Por uma Formação Decolonial de Professoras/es de Línguas

Autores

  • Julma Dalva Vilarinho Pereira Borelli Universidade Federal de Mato Grosso Autor
  • Viviane Pires Viana Silvestre Universidade Estadual de Goiás Autor
  • Rosane Rocha Pessoa Universidade Federal de Goiás Autor

Palavras-chave:

decolonialidade, formação de professoras/es de línguas, práxis decolonial

Resumo

Neste artigo, discutimos os desafios da formação docente para o século XXI, assumindo a decolonialidade como possibilidade de ressignificação de nossa práxis. Um dos desafios do pensamento decolonial é problematizar a colonialidade do saber (LANDER, 2005), que se estabelece por meio do privilégio do conhecimento científico e da invisibilização de outras formas de conhecer. A esse respeito, Castro-Gomez (2007) afirma que a universidade é uma instituição que contribui significativamente para a manutenção dessa ordem. Como professoras universitárias envolvidas diretamente com a formação de professoras/es de línguas, temos buscado diferentes formas de desenvolver nossa práxis como um projeto decolonial (WALSH, 2013). Neste artigo, discutimos a decolonialidade e apresentamos três práxis em que nosso objetivo foi tentar viver a formação de professoras/es de línguas de outro modo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDREOTTI, Vanessa; AHENAKEW, Cash; COOPER, Garrick. Equivocal knowing and elusive realities: imagining global citizenship otherwise. In: ANDREOTTI, Vanessa; SOUZA, Lynn M. T. M. de (ed.). Postcolonial Perspectives on Global Citizenship Education. New York: Routledge, 2012. p. 221-237. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-6300-277-6_18

ANDREOTTI, Vanessa; AHENAKEW, Cash; COOPER, Garrick. Equivocal knowing and elusive realities: imagining global citizenship otherwise. In: ANDREOTTI, Vanessa; SOUZA, Lynn M. T. M. de (ed.). Postcolonial Perspectives on Global Citizenship Education. New York: Routledge , 2012. p. 221-237.

ANDREOTTI, Vanessa O. Renegotiating Epistemic Privilege and Enchantments with Modernity: The Gain in the Loss of the Entitlement to Control and Define Everything. In: BROOM, Catherine; WISEMAN, Lynne (ed.). Social Policy, Education and Curriculum Research Unit. North Dartmouth: Centre For Policy Analyses/UMassDartmouth, 2013. p. 6-18.

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 11, p. 89-117. mai./ago. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-33522013000200004

BLOCK, David. Neoliberalism, the Neoliberal Citizen and English Language Teaching Materials: A Critical Analysis/Neoliberalismo, el ciudadano neoliberal y los materiales para la enseñanza de la lengua inglesa: un análisis crítico. Ruta Maestra, Bogotá, 21, p. 4-15, 2017.

BORELLI, Julma D. V. P. O estágio e o desafio decolonial: (des)construindo sentidos sobre a formação de professores/as de inglês. 2018. 224f. Dissertation (Ph.D in Letters and Linguistics) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

CASTRO-GÓMEZ, Santiago. Decolonizar la universidad: la hybris del punto cero y el diálogo de saberes. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROFÓGUEL, Ramón. (org.). El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistémica más allá del capitalismo global, Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 79-91.

CHRISTIANS, Clifford G. Ethics and politics in qualitative research. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. (ed.). The Landscape of Qualitative Research. 4. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2013. p. 125-167.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. The Discipline and Practice of Qualitative Research. In: ______. (ed.) The Landscape of Qualitative Research. 4. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2013. p. 1-41.

Don’t Judge my African American English. In: Utube, Oct 30, 2015. Available at: Available at: https://www.youtube.com/watch?v=j7_rihFMB78 Retrieved on: 6 May 2019.

FOUCAULT, Michael. Histoire de la sexualité II: L’usage des plaisirs. Paris: Gallimard, 1984.

FREIRE, Paulo. An Incredible Conversation with Paulo Freire, 1996. Available at: Available at: https://www.youtube.com/watch?v=aFWjnkFypFA Retrieved on: 24 April 2018.

GLESNE, Corrine. Research as solidarity. In: DENZIN, Norman K.; GIARDINA, Michael D. Ethical Futures in Qualitative Research. Walnut Creek: Left Coast Press, 2007. p. 169-178.

GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. In: SOUSA SANTOS, Boaventura; MENESES, Maria P. (org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 455-491. DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2009.3428

GROSFOGUEL, Ramón. The Structure of Knowledge in Westernized Universities: Epistemic Racism/Sexism and the Four Genocides/Epistemicides of the Long 16th Century. Human Architecture: Journal of the Sociology of Self-knowledge, [S.l.], v. 11, n. 1, p. 73-90, Fall, 2013.

HOOKS, Bell. Teaching to Transgress: Education as the Practice of Freedom. New York, Routledge, 1994.

HUGHES, Langston. In: RAMPERSAD, Arnold; ROESSEL, David (ed.). The Collected Poems of Langston Hughes. New York: Knopf, 1994.

KEARNEY, Richard. The Wake of Imagination. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1988.

KUMARAVADIVELU, Bala. Individual Identity, Cultural Globalization and Teaching English as an International Language: The Case for an Epistemic Break. In: ALSAGOFF, Lubna; RENANDYA, Willy A.; HU, Guangwei; MCKAY, Sandra L. (ed.). Teaching English as an International Language: Principles and Practices. New York: Routledge , 2012. p. 9-27.

