O processo de identificação de uma professora pré-serviço de inglês com a profissão durante o estágio curricular supervisionado

Autores

  • Luciane Kirchhof Ticks UFSM Autor

Palavras-chave:

identidade, formação pré-serviço, Análise Crítica do Discurso

Resumo

Este artigo discute o processo de identificação de uma professora pré-serviço de inglês com a profissão, durante a realização do estágio curricular obrigatório em uma escola pública, no decorrer de 2007. Os dados foram coletados por meio de sessões de visionamento e escritura de diários reflexivos e os procedimentos de análise são basicamente de Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003). Os resultados indicam que o processo de identificação da professora pré-serviço com a profissão e com o contexto escolar, durante o estágio curricular, constitui-se pelos / nos papéis sociais que ela assume – ou tem permissão de assumir – no decorrer de sua docência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALONSO, T.; FOGAÇA, F. C. Crenças sobre o ensino de inglês na prática de ensino. In: GIMENEZ, T. (Org.). Tecendo as manhãs: pesquisa participativa e formação de professores de inglês. Londrina: UEL, 2007. p. 23-40.

BERGER, P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1985.

BRUN, M. (Re)construção identitária no contexto de aprendizagem de línguas estrangeiras. In: MOTA, K.; SCHEYERL, D. (Org.). Recortes interculturais na sala de aula de línguas estrangeiras. Salvador: Editora da UFBA, 2004. p. 73-104.

COLDRON, J.; SMITH, R. Active location in teacher's construction of their professional identity. Journal of Curriculum Studies, v. 31, n. 6, p. 711-726, 1999.

CORACINI, M. J. Identidade e cidadania: a questão da inclusão. In: CORACINI, M. J. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade: Línguas (materna e estrangeira), plurilinguísmo e tradução. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007. p. 97-113.

______. Língua estrangeira e língua materna: Uma questão de sujeito e identidade. In: CORACINI, M. J. (Org.). Identidade e discurso. Campinas: Editora da Unicamp; Chapecó: Argos Editora da Universidade, 2003. p. 139-159.

______. A teoria e a prática: A questão da diferença no discurso sobre a da sala de aula. D.E.L.T.A, v. 14, n. 1. 1998. Disponível em: . Acesso em: 6 mar. 2002.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discouse: textual analysis for social research. London / New York: Routledge, 2003.

______. Critical language awareness. London: Longman, 1992.

______. Language and power. London: Longman, 1989.

FOUCAULT, M. A hermenêntica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

FREIRE, P. Cartas a Cristina: reflexões sobre a minha vida e a minha praxis. Org. e notas Ana Maria Araújo Freire. 2 ed. rev. São Paulo: Editora Unesp, 2003a.

______. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis: Vozes, 2003b.

______. Discurso e mudança social. Brasília: UnB, 2001a.

______. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2001b.

GREGOLIN, M. R. Foucault e Pêcheux na análise do discurso: diálogos & duelos. São Carlos, SP: Editora Claraluz, 2006.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

KRASHEN, S. D.; TERREL, T. D. The natural approach: language acquisition in the classroom. Oxford: Pergamon, 1983.

LEONTIEV, A. El desarrollo del psiquismo. Madri: Akal Editor, 1983.

MERTON, R. Sociologia: teoria e estrutura. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1968.

MOITA LOPES, L. P. da. Socioconstrucionismo: discurso e identidades sociais. In: MOITA LOPES, L. P. da (Org.). Discursos de identidades: discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003. p. 13-38.

ROLLEMBERG, A. T. V. M. Histórias de vida de duas professoras: narrativas como instrumento de construção da identidade profissional. In: MOITA LOPES, L. P. da (Org.). Discursos de identidades: discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003. p. 249-271.

SOUZA, D. M. Identidade transversal e política de verdades: políticas curriculares e a construção da identidade do professor de línguas estrangeiras. In: CORACINI, M. J. (Org.). Identidade e discurso. Campinas: Editora da Unicamp; Chapecó: Argos Editora da Universidade, 2003. p. 337-350.

TSUI, A. B. M. Complexities of identity formation: a narrative inquiry of an EFL teacher. TESOL Quarterly, v. 41, n. 4, p. 657-680, 2007.

Downloads

Publicado

14-02-2012