Gêneros, multimodalidade e letramentos

Autori

  • Zulmira Medeiros UFMG Autor

Parole chiave:

multimodalidade, letramento acadêmico, gênero discursivo

Abstract

Este trabalho apresenta uma análise da multimodalidade em um ambiente virtual de aprendizagem, bem como da apropriação de novos gêneros discursivos e do letramento acadêmico vivenciado por alunos de um curso de graduação semipresencial. O objetivo foi compreender as relações que os sujeitos constroem entre si e com o próprio ambiente multimodal por meio da escrita online. Os resultados demonstraram que a multimodalidade influencia as escolhas, a navegação e a própria escrita. Percebemos que o texto e o discurso produzidos por esses sujeitos nesse ambiente modificam-se ao longo do tempo, influenciados que são pelas relações que estabelecem entre si, com a própria tecnologia e com o meio acadêmico.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Riferimenti bibliografici

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p.277-326. (1ª edição, 1992; edição original em russo, 1979).

BAKHTIN, Mikhail. (1929). Marxismo e filosofia da linguagem 12ª ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

BANDEIRA, Daniela Perri. Trajetórias de estudantes universitários de meios populares em busca de letramento digital. 2009. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. Coordenação da tradução: Fabiana Komesu. São Paulo: Contexto, 2004.

COSCARELLI, Carla Viana. Entre textos e hipertextos. In: COSCARELLI, Carla Viana (Org.). (2002). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p.65-84.

GOULART, Cecília. Letramento e novas tecnologias: questões para a prática pedagógica. In: COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa (Org.). (2005). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 2ª ed. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2007.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 1996.

KRESS, Gunther. Linguistic processes in sociocultural practice. Oxford University Press, 1989.

KRESS, Gunther. Before writing: rethinking the paths to literacy. London: Routledge, 1997.

KRESS, Gunther. Literacy in the New Media Age. London: Routledge, 2003.

KRESS, Gunther. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.

MACHADO, Irene. Gêneros Discursivos. In: BRAIT, Beth (Org.). (2005). Bakhtin: conceitos-chave. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2007, p. 151-166.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org.). (2002).Gêneros Textuais & Ensino 5ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, p.19-36.

MARINHO, Marildes. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v.10, n.2, p.363-386, 2010.

MEDEIROS, Zulmira. Letramento digital em contextos de autoria na internet. 2011. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

NASCIMENTO, Silvania Sousa do. A linguagem e a investigação em Educação Científica: uma breve apresentação. In: NARDI, Roberto (Org.). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. Bauru: ABRAPEC, 2007, p.131-142.

NASCIMENTO, Silvania Sousa do. Memórias e posições enunciativas na formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental. Educar em Revista, Curitiba, n.34, p.149-166, 2009.

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade: Revista de Ciência e Educação, Campinas, v.23, p.143-160, dez./2002.

SPINK, Mary Jane (Org.). (1998). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2004.

Pubblicato

2014-08-01