Por uma Formação Decolonial de Professoras/es de Línguas
Palavras-chave:
decolonialidade, formação de professoras/es de línguas, práxis decolonialResumo
Neste artigo, discutimos os desafios da formação docente para o século XXI, assumindo a decolonialidade como possibilidade de ressignificação de nossa práxis. Um dos desafios do pensamento decolonial é problematizar a colonialidade do saber (LANDER, 2005), que se estabelece por meio do privilégio do conhecimento científico e da invisibilização de outras formas de conhecer. A esse respeito, Castro-Gomez (2007) afirma que a universidade é uma instituição que contribui significativamente para a manutenção dessa ordem. Como professoras universitárias envolvidas diretamente com a formação de professoras/es de línguas, temos buscado diferentes formas de desenvolver nossa práxis como um projeto decolonial (WALSH, 2013). Neste artigo, discutimos a decolonialidade e apresentamos três práxis em que nosso objetivo foi tentar viver a formação de professoras/es de línguas de outro modo.
Downloads
Referências
ANDREOTTI, Vanessa; AHENAKEW, Cash; COOPER, Garrick. Equivocal knowing and elusive realities: imagining global citizenship otherwise. In: ANDREOTTI, Vanessa; SOUZA, Lynn M. T. M. de (ed.). Postcolonial Perspectives on Global Citizenship Education. New York: Routledge, 2012. p. 221-237. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-6300-277-6_18
ANDREOTTI, Vanessa; AHENAKEW, Cash; COOPER, Garrick. Equivocal knowing and elusive realities: imagining global citizenship otherwise. In: ANDREOTTI, Vanessa; SOUZA, Lynn M. T. M. de (ed.). Postcolonial Perspectives on Global Citizenship Education. New York: Routledge , 2012. p. 221-237.
ANDREOTTI, Vanessa O. Renegotiating Epistemic Privilege and Enchantments with Modernity: The Gain in the Loss of the Entitlement to Control and Define Everything. In: BROOM, Catherine; WISEMAN, Lynne (ed.). Social Policy, Education and Curriculum Research Unit. North Dartmouth: Centre For Policy Analyses/UMassDartmouth, 2013. p. 6-18.
BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 11, p. 89-117. mai./ago. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-33522013000200004
BLOCK, David. Neoliberalism, the Neoliberal Citizen and English Language Teaching Materials: A Critical Analysis/Neoliberalismo, el ciudadano neoliberal y los materiales para la enseñanza de la lengua inglesa: un análisis crítico. Ruta Maestra, Bogotá, 21, p. 4-15, 2017.
BORELLI, Julma D. V. P. O estágio e o desafio decolonial: (des)construindo sentidos sobre a formação de professores/as de inglês. 2018. 224f. Dissertation (Ph.D in Letters and Linguistics) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
CASTRO-GÓMEZ, Santiago. Decolonizar la universidad: la hybris del punto cero y el diálogo de saberes. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROFÓGUEL, Ramón. (org.). El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistémica más allá del capitalismo global, Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 79-91.
CHRISTIANS, Clifford G. Ethics and politics in qualitative research. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. (ed.). The Landscape of Qualitative Research. 4. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2013. p. 125-167.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. The Discipline and Practice of Qualitative Research. In: ______. (ed.) The Landscape of Qualitative Research. 4. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2013. p. 1-41.
Don’t Judge my African American English. In: Utube, Oct 30, 2015. Available at: Available at: https://www.youtube.com/watch?v=j7_rihFMB78 Retrieved on: 6 May 2019.
FOUCAULT, Michael. Histoire de la sexualité II: L’usage des plaisirs. Paris: Gallimard, 1984.
FREIRE, Paulo. An Incredible Conversation with Paulo Freire, 1996. Available at: Available at: https://www.youtube.com/watch?v=aFWjnkFypFA Retrieved on: 24 April 2018.
GLESNE, Corrine. Research as solidarity. In: DENZIN, Norman K.; GIARDINA, Michael D. Ethical Futures in Qualitative Research. Walnut Creek: Left Coast Press, 2007. p. 169-178.
GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. In: SOUSA SANTOS, Boaventura; MENESES, Maria P. (org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 455-491. DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2009.3428
GROSFOGUEL, Ramón. The Structure of Knowledge in Westernized Universities: Epistemic Racism/Sexism and the Four Genocides/Epistemicides of the Long 16th Century. Human Architecture: Journal of the Sociology of Self-knowledge, [S.l.], v. 11, n. 1, p. 73-90, Fall, 2013.
HOOKS, Bell. Teaching to Transgress: Education as the Practice of Freedom. New York, Routledge, 1994.
HUGHES, Langston. In: RAMPERSAD, Arnold; ROESSEL, David (ed.). The Collected Poems of Langston Hughes. New York: Knopf, 1994.
KEARNEY, Richard. The Wake of Imagination. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1988.
KUMARAVADIVELU, Bala. Individual Identity, Cultural Globalization and Teaching English as an International Language: The Case for an Epistemic Break. In: ALSAGOFF, Lubna; RENANDYA, Willy A.; HU, Guangwei; MCKAY, Sandra L. (ed.). Teaching English as an International Language: Principles and Practices. New York: Routledge , 2012. p. 9-27.
