A fluência digital do professor
uma nova competência para o ensino de línguas estrangeiras
Mots-clés :
fluência digital, competência, formação de professores, língua estrangeiraRésumé
O presente artigo trata de um estudo de caso com foco na fluência digital como uma nova competência para o ensino de línguas estrangeiras (LEs) por meio da tecnologia. A partir de dados gerados em um curso de formação de professores, investiga-se a percepção de professores pré-serviço e em serviço sobre a relevância da fluência digital e do uso pedagógico de ferramentas digitais para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Foi proposto que os professores explorassem a ferramenta Windows Movie Maker para a produção de um filme com foco na fluência digital e nas potencialidades dessa ferramenta para o ensino e a aprendizagem de LEs. Os resultados sugerem que a fluência digital foi considerada uma competência necessária para a criação de aulas mais atraentes e dinâmicas que motivem a produção significativa de línguas estrangeiras.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Elizabeth Biaconcini. Tecnologias trazem o mundo para a escola. Jornal do Professor, 2008. Available at: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=37>. Retrieved November 14, 2010.
BENSON, Phil. Teaching and Researching Autonomy in Language Learning Malaysia: Pearson Education Limited, 2001. 272 p.
BLAKE, Robert J. Brave New Digital Classroom: Technology and Foreign Language Learning. Washington, D. C.: Georgetown University Press, 2008. 240 p.
BONILLA, Maria Helena. O Brasil e a Alfabetização Digital. Jornal da Ciência, Rio de Janeiro, 13 de abril de 2001, p. 7. Available at: <http://www.faced.ufba.br/~bonilla/artigojc.htm>. Retrieved April 3, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação a Distância. Referenciais de qualidade para a educação superior a distância Brasília, DF, agosto de 2007. 31 p. Retrieved December 1, 2010. Available at: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12907: legislacoes&catid=70:legislacoes>
BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Sociedade da Informação no Brasil: Livro Verde TAKAHASHI, T. (Org.). Brasília, DF, 2000. 195 p. Retrieved December 1, 2010. Available at: <http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/18878.html>
DOLZ, Joaquim; OLLAGNIER, Edmée. O enigma da competência em educação Porto Alegre: Artmed, 2004. 232 p.
FISHER, Linda. Trainee teacher's perceptions of the use of digital technology in the languages classroom. In: EVANS, Michael (Ed.). Foreign Language Learning with Digital Technology New York: Continuum, 2011. p. 60-79.
HALL, Joan Kelly. Methods for Teaching Foreign Language: Creating a Community of Learners in the Classroom. Ohio: Merrill Prentice Hall, 2001. 273 p.
JONASSEN, David H; LEE, ChweeBeng; YANG, Chia-Chi; LAFFEY, James. The Collaboration Principle in Multimedia Learning. In: MAYER, Richard E. (Ed.). The Cambridge Handbook of Multimedia Learning Cambridge: Cambridge University Press, 2005. p. 247-270.
KESSLER, Greg. Integrating Technology in the Foreign Language Classroom. In: CENNAMO, K. S.; ROSS, J. D. ERTMER, P. A. Technology Integration for Meaningful Classroom Use: A Standards-Based Approach China: Wadsworth, 2010. p. 351-367.
LAMY, M. N.; HAMPEL, R. Online Communication in Language Learning and Teaching. Research and Practice in Applied Linguistics New York: Palgrave MacMillan, 2007. 272 p.
LANTOLF, J. P. (Ed.) Sociocultural Theory and Second Language Learning Oxford: Oxford University Press, 2000. 296 p.
LANTOLF, J. P. Sociocultural Theory and L2: State of the Art. SSLA, v. 28, p. 67-109, 2006.
LEFFA, V. Uma ferramenta de autoria para o professor: O que é e o que faz. Letras de Hoje, 41 (144), p. 189-214, 2006.
LEFFA, V. On becoming digitally literate: the production of computer-mediated materials by language teachers. In: CONVENÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE INGLÊS DO RIO GRANDE DO SUL, 2005. Porto Alegre, Teaching and Learning Processes. Porto Alegre: PUC-RS, 2005. CD.
LIMA, Marília dos Santos. Collaborative tasks and learning occasions in English as a foreign language. Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso), v. 11, p. 48-61, 2011.
LIMA, Marília dos Santos; COSTA, Patrícia da Silva Campelo. O diálogo colaborativo como ação potencial para a aprendizagem de línguas. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 49, p. 167-184, 2010.
MENEZES, Vera Lúcia. Aprendendo inglês no Ciberespaço. In: MENEZES, Vera Lúcia. (Ed.). Interação e Aprendizagem em Ambiente Virtual Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. p. 319-358.
MOTTA-ROTH, Désireé. De receptor de informação a construtor de conhecimento: o uso do chat no ensino de inglês para formandos de Letras. In: MENEZES, Vera Lúcia (Ed.). Interação e Aprendizagem em Ambiente Virtual Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. p. 269-289.
