Construção de objetos de conhecimento para aulas de língua portuguesa na abordagem do letramento científico

Autores/as

  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq ##default.groups.name.author##
  • Elton Vieira Guimarães Aluno do Mestrado Profissional Profissional em Letras – ProfLetras Universidade Federal do Tocantins – UFT / Câmpus de Araguaína Professor da Educação Básica na Rede Pública do Estado do Tocantins (TO) Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte – SEDUC/TO ##default.groups.name.author##
  • Ivanildo Alves Medeiros Aluno do Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras Universidade Federal do Tocantins – UFT / Câmpus de Araguaína Professor da Educação Básica na Rede Pública do Município Governador Edison Lobão – Estado do Maranhão (MA) Secretaria Municipal de Educação – SEMED/Governador Edison Lobão – MA ##default.groups.name.author##

Palabras clave:

gramática, leitura, letramento científico, interdisciplinaridade, Linguística Aplicada

Resumen

Investigamos uma experiência de formação de professores de Língua Portuguesa, orientada pela abordagem do letramento científico, num mestrado profissional ofertado pelo governo brasileiro como programa de instrução de professores vinculados a escolas públicas. Os documentos investigados foram textos produzidos pelos próprios professores em formação na experiência focalizada, além de um documento oficial proposto para determinar, principalmente, disciplinas, conteúdos e habilidades a serem obrigatoriamente trabalhadas nas escolas básicas brasileiras. No final deste artigo, apresentamos uma proposta de atividade pedagógica como resultado do alinhamento de conhecimentos produzidos na experiência investigada de formação de professores.

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Biografía del autor/a

  • Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
    Possui Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado, doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela The Hong Kong Polytechnic University (PolyU) e pela Aswan University (Egito). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Tocantins - UFT, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado Acadêmico e Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras), no Câmpus de Araguaína, e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), no Câmpus de Porto Nacional. Na graduação, leciona disciplinas na área de linguagem na Licenciatura em Pedagogia, no Câmpus de Palmas. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos Estudos do Letramento, compreendendo os seguintes conteúdos: ensino de gramática, gêneros textuais, alfabetização, material didático,currículo, práticas de escrita, práticas de leitura e formação de professores. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado) durante quatro anos. É Segundo Secretário da Diretoria da Associação de Linguística Aplicada do Brasil - ALAB (Biênio 2016-2017).
  • Elton Vieira Guimarães, Aluno do Mestrado Profissional Profissional em Letras – ProfLetras Universidade Federal do Tocantins – UFT / Câmpus de Araguaína Professor da Educação Básica na Rede Pública do Estado do Tocantins (TO) Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte – SEDUC/TO
    Possui Licenciatura em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins(2007). Atualmente é Professor de Educação Básica (PROEB) da Secretaria da Educação e Cultura. Tem experiência na área de Linguística Aplicada. 
  • Ivanildo Alves Medeiros, Aluno do Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras Universidade Federal do Tocantins – UFT / Câmpus de Araguaína Professor da Educação Básica na Rede Pública do Município Governador Edison Lobão – Estado do Maranhão (MA) Secretaria Municipal de Educação – SEMED/Governador Edison Lobão – MA
    Possui licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, (2008). Atualmente é professor efetivo da Rede Municipal de Educação do Estado do Maranhão. Trabalhou com Educação Prisional durante três anos, sendo dois deles na Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz - MA, (UPRI), antiga Casa de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), e um ano na Unidade Prisional de Ressocialização de Davinópolis - MA, (UPRD). Tem experiência em Linguística Aplicada.

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Publicado

18-04-2018