Sobre o protagonismo na linguagem escrita e novos modos de interação
Parole chiave:
descolonização do pensamento, práticas de linguagem escrita, subalternização.Abstract
O objetivo deste trabalho é problematizar o protagonismo da linguagem escrita a partir da retomada de estudos anteriores XXX (2009, 2011) e também XXX (2014, org.). Para tanto, inicialmente, trago discussões sobre o conceito de língua e, em um segundo momento, trago algumas reflexões sobre agência e agenciamento. Em seguida, retomo estudos anteriores sobre a linguagem escrita para abordá-la numa visão pragmática. Por fim, trago dois exemplos para estabelecer conexões entre o pensamento hegemônico acerca da escrita em contraponto à visão descolonizada de escrita, de modo que concluo chamando a atenção para a necessidade de descolonizar o intelecto.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AHEARN, L. M. Agency. Journal of Linguistic Anthropology, South Carolina, v. 9, n. 1-2, p. 12-15, 2000.
AHEARN, L. M. Language and agency. Annual Review of Anthropology, California, v. 30, p. 109-137, 2001. https://doi.org/10.1146/annurev.anthro.30.1.109
ASAD, T. Agency and pain: an exploration. Culture and Religion, New York, v. 1, n. 1, p. 29-60, 2000. https://doi.org/10.1080/01438300008567139
AUSTIN, J. L. How to do things with words. 2. ed. Oxford: Oxford University Press, 1976.
BLOMMAERT, J. Ideologias linguísticas e poder. (Trad. de Ive Brunelli). In: SILVA, D. N.; FERREIRA, D. M. M.; ALENCAR, C. N. (Org.). Nova pragmática: modos de fazer. São Paulo: Cortez, 2014. p. 67-77.
BRITTO, L. P. L. Educação linguística escolar: para além das obviedades. In: CORREA, D. A.; SALEH, P. B. O. (Org.). Estudos da linguagem e currículo de Letras: diálogos (im)possíveis. Ponta Grossa: EdUEPG, 2008. p. 15-29.
BUTLER, J. Excitable speech: a politics of the performative. New York: Routledge, 1997.
CORREA, D. A. Aspects of writing and identity. Language Sciences, Oxford, v. 33, n. 4, p. 667-671, 2011a. https://doi.org/10.1016/j.langsci.2011.04.012
CORREA, D. A. Política linguística e ensino de língua. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 7, n. 1, p. 69-75, 2009. https://doi.org/10.4013/cld.2009.71.07
CORREA, D. A. Políticas linguísticas e ensino: um convite à discussão. In: BATTISTI, E.; COLLISCHONN, G. (Org.). Língua e linguagens: perspectivas de investigação. Pelotas: Educat, 2011b. p. 105-124.
CORREA, D. A. Práticas linguísticas e ensino de língua: variáveis políticas. In: CORREA, D. A. (Org.). Política linguística e ensino de língua. Campinas: Pontes, 2014. p. 19-35.
CORREA, D. A.; GÜTHS, T. R. Por um constante repensar de nossas visões sobre língua: revisitando o conceito de política linguística. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília DF , , v. 16, n. 2, p. 140-159, 2015.
DAVIDSON, D. The second person. Midwest Studies in Philosophy, Hoboken, v. 17, n. 1, p. 255-267, 1992. https://doi.org/10.1111/j.1475-4975.1992.tb00154.x.
DERRIDA, J. Limited Inc. Paris: Galilée, 1990.
DURANTI, A. Agency in language. In: DURANTI, A. (Ed.). A companion to linguistic anthropology. Massachusetts: Blackwell Publishing, 2004. p. 451-473.
HARDY-VALLÉE, B. Que é um conceito? São Paulo: Parábola, 2013.
HARRIS, R. Rethinking writing. London: Continuum, 2000.
JOSEPH, J. E. Language and politics. Edimburgo: Edinburgh University Press, 2006. https://doi.org/10.3366/edinburgh/9780748624522.001.0001
KRAMSCH, C. Por que os professores de língua estrangeira precisam ter uma perspectiva multilíngue e o que isto significa para sua prática de ensino. In: CORREA, D. A. (Org.). Política linguística e ensino de língua. Campinas: Pontes, 2014. p. 11-20.
MEY, J. Sequencialidade, contexto e forma linguística. In: SILVA, D. N.; FERREIRA, D. M. M.; ALENCAR, C. N. (Org.). Nova pragmática: modos de fazer. Trad. Ive Brunelli. São Paulo: Cortez, 2014. p. 129-144.
MIGNOLO, W. D. Histórias locais/projetos globais - colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Trad. Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
MOURA, D.; CARICATI, L.; MANDIL, J. Analfabetismo no século 21: jovens contam como é viver sem ler nem escrever na cidade de São Paulo. UOL Educação, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.uol/educacao/especiais/escolaridade-zero.htm#tematico-1 >. Acesso em: 14 dez. 2016.
PINTO, J. P. Conexões teóricas entre performatividade, corpo e identidades. Delta, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 1-26, 2007. https://doi.org/10.1590/s0102-44502007000100001
PINTO, J. P. Da língua-objeto à práxis linguística: desarticulações e rearticulações contra hegemônicas. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 69-83, 2010.
PINTO, J. P. De diferenças e hierarquias no quadro Adelaide às análises situadas e críticas na Linguística Aplicada. Delta, São Paulo, v. 31, p. 199-221, 2015.
PINTO, J. P. Hegemonias, contradições e desafios em discursos sobre língua no Brasil. In: CORREA, D. A. (Org.). Política linguística e ensino de língua. Campinas: Pontes, 2014. p. 59-72.
PINTO, J. P. Modernidade e diferença colonial nos discursos hegemônicos sobre língua no Brasil. Muitas Vozes, Ponta Grossa, v. 1, p. 171-180, 2012. https://doi.org/10.5212/MuitasVozes.v.1i2.0001
RAJAGOPALAN, K. A pesquisa política e socialmente compromissada em pragmática. In: SILVA, D. N.; FERREIRA, D. M. M.; ALENCAR, C. N. (Org.). Nova pragmática: modos de fazer. São Paulo: Cortez, 2014a. p. 101-128.
RAJAGOPALAN, K. O professor de línguas e a suma importância do seu entrosamento na política linguística do seu país. In: CORREA, D. A. Política linguística e ensino de língua. Campinas: Pontes, 2014b. p. 73-82.
RAJAGOPALAN, K. Política linguística: do que é que se trata, afinal? In: NICOLAIDES, C. et al. (Org.). Política e políticas linguísticas. Campinas: Pontes, 2013. p. 19-42.
RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.
RAJAGOPALAN, K. Prefácio In: SILVA, D. N.; FERREIRA, D. M. M.; ALENCAR, C. N. (Org.). Nova pragmática: modos de fazer. São Paulo: Cortez, 2014c. p. 11-14.
SILVA, D. N. Pragmática, sociedade (e a alma), uma entrevista com Jacob Mey. Delta, São Paulo, v. 30, n. 1, 2014. p. 161-179. https://doi.org/10.1590/s0102-44502014000100009
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


