Teletandem e performatividade

Autores

  • João Antonio Telles UNESP Autor

Palavras-chave:

teletandem, tandem, telecolaboração, performatividade, língua estrangeira

Resumo

Teletandem é um contexto virtual e autônomo que utiliza recursos de tecnologia VOIP (imagens de webcam, voz e texto). Neste contexto, dois estudantes de línguas estrangeiras colaboram um com o outro na aprendizam de sua respectivas línguas nativas (ou de proficiencia) por meio da interação intercultural e linguística. A Teoria da Performatividade pode esclarecer a constituição das identidades nacionais desses alunos quando eles marcam e discutem diferenças entre seus dois países durante sessões de teletandem. Com base em abordagens críticas ao discurso e a comunicação intercultural, minha análise mostra que o contato intercultural on-line abre possibilidades inovadoras para professores de línguas estrangeiras promoverem o contato intercultural com o "diferente". No entanto, sem a mediação do professor, as interações de teletandem podem se restringir a performances superficiais e pré-determinadas de representações sedimentadas de si e do outro. Concluo com uma discussão acerca de pontos pedagógicos relevantes para professores de línguas estrangeiras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Antonio Telles, UNESP

    Professor Adjunto do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Universidade Estadual Paulista. Atua nas áreas de Linguística Aplicada, Desenvolvimento do Professor de Línguas Estrangeiras e utilização de tecnologias para o ensino de línguas estrangeiras.

Referências

BENEDETTI, A.M., CONSOLO, D.A., VIEIRA-ABRAHÃO, M.H. Pesquisas em Ensino e Aprendizagem no Teletandem Brasil: Línguas estrangeiras para todos. Campinas: Pontes Editores, 2010.

BRAMMERTS, H. Autonomous language learning in tandem: The development of a concept. In: LEWIS, T.; WALKER, L. (Eds.) Autonomous Language Learning in Tandem. Sheffield: Academic Electronic Publications, 2003. p. 27-36.

BROCCO, A. A gramática em contexto de teletandem e em livros didáticos de português como língua estrangeira (Masters Thesis in Linguistics). São José do Rio Preto: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas / Universidade Estadual Paulista, 2009. Available at: http://www.teletandembrasil.org/site/docs/BROCODISS.pdf. Retrieved February 18, 2014.

BUTLER, J. Gender Trouble: Feminism and the subversion of identity. New York: Routledge Press, 1999.

BYRAM, M. From Foreign Language Education to Education for Intercultural Citizenship. Clevedon: Multilingual Matters, 2008.

BYRAM, M. Intercultural citizenship from an internationalist perspective. Journal of the NUS Teaching Academy, Vol. 1, issue 1, 2011, p. 10-20.

CANAGARAJAH, A.S. Postmodernism and intercultural discourse: World Englishes. In: PAULSTON, C.B.; KIESLING, S.F.; RANGEL, E.S. (Eds.). The Handbook of Intercultural Discourse and Communication. West-Sussex: Wiley- Blackwell Publishing Ltd, 2012. p. 109-132.

FANT, L. “Those venezuelans are so easy-going!” National stereotypes and self- represenations in discourse about the Other. In: PAULSTON, C.B.; KIESLING, S.F.; RANGEL, E.S. (Eds.). The Handbook of Intercultural Discourse and Communication. West-Sussex: Wiley-Blackwell Publishing Ltd, 2012. p. 271-290.

GÓIS, E.R. As diferenças culturais no teletandem. Available at: http://www. teletandembrasil.org/site/docs/GOIS.pdf. Retrieved February 18, 2014.

GUEST, M. A critical ‘checkbook’ for culture teaching and learning. ELT Journal, Vol. 56, issue 2, 2002, p. 154-161.

HARISSI, M.; OTSUJI, E.; PENNYCOOK, A. The performative fixing and unfixing of subjectivities. Applied Linguistics, Vol. 33, issue 5, 2012, p. 524-543.

KRAMSCH, C.; URYU, M. Intercultural contact, hybridity, and third space. In: JACKSON, J. (Ed.) The Routledge Handbook of Language and Intercultural Communication. New York: Routledge, 2014, p. 211-225.

KUBOTA, R. Critical approaches to intercultural discourse and communication. In: PAULSTON, C.B.; KIESLING, S.F.; RANGEL, E.S. (Eds.). The Handbook of Intercultural Discourse and Communication. West-Sussex: Wiley-Blackwell Publishing Ltd, 2012. p. 89-109.

KULICK, D. No. Language & Communication, Vol. 23, issue 2, 2003, p. 139-151.

LEONE P. Leadership in multimodal computer-mediated second language communication for reciprocal learning. Journal of e-Learning and Knowledge Society, Vol. 8, issue 3, p. 55-66, 2012, p. 55-66.

LEONE, P. Comunicazione mediata dal computer e apprendimento linguistico: Gli incontri teletandem. Studi di Glottodidattica, Vol. 1, issue 1, 2009, p. 90-106.

LEVY, M. Culture, culture learning and new technologies: Towards a pedagogical framework. Language Learning & Technology, Vol. 11, issue 2, 2007, p. 104-127.

MCILVENNY, P. Critical reflections on performativity and the ‘un/doing’ of gender and sexuality in talk. In: MCILVENNY, P. (Ed.). Talking gender and sexuality. Philadelphia: John Benjamins, 2002. p. 111–149.

MENDES, C.M. Crenças sobre a língua inglesa: O antiamericanismo e sua relação como o processo de ensino-aprendizagem de professores em formação (Masters Thesis in Linguistics). São José do Rio Preto: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas /

UniversidadeEstadualPaulista, 2009. Available at: http://www.teletandembrasil.org/site/docs/MENDES_CM.pdf . Retrieved February 18, 2014.

