Teletandem e performatividade
Palavras-chave:
teletandem, tandem, telecolaboração, performatividade, língua estrangeiraResumo
Teletandem é um contexto virtual e autônomo que utiliza recursos de tecnologia VOIP (imagens de webcam, voz e texto). Neste contexto, dois estudantes de línguas estrangeiras colaboram um com o outro na aprendizam de sua respectivas línguas nativas (ou de proficiencia) por meio da interação intercultural e linguística. A Teoria da Performatividade pode esclarecer a constituição das identidades nacionais desses alunos quando eles marcam e discutem diferenças entre seus dois países durante sessões de teletandem. Com base em abordagens críticas ao discurso e a comunicação intercultural, minha análise mostra que o contato intercultural on-line abre possibilidades inovadoras para professores de línguas estrangeiras promoverem o contato intercultural com o "diferente". No entanto, sem a mediação do professor, as interações de teletandem podem se restringir a performances superficiais e pré-determinadas de representações sedimentadas de si e do outro. Concluo com uma discussão acerca de pontos pedagógicos relevantes para professores de línguas estrangeiras.
Downloads
Referências
BENEDETTI, A.M., CONSOLO, D.A., VIEIRA-ABRAHÃO, M.H. Pesquisas em Ensino e Aprendizagem no Teletandem Brasil: Línguas estrangeiras para todos. Campinas: Pontes Editores, 2010.
BRAMMERTS, H. Autonomous language learning in tandem: The development of a concept. In: LEWIS, T.; WALKER, L. (Eds.) Autonomous Language Learning in Tandem. Sheffield: Academic Electronic Publications, 2003. p. 27-36.
BROCCO, A. A gramática em contexto de teletandem e em livros didáticos de português como língua estrangeira (Masters Thesis in Linguistics). São José do Rio Preto: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas / Universidade Estadual Paulista, 2009. Available at: http://www.teletandembrasil.org/site/docs/BROCODISS.pdf. Retrieved February 18, 2014.
BUTLER, J. Gender Trouble: Feminism and the subversion of identity. New York: Routledge Press, 1999.
BYRAM, M. From Foreign Language Education to Education for Intercultural Citizenship. Clevedon: Multilingual Matters, 2008.
BYRAM, M. Intercultural citizenship from an internationalist perspective. Journal of the NUS Teaching Academy, Vol. 1, issue 1, 2011, p. 10-20.
CANAGARAJAH, A.S. Postmodernism and intercultural discourse: World Englishes. In: PAULSTON, C.B.; KIESLING, S.F.; RANGEL, E.S. (Eds.). The Handbook of Intercultural Discourse and Communication. West-Sussex: Wiley- Blackwell Publishing Ltd, 2012. p. 109-132.
FANT, L. “Those venezuelans are so easy-going!” National stereotypes and self- represenations in discourse about the Other. In: PAULSTON, C.B.; KIESLING, S.F.; RANGEL, E.S. (Eds.). The Handbook of Intercultural Discourse and Communication. West-Sussex: Wiley-Blackwell Publishing Ltd, 2012. p. 271-290.
GÓIS, E.R. As diferenças culturais no teletandem. Available at: http://www. teletandembrasil.org/site/docs/GOIS.pdf. Retrieved February 18, 2014.
GUEST, M. A critical ‘checkbook’ for culture teaching and learning. ELT Journal, Vol. 56, issue 2, 2002, p. 154-161.
HARISSI, M.; OTSUJI, E.; PENNYCOOK, A. The performative fixing and unfixing of subjectivities. Applied Linguistics, Vol. 33, issue 5, 2012, p. 524-543.
KRAMSCH, C.; URYU, M. Intercultural contact, hybridity, and third space. In: JACKSON, J. (Ed.) The Routledge Handbook of Language and Intercultural Communication. New York: Routledge, 2014, p. 211-225.
KUBOTA, R. Critical approaches to intercultural discourse and communication. In: PAULSTON, C.B.; KIESLING, S.F.; RANGEL, E.S. (Eds.). The Handbook of Intercultural Discourse and Communication. West-Sussex: Wiley-Blackwell Publishing Ltd, 2012. p. 89-109.
KULICK, D. No. Language & Communication, Vol. 23, issue 2, 2003, p. 139-151.
LEONE P. Leadership in multimodal computer-mediated second language communication for reciprocal learning. Journal of e-Learning and Knowledge Society, Vol. 8, issue 3, p. 55-66, 2012, p. 55-66.
LEONE, P. Comunicazione mediata dal computer e apprendimento linguistico: Gli incontri teletandem. Studi di Glottodidattica, Vol. 1, issue 1, 2009, p. 90-106.
LEVY, M. Culture, culture learning and new technologies: Towards a pedagogical framework. Language Learning & Technology, Vol. 11, issue 2, 2007, p. 104-127.
MCILVENNY, P. Critical reflections on performativity and the ‘un/doing’ of gender and sexuality in talk. In: MCILVENNY, P. (Ed.). Talking gender and sexuality. Philadelphia: John Benjamins, 2002. p. 111–149.
MENDES, C.M. Crenças sobre a língua inglesa: O antiamericanismo e sua relação como o processo de ensino-aprendizagem de professores em formação (Masters Thesis in Linguistics). São José do Rio Preto: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas /
UniversidadeEstadualPaulista, 2009. Available at: http://www.teletandembrasil.org/site/docs/MENDES_CM.pdf . Retrieved February 18, 2014.