LANDER, Edgardo. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: ______. (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: Conselho Latino-americano de Ciências Sociais - Clacso, 2005. p. 8-20.
LIN, Angel. Toward Paradigmatic Change in TESOL Methodologies: Building Plurilingual Pedagogies from the Ground up. TESOL Quarterly, [S.l.], v. 47, n. 3, p. 521-545, 2013. DOI: https://doi.org/10.1002/tesq.113
LINCOLN, Yvonna S.; CANNELLA, Gaile S. Ethics and the Broader Rethinking/ Reconceptualization of Research as Construct. In: DENZIN, Norman K.; GIARDINA, Michael D. Ethical Futures in Qualitative Research. Walnut Creek: Left Coast Press , 2007. p. 67-84.
MALDONADO-TORRES, Nelson. ‘On the Coloniality of Being’ - Contributions to the Development of a Concept, Cultural Studies, [S.l.], v. 21, n. 2, p. 240- 270, 2007. DOI: https://doi.org/10.1080/09502380601162548
MALDONADO-TORRES, Nelson. A topologia do ser e a geopolítica do conhecimento: modernidade, império e colonialidade. In: SOUSA SANTOS, Boaventura; MENESES, Maria P. (org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez , 2010. p. 396-443.
MIGNOLO, Walter D. Epistemic Disobedience, Independent Thought and De-Colonial Freedom. Theory, Culture & Society, Los Angeles, London, New Delhi, Singapore, v. 26, n. 7-8, p. 1-23, 2009. DOI: https://doi.org/10.1177/0263276409349275
MIGNOLO, Walter D. Local Histories/Global Designs: Coloniality, Subaltern Knowledges and Border Thinking. Princeton: Princeton University Press, 2012. DOI: https://doi.org/10.1515/9781400845064
PENNYCOOK, Alastair. Language as a Local Practice. New York: Routledge , 2010. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203846223
PENNYCOOK, Alastair. Posthumanist Applied Linguistics. Oxford; New York: Routledge , 2018. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315457574
PESSOA, Rosane R. A Critical Approach to the Teaching of English: Pedagogical and Identity Engagement. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 353-372, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982014005000005
PESSOA, Rosane R.; HOELZLE, Maria José. Ensino de línguas como palco de política linguística: mobilização de repertórios sobre gênero. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 56, n. 3, p. 782-800, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/010318138649840291441
PESSOA, Rosane R.; BORELLI, Julma D. V. P.; SILVESTRE, Viviane P. V. “Speaking Properly”: Language Conceptions Problematized in English Lessons of an Undergraduate Teacher Education Course in Brazil. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 71, n. 3, p. 81-98, set/dez 2018. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2018v71n3p81
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SOUSA SANTOS, Boaventura; MENESES, Maria P. (org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez , 2010. p. 84-130.
SIMONE, Nina. Ain't Got No, I Got Life. In: Nuff Said. New York City: RCA Studios, 1968.
SILVESTRE, Viviane P. V. Práticas problematizadoras e de(s)coloniais na formação de professores/as de línguas: teorizações construídas em uma experiência com o Pibid. 2016. 239f. Dissertation (Ph.D in Letters and Linguistics) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
SOUSA Santos, Boaventura de. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SOUSA Santos, Boaventura de; MENESES, Maria P. (Org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez , 2010. p. 32-83.
THE Help. Direção: Tate Taylor. Fotografia Stephen Goldblatt. [S.l.]: DreamWorks, 2012. 1 DVD (146 min.), NTST, color.
WALSH, Catherine. Interculturalidad, Colonialidad y Educación. Revista Educación y Pedagogía, Medellín, v. XIX, n. 48, p. 25-35, 2007.
WALSH, Catherine. Lo pedagógico y ló decolonial: entretejiendo caminos. In: ______. (org.) Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Quito: Abya Yala, 2013. p. 23-68.
WALSH, Catherine. Insurgency and Decolonial Prospect, Praxis, and Project. In: MIGNOLO, Walter D.; WALSH, Catherine (ed.). On Decoloniality: Concepts, Analytics, Praxis. Durham: Duke University Press, 2018a. p. 33-56. DOI: https://doi.org/10.1215/9780822371779-003
WALSH, Catherine. On Decolonial Dangers, Decolonial Cracks, and Decolonial Pedagogies Rising. In: MIGNOLO, Walter D.; WALSH, Catherine. On Decoloniality: Concepts, Analytics, Praxis. Durham: Duke University Press , 2018b. p. 81-98. DOI: https://doi.org/10.1215/9780822371779-005
WALSH, Catherine; MIGNOLO, Walter. Introduction. In: MIGNOLO, Walter D.; WALSH, Catherine. On Decoloniality: Concepts, Analytics, Praxis. Durham: Duke University Press , 2018. p. 1-12.
WALSH, Catherine; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria. Colonialidade e pedagogia decolonial: Para pensar uma educação outra. Arquivos Analíticos de Políticas educativas, [S.l.], v. 26, n. 8, p.1-16, 2018. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.26.3874
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


