Proporcionar aos índios a valorização das suas línguas?!

Problemas discursivos na diferenciação da escola indígena

Autori

  • Carlos Maroto Guerola UFSC Autor

Parole chiave:

educação escolar indígena, línguas indígenas, análise crítica do discurso, ensino-aprendizagem escolar de linguagens, política linguística

Abstract

Partindo da crítica às políticas linguísticas baseadas nos regimes metadiscursivos de línguas inventadas para a sua transmissão escolar e dos fundamentos teórico-metodológicos da análise crítica do discurso, este artigo busca apontar obstáculos discursivos à diferenciação da educação escolar indígena e à valorização escolar das línguas indígenas. Através da análise de um corpus composto por excertos da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, e pela reportagem “Por uma escola diferenciada”, do programa Globo Educação, a análise aponta dois obstáculos discursivos: a monologização de signos e objetos culturais polivalentes, como a educação, a escola ou a língua, e a alocação assimétrica de agência em relação aos atores representados nos discursos oficial e midiático sobre a educação escolar indígena.

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Pubblicato

2015-09-21