Teorias recentes de letramentos críticos para inglês para fins específicos
Parole chiave:
Letramentos críticos, Inglês instrumental, Contingência, ContextoAbstract
Um currículo que forma alunos problematizadores de significados contextuais foi a premissa para conciliar inglês instrumental, contingências e metodologia qualitativa num curso de extensão denominado "Oficina de inglês instrumental: leituras para o presente-futuro em mundo contemporâneo", oferecido em uma universidade pública. É parte de uma pesquisa maior que investiga os multiletramentos dos graduandos na perspectiva de educação linguística crítica. O curso focalizou a construção de sentidos por meio de linguagem multimodal, reflexões sobre diversidades complexas como expansão da interpretação dos participantes.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BAKER, C. Literacy Practices and Social Relations in Classroom Reading Events. In: BAKER, C.; LUKE, A. (ed.). Towards a Critical Sociology of Reading Pedagogy. Philadelphia: John Benjamins, 1991. v. 1, p. 161-190. DOI: https://doi.org/10.1075/pbns.19.11bak.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.
BHABHA, H. K. The Location of Culture. New York: Routledge, 1994.
BRAGA, D. B.; BUSNARDO, J. Digital Literacy for Autonomous Learning: Designer Problems and Learner Choices. In: SNYDER, I.; BEAVIES, C. (ed.). Doing Literacy Online: Teaching, Learning and Playing in an Electronic World. Cresskill: Hampton, 2004. p. 45-68.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006. Disponible en: https://bit.ly/2XsmsGG. Acceso el: 22 agosto 2018.
BURBULES, N. C.; TORRES, C. A. Globalization and Education: Critical Perspectives. New York: Routledge, 2000.
CANAGARAJAH, A. S. (ed.). Reclaiming the Local in Language Policy and Practice. New York: Routledge, 2008.
CANAGARAJAH, A. S. In Search of a New Paradigm for Teaching English as an International Language. Tesol Journal, Hoboken, v. 5, n. 4, p. 767-785, 2014. DOI: https://doi.org/10.1002/tesj.166.
CAN MILES Tackle the Digital Divide? [S. l: s. n], 2008. 1 vídeo (3 min). Publicado por el canal Elearning Foundation. Disponible en: https://youtu.be/-BARWmnj7Aw. Acceso el: 4 oct. 2020.
CAPUTO, J. Against Ethics Contributions to a Poetics of Obligation with Constant Reference to Deconstruction. Bloomington: Indiana University Press, 1993.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
CELCE-MURCIA, M. (ed.). Teaching English as a Second or Foreign Language. 3. ed. Boston: Heinle & Heinle, 2001.
CELCE-MURCIA, M.; OLSHTAIN, E. Discourse and Context in language teaching. A Guide for Language Teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
CERVETTI, G.; PARDALES, M. J.; DAMICO, J. S. A Tale of Differences: Comparing the Traditions, Perspectives, and Educational Goals of Critical Reading and Critical Literacy. [S.l.]: [s.n], 2001. Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/334372467_A_Tale_of_Differences_Comparing_the_Traditions_Perspectives_and_Educational_Goals_of_Critical_Reading_and_Critical_Literacy/link/5d25e94e92851cf4407535a3/download. Acceso el: 14 ago. 2020.
CILLIERS, P. Complexity and Postmodernism: Understanding Complex Systems. New York: Routledge, 2005.
COPE, B.; KALANTZIS, M. (ed.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. New York: Routledge, 2000.
DERRIDA, J. Of Grammatology. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1997. 441 p.
DUDLEY-EVANS, T.; SAINT JOHN, M. J. Developments in English for Specific Purposes: A Multidisciplinary Approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
FESTINO, C. G. Broadening the Social Contract Through the Literary Text. Critical Literacy: Theories and Practices, Nottingham, v. 1, n. 1, p. 90-99, 2007. Disponible en: https://bit.ly/3gtGPdQ. Acceso el: 13 agosto 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GEE, J. P. Situated Language and Learning: A Critique of Traditional Schooling. New York: Routledge, 2004.
GEE, J. P. Social Linguistics and Literacies: Ideology in Discourses. London: Taylor & Francis, 1996.
GIROUX, H. Border Crossings: Cultural Workers and the Politics of Education. New York, London: Routledge, 2005.
HUTCHINSON, T.; WATERS, A. English for Specific Purposes: A Learning-Centred Approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1987. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511733031.