LANDER, Edgardo. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: ______. (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: Conselho Latino-americano de Ciências Sociais - Clacso, 2005. p. 8-20.

LIN, Angel. Toward Paradigmatic Change in TESOL Methodologies: Building Plurilingual Pedagogies from the Ground up. TESOL Quarterly, [S.l.], v. 47, n. 3, p. 521-545, 2013. DOI: https://doi.org/10.1002/tesq.113

LINCOLN, Yvonna S.; CANNELLA, Gaile S. Ethics and the Broader Rethinking/ Reconceptualization of Research as Construct. In: DENZIN, Norman K.; GIARDINA, Michael D. Ethical Futures in Qualitative Research. Walnut Creek: Left Coast Press , 2007. p. 67-84.

MALDONADO-TORRES, Nelson. ‘On the Coloniality of Being’ - Contributions to the Development of a Concept, Cultural Studies, [S.l.], v. 21, n. 2, p. 240- 270, 2007. DOI: https://doi.org/10.1080/09502380601162548

MALDONADO-TORRES, Nelson. A topologia do ser e a geopolítica do conhecimento: modernidade, império e colonialidade. In: SOUSA SANTOS, Boaventura; MENESES, Maria P. (org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez , 2010. p. 396-443.

MIGNOLO, Walter D. Epistemic Disobedience, Independent Thought and De-Colonial Freedom. Theory, Culture & Society, Los Angeles, London, New Delhi, Singapore, v. 26, n. 7-8, p. 1-23, 2009. DOI: https://doi.org/10.1177/0263276409349275

MIGNOLO, Walter D. Local Histories/Global Designs: Coloniality, Subaltern Knowledges and Border Thinking. Princeton: Princeton University Press, 2012. DOI: https://doi.org/10.1515/9781400845064

PENNYCOOK, Alastair. Language as a Local Practice. New York: Routledge , 2010. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203846223

PENNYCOOK, Alastair. Posthumanist Applied Linguistics. Oxford; New York: Routledge , 2018. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315457574

PESSOA, Rosane R. A Critical Approach to the Teaching of English: Pedagogical and Identity Engagement. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 353-372, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982014005000005

PESSOA, Rosane R.; HOELZLE, Maria José. Ensino de línguas como palco de política linguística: mobilização de repertórios sobre gênero. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 56, n. 3, p. 782-800, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/010318138649840291441

PESSOA, Rosane R.; BORELLI, Julma D. V. P.; SILVESTRE, Viviane P. V. “Speaking Properly”: Language Conceptions Problematized in English Lessons of an Undergraduate Teacher Education Course in Brazil. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 71, n. 3, p. 81-98, set/dez 2018. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2018v71n3p81

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SOUSA SANTOS, Boaventura; MENESES, Maria P. (org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez , 2010. p. 84-130.

SIMONE, Nina. Ain't Got No, I Got Life. In: Nuff Said. New York City: RCA Studios, 1968.

SILVESTRE, Viviane P. V. Práticas problematizadoras e de(s)coloniais na formação de professores/as de línguas: teorizações construídas em uma experiência com o Pibid. 2016. 239f. Dissertation (Ph.D in Letters and Linguistics) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

SOUSA Santos, Boaventura de. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SOUSA Santos, Boaventura de; MENESES, Maria P. (Org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez , 2010. p. 32-83.

THE Help. Direção: Tate Taylor. Fotografia Stephen Goldblatt. [S.l.]: DreamWorks, 2012. 1 DVD (146 min.), NTST, color.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, Colonialidad y Educación. Revista Educación y Pedagogía, Medellín, v. XIX, n. 48, p. 25-35, 2007.

WALSH, Catherine. Lo pedagógico y ló decolonial: entretejiendo caminos. In: ______. (org.) Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Quito: Abya Yala, 2013. p. 23-68.

WALSH, Catherine. Insurgency and Decolonial Prospect, Praxis, and Project. In: MIGNOLO, Walter D.; WALSH, Catherine (ed.). On Decoloniality: Concepts, Analytics, Praxis. Durham: Duke University Press, 2018a. p. 33-56. DOI: https://doi.org/10.1215/9780822371779-003

WALSH, Catherine. On Decolonial Dangers, Decolonial Cracks, and Decolonial Pedagogies Rising. In: MIGNOLO, Walter D.; WALSH, Catherine. On Decoloniality: Concepts, Analytics, Praxis. Durham: Duke University Press , 2018b. p. 81-98. DOI: https://doi.org/10.1215/9780822371779-005

WALSH, Catherine; MIGNOLO, Walter. Introduction. In: MIGNOLO, Walter D.; WALSH, Catherine. On Decoloniality: Concepts, Analytics, Praxis. Durham: Duke University Press , 2018. p. 1-12.

WALSH, Catherine; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria. Colonialidade e pedagogia decolonial: Para pensar uma educação outra. Arquivos Analíticos de Políticas educativas, [S.l.], v. 26, n. 8, p.1-16, 2018. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.26.3874

Downloads

Publicado

08-07-2020

Edição

Seção

Número temático - Teacher Education for the 21st Century (apenas artigos em inglês / lançamento em 2020)