MILLER, E.R. Performativity theory and language learning: Sedimentating, appropriating, and constituting language and subjectivity. Linguistics and Education, Vol. 23, issue 1, 2012, p. 88–99.
MOITEIRO, M.N. Action research on teletandem: An analysis of virtual intercultural communication between students from Brazil and Germany. 2009. (Diplomarbeit in Linguistics). Johannes Gütemberg Universität, Meinz. Available at: http://www.teletandembrasil.org/site/docs/MOITEIRO.pdf. Retrieved February 18, 2014.
NVivo 10 Qualitative Analysis Software. Doncanster, Victoria, Australia: QSR International Available at: http://qsrinternational.com/products_nvivo.aspx. Retrieved February 18, 2014.
PENNYCOOK, A. Performativity and language studies. Critical Inquiry in Language Studies: An International Jornal, Vol. 1, issue 1, 2004, p. 1-19.
PILLER, I. Intercultural communication: An overview. In: PAULSTON, C.B.; KIESLING, S.F.; RANGEL, E.S. (Eds.). The Handbook of Intercultural Discourse and Communication. West-Sussex: Wiley-Blackwell Publishing Ltd, 2012. p. 2-18.
PRICE, S. Critical discourse analysis: Discourse acquisition and discourse practices. TESOL Quarterly, Vol. 33, issue 3, 1999. p. 581-595.
RODRIGUES, D.G. Os estereótipos e a construção da identidade linguístico-cultural no processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira no contexto teletandem. FAPESP Scientific Initiative Grant Report, São José do Rio Preto, 2008. Available at: http://www.teletandembrasil.org/site/docs/RODRIGUES. pdf. Retrieved February 18, 2014.
SALOMÃO, A.C.B. On-line Collaborative Learning for In-service Teacher Education. Journal of Emerging Technologies in Web Intelligence, Vol. 3, issue 4, 2011a, p.268-272. Available at: http://ojs.academypublisher.com/index.php/jetwi/article/
view/5938. Retrieved February 18, 2014.
SALOMÃO, A.C.B. The education of teacher educators: perspectives of collaboration between undergraduate and graduate students in the Project Teletandem Brazil. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, Vol. 11, issue 3, 2011b., p. 653-678. Available at: http://www.scielo.br/pdf/rbla/v11n3/04.pdf. Retrieved February 18, 2014.
SANTOS, G.R. Características da interação no contexto de aprendizagem in-andem. (Masters thesis in Linguistics) - São José do Rio Preto: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas / Universidade Estadual Paulista, 2008. Available at: HTTP://www.teletandembrasil.org/site/docs/DissertacaoGersonRossi. pdf. Retrieved February 18, 2014.
SANTOS, G.R. O que acontece durante as interações de teletandem: Investigando os dados. In: TELLES, J.A. (Org.). Teletandem: Um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas: Pontes Editores, 2009. p. 121-146.
SHI, X. Critical pedagogy and intercultural communication: Creating discourses of diversity, equality, common goals and rational-moral motivation. Journal of Intercultural Studies, Vol. 22, issue 3, 2001, 279-93.
SWAIN, M.; LAPKIN, S. Interaction and Second Language Learning: Two Adolescent French Immersion Students Working Together. The Modern Language Journal, Vol. 82, issue 3, 1998, p. 320-337.
TELLES, J.A. Teletandem: Um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas: Pontes Editores, 2009.
TELLES, J.A. Teletandem: Metamorfoses impostas pela tecnologia sobre o ensino de línguas estrangeiras. In: TELLES, J.A. (Org.). Teletandem: Um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI.
Campinas: Pontes Editores, 2009b. p. 61-72.
TELLES, J.A. Do we really need a webcam? The uses that foreign language students make out of webcam images during teletandem sessions. Letras & Letras, Vol. 25, issue 2, 2009c, p. 65-79.
TELLES, J.A. Teletandem: Transculturality and identity in webcam interactions in foreign languages. In: Conference Proceedings, International Conference ICT for Language Learning 5th Edition,, October, 20-21, 2012, Firenze: Libreria Universitaria. ISBN: 978-88-6292-309-5. Available at: http://conference.pixel-online.net/ICT4LL2012/common/download/Paper_pdf/321-IBT62-FP-Telles-
ICT2012.pdf . Retrieved February 18, 2014.
TELLES, J.A.; FERREIRA, M.J. Teletandem: Possibilidades, dificuldades e abrangência de um projeto de comunicação online de PLE. Horizontes em Linguistica Aplicada, Vol. 9, issue 2, 2011, p. 79-104.
TELLES, J.A.; VASSALLO, M.L. Foreign language learning in-tandem: Teletandem as an alternative proposal in CALLT. The Especialist, Vol. 27, issue 2, 2006, p. 189-212.
TELLES, J.A.; VASSALLO, M.L. Teletandem: Uma proposta alternativa no ensino/aprendizagem assistidos por computadores. In: TELLES, J.A. (Org.). Teletandem: Um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas: Pontes Editores, 2009a. p. 41-60.
VASTERLING, V. Butler’s sophisticated constructivism: A critical assessment. Hypatia, Vol. 14, issue 3, 1999. p. 17-38.
VASSALLO, M.L.; TELLES, J.A. Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: Histórias de identidades. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Vol. 8, issue 3, 2008, p. 341-381.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: Uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T.T. da (Ed.) Identidade e Diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2000. p. 7-73.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


