Teorias recentes de letramentos críticos para inglês para fins específicos

Autori

Parole chiave:

Letramentos críticos, Inglês instrumental, Contingência, Contexto

Abstract

Um currículo que forma alunos problematizadores de significados contextuais foi a premissa para conciliar inglês instrumental, contingências e metodologia qualitativa num curso de extensão denominado "Oficina de inglês instrumental: leituras para o presente-futuro em mundo contemporâneo", oferecido em uma universidade pública. É parte de uma pesquisa maior que investiga os multiletramentos dos graduandos na perspectiva de educação linguística crítica. O curso focalizou a construção de sentidos por meio de linguagem multimodal, reflexões sobre diversidades complexas como expansão da interpretação dos participantes.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Riferimenti bibliografici

BAKER, C. Literacy Practices and Social Relations in Classroom Reading Events. In: BAKER, C.; LUKE, A. (ed.). Towards a Critical Sociology of Reading Pedagogy. Philadelphia: John Benjamins, 1991. v. 1, p. 161-190. DOI: https://doi.org/10.1075/pbns.19.11bak.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.

BHABHA, H. K. The Location of Culture. New York: Routledge, 1994.

BRAGA, D. B.; BUSNARDO, J. Digital Literacy for Autonomous Learning: Designer Problems and Learner Choices. In: SNYDER, I.; BEAVIES, C. (ed.). Doing Literacy Online: Teaching, Learning and Playing in an Electronic World. Cresskill: Hampton, 2004. p. 45-68.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006. Disponible en: https://bit.ly/2XsmsGG. Acceso el: 22 agosto 2018.

BURBULES, N. C.; TORRES, C. A. Globalization and Education: Critical Perspectives. New York: Routledge, 2000.

CANAGARAJAH, A. S. (ed.). Reclaiming the Local in Language Policy and Practice. New York: Routledge, 2008.

CANAGARAJAH, A. S. In Search of a New Paradigm for Teaching English as an International Language. Tesol Journal, Hoboken, v. 5, n. 4, p. 767-785, 2014. DOI: https://doi.org/10.1002/tesj.166.

CAN MILES Tackle the Digital Divide? [S. l: s. n], 2008. 1 vídeo (3 min). Publicado por el canal Elearning Foundation. Disponible en: https://youtu.be/-BARWmnj7Aw. Acceso el: 4 oct. 2020.

CAPUTO, J. Against Ethics Contributions to a Poetics of Obligation with Constant Reference to Deconstruction. Bloomington: Indiana University Press, 1993.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

CELCE-MURCIA, M. (ed.). Teaching English as a Second or Foreign Language. 3. ed. Boston: Heinle & Heinle, 2001.

CELCE-MURCIA, M.; OLSHTAIN, E. Discourse and Context in language teaching. A Guide for Language Teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

CERVETTI, G.; PARDALES, M. J.; DAMICO, J. S. A Tale of Differences: Comparing the Traditions, Perspectives, and Educational Goals of Critical Reading and Critical Literacy. [S.l.]: [s.n], 2001. Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/334372467_A_Tale_of_Differences_Comparing_the_Traditions_Perspectives_and_Educational_Goals_of_Critical_Reading_and_Critical_Literacy/link/5d25e94e92851cf4407535a3/download. Acceso el: 14 ago. 2020.

CILLIERS, P. Complexity and Postmodernism: Understanding Complex Systems. New York: Routledge, 2005.

COPE, B.; KALANTZIS, M. (ed.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. New York: Routledge, 2000.

DERRIDA, J. Of Grammatology. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1997. 441 p.

DUDLEY-EVANS, T.; SAINT JOHN, M. J. Developments in English for Specific Purposes: A Multidisciplinary Approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

FESTINO, C. G. Broadening the Social Contract Through the Literary Text. Critical Literacy: Theories and Practices, Nottingham, v. 1, n. 1, p. 90-99, 2007. Disponible en: https://bit.ly/3gtGPdQ. Acceso el: 13 agosto 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GEE, J. P. Situated Language and Learning: A Critique of Traditional Schooling. New York: Routledge, 2004.

GEE, J. P. Social Linguistics and Literacies: Ideology in Discourses. London: Taylor & Francis, 1996.

GIROUX, H. Border Crossings: Cultural Workers and the Politics of Education. New York, London: Routledge, 2005.

HUTCHINSON, T.; WATERS, A. English for Specific Purposes: A Learning-Centred Approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1987. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511733031.

