Sequência didática

um mecanismo dialético para ensino e aprendizagem de línguas

Autores

  • Didiê Ana Ceni Denardi Universidade Tecnológica Federal do Paraná Autor

Palavras-chave:

sequência didática, mecanismo dialético, ensino e aprendizagem

Resumo

Em cursos de formação inicial e contínua de professores de línguas materna e adicional no Brasil, o conceito de sequência didática tem sido amplamente estudado como um procedimento teórico e metodológico para o ensino e a aprendizagem de línguas, uma vez que se foca no trabalho com textos orais e escritos numa perspectiva de gêneros textuais. Este texto tem o propósito de estender esse conceito considerando sua natureza dialética. Para isso, o artigo apresenta uma releitura da definição, escolhas teóricas, características e estrutura modular da sequência didática, comparando esse procedimento com o conceito de metodologia dialética de construção de conhecimento em sala de aula, e apresenta uma breve análise de um planejamento de uma sequência didática.

 

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Biografia do Autor

  • Didiê Ana Ceni Denardi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Departamento de Letras - Língua Inglesa

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Publicado

03-03-2017