the language of intersubjective stance. Text 23(2) 2003, p.259-284.
WILSON, V.; ABREU, A.R. Letramento acadêmico: a construção da paráfrase em resenhas. SOLETRAS, ano X, n.20, jul./dez. 2010. São Gonçalo: UERJ, 2010. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/soletras/20/07.pdf> Acesso em: 08 fev. 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


