O processo de identificação de uma professora pré-serviço de inglês com a profissão durante o estágio curricular supervisionado
Palavras-chave:
identidade, formação pré-serviço, Análise Crítica do DiscursoResumo
Este artigo discute o processo de identificação de uma professora pré-serviço de inglês com a profissão, durante a realização do estágio curricular obrigatório em uma escola pública, no decorrer de 2007. Os dados foram coletados por meio de sessões de visionamento e escritura de diários reflexivos e os procedimentos de análise são basicamente de Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003). Os resultados indicam que o processo de identificação da professora pré-serviço com a profissão e com o contexto escolar, durante o estágio curricular, constitui-se pelos / nos papéis sociais que ela assume – ou tem permissão de assumir – no decorrer de sua docência.
Downloads
Referências
ALONSO, T.; FOGAÇA, F. C. Crenças sobre o ensino de inglês na prática de ensino. In: GIMENEZ, T. (Org.). Tecendo as manhãs: pesquisa participativa e formação de professores de inglês. Londrina: UEL, 2007. p. 23-40.
BERGER, P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1985.
BRUN, M. (Re)construção identitária no contexto de aprendizagem de línguas estrangeiras. In: MOTA, K.; SCHEYERL, D. (Org.). Recortes interculturais na sala de aula de línguas estrangeiras. Salvador: Editora da UFBA, 2004. p. 73-104.
COLDRON, J.; SMITH, R. Active location in teacher's construction of their professional identity. Journal of Curriculum Studies, v. 31, n. 6, p. 711-726, 1999.
CORACINI, M. J. Identidade e cidadania: a questão da inclusão. In: CORACINI, M. J. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade: Línguas (materna e estrangeira), plurilinguísmo e tradução. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007. p. 97-113.
______. Língua estrangeira e língua materna: Uma questão de sujeito e identidade. In: CORACINI, M. J. (Org.). Identidade e discurso. Campinas: Editora da Unicamp; Chapecó: Argos Editora da Universidade, 2003. p. 139-159.
______. A teoria e a prática: A questão da diferença no discurso sobre a da sala de aula. D.E.L.T.A, v. 14, n. 1. 1998. Disponível em: . Acesso em: 6 mar. 2002.
FAIRCLOUGH, N. Analysing discouse: textual analysis for social research. London / New York: Routledge, 2003.
______. Critical language awareness. London: Longman, 1992.
______. Language and power. London: Longman, 1989.
FOUCAULT, M. A hermenêntica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
FREIRE, P. Cartas a Cristina: reflexões sobre a minha vida e a minha praxis. Org. e notas Ana Maria Araújo Freire. 2 ed. rev. São Paulo: Editora Unesp, 2003a.
______. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis: Vozes, 2003b.
______. Discurso e mudança social. Brasília: UnB, 2001a.
______. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2001b.
GREGOLIN, M. R. Foucault e Pêcheux na análise do discurso: diálogos & duelos. São Carlos, SP: Editora Claraluz, 2006.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
KRASHEN, S. D.; TERREL, T. D. The natural approach: language acquisition in the classroom. Oxford: Pergamon, 1983.
LEONTIEV, A. El desarrollo del psiquismo. Madri: Akal Editor, 1983.
MERTON, R. Sociologia: teoria e estrutura. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1968.
MOITA LOPES, L. P. da. Socioconstrucionismo: discurso e identidades sociais. In: MOITA LOPES, L. P. da (Org.). Discursos de identidades: discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003. p. 13-38.
ROLLEMBERG, A. T. V. M. Histórias de vida de duas professoras: narrativas como instrumento de construção da identidade profissional. In: MOITA LOPES, L. P. da (Org.). Discursos de identidades: discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003. p. 249-271.
SOUZA, D. M. Identidade transversal e política de verdades: políticas curriculares e a construção da identidade do professor de línguas estrangeiras. In: CORACINI, M. J. (Org.). Identidade e discurso. Campinas: Editora da Unicamp; Chapecó: Argos Editora da Universidade, 2003. p. 337-350.
TSUI, A. B. M. Complexities of identity formation: a narrative inquiry of an EFL teacher. TESOL Quarterly, v. 41, n. 4, p. 657-680, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Luciane Kirchhof Ticks (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