NATIONAL RESEARCH COUNCIL COMMITTEE ON INFORMATION TECHNOLOGY LITERACY. Being fluent with information technology. Washington, D. C.: National Academy Press, 1999. 128 p. Available at: <http://books.nap.edu/html/beingfluent>. Retrieved April 3, 2009.
NICOLAIDES, Christine Siqueira. A busca da aprendizagem autônoma de língua estrangeira no contexto acadêmico Phd Thesis. Porto Alegre: UFRGS, 2003.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Diários online na aprendizagem de língua inglesa mediada por computador. In: MARI, Hugo et al. (Ed.). Fundamentos e Dimensões da Análise do Discurso Belo Horizonte: Carol Borges, 1999. p. 359-378. Available at: <http://www.veramenezes.com/diarios.htm>. Retrieved May 5, 2010.
PERRENOUD, Philippe. Construindo competências. Nova Escola (Brasil), p. 19-31, September 2000a. Available at: < http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_2000/2000_31.html>. Retrieved August 10, 2011.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. 90 p.
PERRENOUD, Philippe. De uma metáfora a outra: transferir ou mobilizar conhecimentos? In: DOLZ, Joaquim; OLLAGNIER, Edmée. O enigma da competência em educação Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 47-64.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000b. 162 p.
PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação Porto Alegre: Artmed, 2002. 176 p.
PINHO, Isis da Costa, LIMA, Marília dos Santos. A fala privada no desenvolvimento de tarefas colaborativas em inglês. Calidoscópio (UNISINOS), v. 8, p. 38-48, 2010.
PINHO, Isis da Costa. A autonomia na aprendizagem de L2. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM LETRAS (LINGUAGEM, SUJEITO, REPRESENTAÇÃO), 8, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA, Santa Maria, 2008.
PINHO, Isis da Costa. Collaborative tasks in English as a foreign language in virtual environment. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAPUI (LANGUAGE AND LITERATURE IN THE AGE OF TECHNOLOGY), 3, Federal University of Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brazil, 2012.
PLASS, Jan. L.; JONES, Linda C. Multimedia Learning in Second Language Acquisition. In: MAYER, Richard E. (Ed.). The Cambridge Handbook of Multimedia Learning Cambridge: Cambridge University Press, 2005. p. 467-488.
POLONIA, E. Parâmetros para procedimentos pedagógicos na aprendizagem de inglês como língua estrangeira em uma rede telemática. 2003. (PhdThesis). Postgraduate Program of Computers in Education/ Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brazil.
PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants, 2001. 6 p. Available at: <http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf>. Retrieved April 10, 2010.
SWAIN, M. Communicative Competence: Some Roles of Comprehensible Input and Comprehensible Output in its Development. In: GASS, S.; MADDEN, C. (Ed.). Input in Second Language Acquisition Cambridge, MA: Newbury House Publishers, 1985. p. 235-256.
SWAIN, M. Integrating Language and Content Teaching Through Collaborative Tasks. The Canadian Modern Language Review, v. 58, n. 1, p. 44-63, set. 2001.
SWAIN, M. Languaging, agency and collaboration in advanced second language learning. In: BYRNES, H. (Ed.). Advanced language learning: The contributions of Halliday and Vygotsky London, UK: Continuum, 2006. p. 95-108.
SWAIN, M. The Output Hypothesis and Beyond: Mediating Acquisition Through Collaborative Dialogue. In: LANTOLF, J. P. Sociocultural Theory and Second Language Learning Oxford: Oxford University Press, 2000. p. 97-114.
SWAIN, M. Three Functions of Output in Second Language Learning. In: COOK, G.; SEIDLHOFER, B. (Ed.) Principle and Practice in Applied Linguistics: Studies in honor of H. G. Widdowson Oxford: Oxford University Press, 1995. p . 125-144.
VYGOTSKY, L. O Instrumento e o símbolo no desenvolvimento da criança. In: VYGOTSKY, L. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998. p. 25-40.
VYGOTSKY, L. S. Mind in Society: the Development of Higher Psychological Processes Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978. 159 p.
VYGOTSKY, L. S. O desenvolvimento da percepção e da atenção. In: VYGOTSKY, L. S. A. Formação social da mente São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 41-49.
VYGOTSKY, L. S. The Collected Works of L. S. Vygotsky.V.1. Thinking and Speaking. New York, N.Y.: Plenum Press, 1987. 396 p.
VYGOTSKY, L. S. Thought and Language Cambridge, MA: MIT Press, 1986. 344 p.
WOOD, D.; BRUNER, J. S.; ROSS, G.The Role of Tutoring in Problem Solving.Journal of Child Psychology and Psychiatry, n. 17, p. 89-110, 1976.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências Porto Alegre: Artmed, 2010, 197 p.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