JANKS, H. et al. Doing Critical Literacy: Texts and Activities for Students and Teachers. New York: Routledge, 2014. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203118627.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. New York: Routledge, 1996.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. (ed.). Digital Literacies: Concepts, Policies, and Practices. New York: Peter Lang, 2008.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New Literacies: Changing Knowledge and Classroom Research. Buckingham: Open University Press, 2005.
LEVINAS, E. Otherwise Than Being, or Beyond Essence, the Second Magnum Opus. Translation by Alphonso Lingis. Boston: Kluwer, 1978.
MANOVICH, L. The Language of New Media. Cambridge, MA: MIT Press, 2001.
McLAUGHLIN, M.; DEVOODG, G, L. Critical Literacy: Enhancing Students’ Comprehension of Text. Foreword by Allan Luke. London: Scholastic, 2004.
MIGNOLO, W. Local Histories, Global Designs: Coloniality, Subaltern Knowledges and Border Thinking. Princeton: Princetown University Press, 2000.
MONTE MÓR, W. Foreign Languages Teaching, Education and the New Literacies Studies: Expanding Views. In: GONÇALVES, G. R. et al (org.). New Challenges in Language and Literature. Belo Horizonte: Fale/UFMG, 2009. p. 177-189.
MONTE MÓR, W. Investigating Critical Literacy at the University in Brazil. Critical Literacy: Theories and Practices, Nottingham, v. 1, n. 1, p. 41-51, 2007. Disponible en: https://bit.ly/3gtGPdQ. Acceso el: 4 oct. 2020.
MORIN, E. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
MUSPRATT, S.; LUKE, A.; FREEBODY, P. (ed.). Constructing Critical Literacies: Teaching and Learning Textual Practice. Cresskill: Hampton, 1997.
NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. [S.l]: [s.n], 1996. Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/242352947_Multiliteracies_New_Literacies_New_Learning/link/56b29ed708ae5ec4ed4b5883/download. Acceso el: 14 agosto 2018.
PAIVA, V. L. M. O. (org.). Práticas de ensino e aprendizagem de inglês com foco na autonomia. Belo Horizonte: Fale/UFMG, 2005.
PENNYCOOK, A. Language as a Local Practice. New York: Routledge, 2010. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203846223.
PRATT, M. L. Arts of the Contact Zone. Profession, New York, v. 91, p. 33-40, 1991.
PRINSLOO, M. The New Literacies as Placed Resources. Perspectives in Education, Centurion, v. 23, n. 4, p. 87-98, 2005. Disponible en: https://bit.ly/33oB11A. Acceso el: 22 agosto 2018.
RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e questão ética. Campinas: Pontes, 2003.
SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. (org.). Linguística aplicada e transdisciplinaridade: questões e perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
SNYDER, I. Literacy Wars: Why Teaching Children to Read and Write is a Battleground in Australia. Crows Nest: Allen & Unwin, 2008.
SORRY, Kevin Rudd’s Apology to “The Stolen Generation”. [S.l]: [s. n], 2008. 1 vídeo (3 min). Publicado por el canal Channel 10. Disponible en: https://youtu.be/b3TZOGpG6cM. Acceso el: 22 agosto 2018.
SOUZA, L. T. Hibridismo e tradução cultural em Bhabha. In: ABDALA JÚNIOR, B. (org.). Margens da cultura: mestiçagem, hibridismo e outras misturas. São Paulo: Boitempo, 2004. p. 113-134.
SOUZA, L. T. Voices on Paper: Multimodal Texts and Indigenous Literacy in Brazil. Social Semiotics, Abingdon, v. 13, n. 1, 29-42, 1997. DOI: https://doi.org/10.1080/1035033032000133508.
STREET, B. Literacy in Theory and Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
SWALES, J. Genre Analysis: English in Academic and Researching Settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
TAKAKI, N. H. Letramentos na sociedade digital: navegar é e não é preciso. Jundiaí: Paco Editorial, 2012.
TODD, S. Toward an Imperfect Education: Facing Humanity, Rethinking Cosmopolitanism. New York: Routledge, 2009.
VAN LEEUWEN, T. New Forms of Writing, New Visual Competencies. Visual Studies, Abingdon, v. 2, n. 3, p. 130-135, 2008. DOI: https://doi.org/10.1080/14725860802276263.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Nara Hiroko Takaki

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


