A fluência digital do professor
uma nova competência para o ensino de línguas estrangeiras
Palavras-chave:
fluência digital, competência, formação de professores, língua estrangeiraResumo
O presente artigo trata de um estudo de caso com foco na fluência digital como uma nova competência para o ensino de línguas estrangeiras (LEs) por meio da tecnologia. A partir de dados gerados em um curso de formação de professores, investiga-se a percepção de professores pré-serviço e em serviço sobre a relevância da fluência digital e do uso pedagógico de ferramentas digitais para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Foi proposto que os professores explorassem a ferramenta Windows Movie Maker para a produção de um filme com foco na fluência digital e nas potencialidades dessa ferramenta para o ensino e a aprendizagem de LEs. Os resultados sugerem que a fluência digital foi considerada uma competência necessária para a criação de aulas mais atraentes e dinâmicas que motivem a produção significativa de línguas estrangeiras.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Elizabeth Biaconcini. Tecnologias trazem o mundo para a escola. Jornal do Professor, 2008. Available at: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=37>. Retrieved November 14, 2010.
BENSON, Phil. Teaching and Researching Autonomy in Language Learning Malaysia: Pearson Education Limited, 2001. 272 p.
BLAKE, Robert J. Brave New Digital Classroom: Technology and Foreign Language Learning. Washington, D. C.: Georgetown University Press, 2008. 240 p.
BONILLA, Maria Helena. O Brasil e a Alfabetização Digital. Jornal da Ciência, Rio de Janeiro, 13 de abril de 2001, p. 7. Available at: <http://www.faced.ufba.br/~bonilla/artigojc.htm>. Retrieved April 3, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação a Distância. Referenciais de qualidade para a educação superior a distância Brasília, DF, agosto de 2007. 31 p. Retrieved December 1, 2010. Available at: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12907: legislacoes&catid=70:legislacoes>
BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Sociedade da Informação no Brasil: Livro Verde TAKAHASHI, T. (Org.). Brasília, DF, 2000. 195 p. Retrieved December 1, 2010. Available at: <http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/18878.html>
DOLZ, Joaquim; OLLAGNIER, Edmée. O enigma da competência em educação Porto Alegre: Artmed, 2004. 232 p.
FISHER, Linda. Trainee teacher's perceptions of the use of digital technology in the languages classroom. In: EVANS, Michael (Ed.). Foreign Language Learning with Digital Technology New York: Continuum, 2011. p. 60-79.
HALL, Joan Kelly. Methods for Teaching Foreign Language: Creating a Community of Learners in the Classroom. Ohio: Merrill Prentice Hall, 2001. 273 p.
JONASSEN, David H; LEE, ChweeBeng; YANG, Chia-Chi; LAFFEY, James. The Collaboration Principle in Multimedia Learning. In: MAYER, Richard E. (Ed.). The Cambridge Handbook of Multimedia Learning Cambridge: Cambridge University Press, 2005. p. 247-270.
KESSLER, Greg. Integrating Technology in the Foreign Language Classroom. In: CENNAMO, K. S.; ROSS, J. D. ERTMER, P. A. Technology Integration for Meaningful Classroom Use: A Standards-Based Approach China: Wadsworth, 2010. p. 351-367.
LAMY, M. N.; HAMPEL, R. Online Communication in Language Learning and Teaching. Research and Practice in Applied Linguistics New York: Palgrave MacMillan, 2007. 272 p.
LANTOLF, J. P. (Ed.) Sociocultural Theory and Second Language Learning Oxford: Oxford University Press, 2000. 296 p.
LANTOLF, J. P. Sociocultural Theory and L2: State of the Art. SSLA, v. 28, p. 67-109, 2006.
LEFFA, V. Uma ferramenta de autoria para o professor: O que é e o que faz. Letras de Hoje, 41 (144), p. 189-214, 2006.
LEFFA, V. On becoming digitally literate: the production of computer-mediated materials by language teachers. In: CONVENÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE INGLÊS DO RIO GRANDE DO SUL, 2005. Porto Alegre, Teaching and Learning Processes. Porto Alegre: PUC-RS, 2005. CD.
LIMA, Marília dos Santos. Collaborative tasks and learning occasions in English as a foreign language. Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso), v. 11, p. 48-61, 2011.
LIMA, Marília dos Santos; COSTA, Patrícia da Silva Campelo. O diálogo colaborativo como ação potencial para a aprendizagem de línguas. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 49, p. 167-184, 2010.
MENEZES, Vera Lúcia. Aprendendo inglês no Ciberespaço. In: MENEZES, Vera Lúcia. (Ed.). Interação e Aprendizagem em Ambiente Virtual Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. p. 319-358.
MOTTA-ROTH, Désireé. De receptor de informação a construtor de conhecimento: o uso do chat no ensino de inglês para formandos de Letras. In: MENEZES, Vera Lúcia (Ed.). Interação e Aprendizagem em Ambiente Virtual Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. p. 269-289.