JANKS, H. et al. Doing Critical Literacy: Texts and Activities for Students and Teachers. New York: Routledge, 2014. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203118627.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. New York: Routledge, 1996.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. (ed.). Digital Literacies: Concepts, Policies, and Practices. New York: Peter Lang, 2008.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New Literacies: Changing Knowledge and Classroom Research. Buckingham: Open University Press, 2005.

LEVINAS, E. Otherwise Than Being, or Beyond Essence, the Second Magnum Opus. Translation by Alphonso Lingis. Boston: Kluwer, 1978.

MANOVICH, L. The Language of New Media. Cambridge, MA: MIT Press, 2001.

McLAUGHLIN, M.; DEVOODG, G, L. Critical Literacy: Enhancing Students’ Comprehension of Text. Foreword by Allan Luke. London: Scholastic, 2004.

MIGNOLO, W. Local Histories, Global Designs: Coloniality, Subaltern Knowledges and Border Thinking. Princeton: Princetown University Press, 2000.

MONTE MÓR, W. Foreign Languages Teaching, Education and the New Literacies Studies: Expanding Views. In: GONÇALVES, G. R. et al (org.). New Challenges in Language and Literature. Belo Horizonte: Fale/UFMG, 2009. p. 177-189.

MONTE MÓR, W. Investigating Critical Literacy at the University in Brazil. Critical Literacy: Theories and Practices, Nottingham, v. 1, n. 1, p. 41-51, 2007. Disponible en: https://bit.ly/3gtGPdQ. Acceso el: 4 oct. 2020.

MORIN, E. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

MUSPRATT, S.; LUKE, A.; FREEBODY, P. (ed.). Constructing Critical Literacies: Teaching and Learning Textual Practice. Cresskill: Hampton, 1997.

NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. [S.l]: [s.n], 1996. Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/242352947_Multiliteracies_New_Literacies_New_Learning/link/56b29ed708ae5ec4ed4b5883/download. Acceso el: 14 agosto 2018.

PAIVA, V. L. M. O. (org.). Práticas de ensino e aprendizagem de inglês com foco na autonomia. Belo Horizonte: Fale/UFMG, 2005.

PENNYCOOK, A. Language as a Local Practice. New York: Routledge, 2010. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203846223.

PRATT, M. L. Arts of the Contact Zone. Profession, New York, v. 91, p. 33-40, 1991.

PRINSLOO, M. The New Literacies as Placed Resources. Perspectives in Education, Centurion, v. 23, n. 4, p. 87-98, 2005. Disponible en: https://bit.ly/33oB11A. Acceso el: 22 agosto 2018.

RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e questão ética. Campinas: Pontes, 2003.

SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. (org.). Linguística aplicada e transdisciplinaridade: questões e perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 1998.

SNYDER, I. Literacy Wars: Why Teaching Children to Read and Write is a Battleground in Australia. Crows Nest: Allen & Unwin, 2008.

SORRY, Kevin Rudd’s Apology to “The Stolen Generation”. [S.l]: [s. n], 2008. 1 vídeo (3 min). Publicado por el canal Channel 10. Disponible en: https://youtu.be/b3TZOGpG6cM. Acceso el: 22 agosto 2018.

SOUZA, L. T. Hibridismo e tradução cultural em Bhabha. In: ABDALA JÚNIOR, B. (org.). Margens da cultura: mestiçagem, hibridismo e outras misturas. São Paulo: Boitempo, 2004. p. 113-134.

SOUZA, L. T. Voices on Paper: Multimodal Texts and Indigenous Literacy in Brazil. Social Semiotics, Abingdon, v. 13, n. 1, 29-42, 1997. DOI: https://doi.org/10.1080/1035033032000133508.

STREET, B. Literacy in Theory and Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

SWALES, J. Genre Analysis: English in Academic and Researching Settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

TAKAKI, N. H. Letramentos na sociedade digital: navegar é e não é preciso. Jundiaí: Paco Editorial, 2012.

TODD, S. Toward an Imperfect Education: Facing Humanity, Rethinking Cosmopolitanism. New York: Routledge, 2009.

VAN LEEUWEN, T. New Forms of Writing, New Visual Competencies. Visual Studies, Abingdon, v. 2, n. 3, p. 130-135, 2008. DOI: https://doi.org/10.1080/14725860802276263.

Pubblicato

2020-10-20