Construction of knowledge objects for Portuguese language classes in the scientific literacy approach

Authors

  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq ##default.groups.name.author##
  • Elton Vieira Guimarães Aluno do Mestrado Profissional Profissional em Letras – ProfLetras Universidade Federal do Tocantins – UFT / Câmpus de Araguaína Professor da Educação Básica na Rede Pública do Estado do Tocantins (TO) Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte – SEDUC/TO ##default.groups.name.author##
  • Ivanildo Alves Medeiros Aluno do Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras Universidade Federal do Tocantins – UFT / Câmpus de Araguaína Professor da Educação Básica na Rede Pública do Município Governador Edison Lobão – Estado do Maranhão (MA) Secretaria Municipal de Educação – SEMED/Governador Edison Lobão – MA ##default.groups.name.author##

Keywords:

grammar, reading, scientific literacy, interdisciplinarity, Applied Linguistics

Abstract

We investigate a training experience of Portuguese language teachers, guided by the scientific literacy approach, in a professional master’s degree offered by the Brazilian government as a teachers instruction program linked up to public schools. The investigated documents were texts produced by the own teachers in training during the program in question, in addition to an official document that was proposed to determine, mainly, subjects, contents and skills to be compulsorily worked on Brazilian basic schools. At the end of this article, we present a proposal of pedagogical activity as result of alignment of knowledges produced in the investigated experience of teacher training.

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Author Biographies

  • Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
    Possui Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado, doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela The Hong Kong Polytechnic University (PolyU) e pela Aswan University (Egito). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Tocantins - UFT, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado Acadêmico e Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras), no Câmpus de Araguaína, e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), no Câmpus de Porto Nacional. Na graduação, leciona disciplinas na área de linguagem na Licenciatura em Pedagogia, no Câmpus de Palmas. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos Estudos do Letramento, compreendendo os seguintes conteúdos: ensino de gramática, gêneros textuais, alfabetização, material didático,currículo, práticas de escrita, práticas de leitura e formação de professores. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado) durante quatro anos. É Segundo Secretário da Diretoria da Associação de Linguística Aplicada do Brasil - ALAB (Biênio 2016-2017).
  • Elton Vieira Guimarães, Aluno do Mestrado Profissional Profissional em Letras – ProfLetras Universidade Federal do Tocantins – UFT / Câmpus de Araguaína Professor da Educação Básica na Rede Pública do Estado do Tocantins (TO) Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte – SEDUC/TO
    Possui Licenciatura em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins(2007). Atualmente é Professor de Educação Básica (PROEB) da Secretaria da Educação e Cultura. Tem experiência na área de Linguística Aplicada. 
  • Ivanildo Alves Medeiros, Aluno do Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras Universidade Federal do Tocantins – UFT / Câmpus de Araguaína Professor da Educação Básica na Rede Pública do Município Governador Edison Lobão – Estado do Maranhão (MA) Secretaria Municipal de Educação – SEMED/Governador Edison Lobão – MA
    Possui licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, (2008). Atualmente é professor efetivo da Rede Municipal de Educação do Estado do Maranhão. Trabalhou com Educação Prisional durante três anos, sendo dois deles na Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz - MA, (UPRI), antiga Casa de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), e um ano na Unidade Prisional de Ressocialização de Davinópolis - MA, (UPRD). Tem experiência em Linguística Aplicada.

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Published

Apr-Wed-2018