MILLER, E.R. Performativity theory and language learning: Sedimentating, appropriating, and constituting language and subjectivity. Linguistics and Education, Vol. 23, issue 1, 2012, p. 88–99.

MOITEIRO, M.N. Action research on teletandem: An analysis of virtual intercultural communication between students from Brazil and Germany. 2009. (Diplomarbeit in Linguistics). Johannes Gütemberg Universität, Meinz. Available at: http://www.teletandembrasil.org/site/docs/MOITEIRO.pdf. Retrieved February 18, 2014.

NVivo 10 Qualitative Analysis Software. Doncanster, Victoria, Australia: QSR International Available at: http://qsrinternational.com/products_nvivo.aspx. Retrieved February 18, 2014.

PENNYCOOK, A. Performativity and language studies. Critical Inquiry in Language Studies: An International Jornal, Vol. 1, issue 1, 2004, p. 1-19.

PILLER, I. Intercultural communication: An overview. In: PAULSTON, C.B.; KIESLING, S.F.; RANGEL, E.S. (Eds.). The Handbook of Intercultural Discourse and Communication. West-Sussex: Wiley-Blackwell Publishing Ltd, 2012. p. 2-18.

PRICE, S. Critical discourse analysis: Discourse acquisition and discourse practices. TESOL Quarterly, Vol. 33, issue 3, 1999. p. 581-595.

RODRIGUES, D.G. Os estereótipos e a construção da identidade linguístico-cultural no processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira no contexto teletandem. FAPESP Scientific Initiative Grant Report, São José do Rio Preto, 2008. Available at: http://www.teletandembrasil.org/site/docs/RODRIGUES. pdf. Retrieved February 18, 2014.

SALOMÃO, A.C.B. On-line Collaborative Learning for In-service Teacher Education. Journal of Emerging Technologies in Web Intelligence, Vol. 3, issue 4, 2011a, p.268-272. Available at: http://ojs.academypublisher.com/index.php/jetwi/article/

view/5938. Retrieved February 18, 2014.

SALOMÃO, A.C.B. The education of teacher educators: perspectives of collaboration between undergraduate and graduate students in the Project Teletandem Brazil. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, Vol. 11, issue 3, 2011b., p. 653-678. Available at: http://www.scielo.br/pdf/rbla/v11n3/04.pdf. Retrieved February 18, 2014.

SANTOS, G.R. Características da interação no contexto de aprendizagem in-andem. (Masters thesis in Linguistics) - São José do Rio Preto: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas / Universidade Estadual Paulista, 2008. Available at: HTTP://www.teletandembrasil.org/site/docs/DissertacaoGersonRossi. pdf. Retrieved February 18, 2014.

SANTOS, G.R. O que acontece durante as interações de teletandem: Investigando os dados. In: TELLES, J.A. (Org.). Teletandem: Um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas: Pontes Editores, 2009. p. 121-146.

SHI, X. Critical pedagogy and intercultural communication: Creating discourses of diversity, equality, common goals and rational-moral motivation. Journal of Intercultural Studies, Vol. 22, issue 3, 2001, 279-93.

SWAIN, M.; LAPKIN, S. Interaction and Second Language Learning: Two Adolescent French Immersion Students Working Together. The Modern Language Journal, Vol. 82, issue 3, 1998, p. 320-337.

TELLES, J.A. Teletandem: Um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas: Pontes Editores, 2009.

TELLES, J.A. Teletandem: Metamorfoses impostas pela tecnologia sobre o ensino de línguas estrangeiras. In: TELLES, J.A. (Org.). Teletandem: Um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI.

Campinas: Pontes Editores, 2009b. p. 61-72.

TELLES, J.A. Do we really need a webcam? The uses that foreign language students make out of webcam images during teletandem sessions. Letras & Letras, Vol. 25, issue 2, 2009c, p. 65-79.

TELLES, J.A. Teletandem: Transculturality and identity in webcam interactions in foreign languages. In: Conference Proceedings, International Conference ICT for Language Learning 5th Edition,, October, 20-21, 2012, Firenze: Libreria Universitaria. ISBN: 978-88-6292-309-5. Available at: http://conference.pixel-online.net/ICT4LL2012/common/download/Paper_pdf/321-IBT62-FP-Telles-

ICT2012.pdf . Retrieved February 18, 2014.

TELLES, J.A.; FERREIRA, M.J. Teletandem: Possibilidades, dificuldades e abrangência de um projeto de comunicação online de PLE. Horizontes em Linguistica Aplicada, Vol. 9, issue 2, 2011, p. 79-104.

TELLES, J.A.; VASSALLO, M.L. Foreign language learning in-tandem: Teletandem as an alternative proposal in CALLT. The Especialist, Vol. 27, issue 2, 2006, p. 189-212.

TELLES, J.A.; VASSALLO, M.L. Teletandem: Uma proposta alternativa no ensino/aprendizagem assistidos por computadores. In: TELLES, J.A. (Org.). Teletandem: Um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas: Pontes Editores, 2009a. p. 41-60.

VASTERLING, V. Butler’s sophisticated constructivism: A critical assessment. Hypatia, Vol. 14, issue 3, 1999. p. 17-38.

VASSALLO, M.L.; TELLES, J.A. Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: Histórias de identidades. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Vol. 8, issue 3, 2008, p. 341-381.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: Uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T.T. da (Ed.) Identidade e Diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2000. p. 7-73.

Downloads

Publicado

20-02-2015