NATIONAL RESEARCH COUNCIL COMMITTEE ON INFORMATION TECHNOLOGY LITERACY. Being fluent with information technology. Washington, D. C.: National Academy Press, 1999. 128 p. Available at: <http://books.nap.edu/html/beingfluent>. Retrieved April 3, 2009.
NICOLAIDES, Christine Siqueira. A busca da aprendizagem autônoma de língua estrangeira no contexto acadêmico Phd Thesis. Porto Alegre: UFRGS, 2003.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Diários online na aprendizagem de língua inglesa mediada por computador. In: MARI, Hugo et al. (Ed.). Fundamentos e Dimensões da Análise do Discurso Belo Horizonte: Carol Borges, 1999. p. 359-378. Available at: <http://www.veramenezes.com/diarios.htm>. Retrieved May 5, 2010.
PERRENOUD, Philippe. Construindo competências. Nova Escola (Brasil), p. 19-31, September 2000a. Available at: < http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_2000/2000_31.html>. Retrieved August 10, 2011.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. 90 p.
PERRENOUD, Philippe. De uma metáfora a outra: transferir ou mobilizar conhecimentos? In: DOLZ, Joaquim; OLLAGNIER, Edmée. O enigma da competência em educação Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 47-64.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000b. 162 p.
PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação Porto Alegre: Artmed, 2002. 176 p.
PINHO, Isis da Costa, LIMA, Marília dos Santos. A fala privada no desenvolvimento de tarefas colaborativas em inglês. Calidoscópio (UNISINOS), v. 8, p. 38-48, 2010.
PINHO, Isis da Costa. A autonomia na aprendizagem de L2. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM LETRAS (LINGUAGEM, SUJEITO, REPRESENTAÇÃO), 8, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA, Santa Maria, 2008.
PINHO, Isis da Costa. Collaborative tasks in English as a foreign language in virtual environment. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAPUI (LANGUAGE AND LITERATURE IN THE AGE OF TECHNOLOGY), 3, Federal University of Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brazil, 2012.
PLASS, Jan. L.; JONES, Linda C. Multimedia Learning in Second Language Acquisition. In: MAYER, Richard E. (Ed.). The Cambridge Handbook of Multimedia Learning Cambridge: Cambridge University Press, 2005. p. 467-488.
POLONIA, E. Parâmetros para procedimentos pedagógicos na aprendizagem de inglês como língua estrangeira em uma rede telemática. 2003. (PhdThesis). Postgraduate Program of Computers in Education/ Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brazil.
PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants, 2001. 6 p. Available at: <http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf>. Retrieved April 10, 2010.
SWAIN, M. Communicative Competence: Some Roles of Comprehensible Input and Comprehensible Output in its Development. In: GASS, S.; MADDEN, C. (Ed.). Input in Second Language Acquisition Cambridge, MA: Newbury House Publishers, 1985. p. 235-256.
SWAIN, M. Integrating Language and Content Teaching Through Collaborative Tasks. The Canadian Modern Language Review, v. 58, n. 1, p. 44-63, set. 2001.
SWAIN, M. Languaging, agency and collaboration in advanced second language learning. In: BYRNES, H. (Ed.). Advanced language learning: The contributions of Halliday and Vygotsky London, UK: Continuum, 2006. p. 95-108.
SWAIN, M. The Output Hypothesis and Beyond: Mediating Acquisition Through Collaborative Dialogue. In: LANTOLF, J. P. Sociocultural Theory and Second Language Learning Oxford: Oxford University Press, 2000. p. 97-114.
SWAIN, M. Three Functions of Output in Second Language Learning. In: COOK, G.; SEIDLHOFER, B. (Ed.) Principle and Practice in Applied Linguistics: Studies in honor of H. G. Widdowson Oxford: Oxford University Press, 1995. p . 125-144.
VYGOTSKY, L. O Instrumento e o símbolo no desenvolvimento da criança. In: VYGOTSKY, L. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998. p. 25-40.
VYGOTSKY, L. S. Mind in Society: the Development of Higher Psychological Processes Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978. 159 p.
VYGOTSKY, L. S. O desenvolvimento da percepção e da atenção. In: VYGOTSKY, L. S. A. Formação social da mente São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 41-49.
VYGOTSKY, L. S. The Collected Works of L. S. Vygotsky.V.1. Thinking and Speaking. New York, N.Y.: Plenum Press, 1987. 396 p.
VYGOTSKY, L. S. Thought and Language Cambridge, MA: MIT Press, 1986. 344 p.
WOOD, D.; BRUNER, J. S.; ROSS, G.The Role of Tutoring in Problem Solving.Journal of Child Psychology and Psychiatry, n. 17, p. 89-110, 1976.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências Porto Alegre: Artmed, 2010, 197 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


