Entropia sociointerativa e interação na sala de aula de formação de professores de línguas
Palavras-chave:
sistemas adaptativos complexos, interação, formação de professores de línguas, entropia sociointerativa, sala de aula de aprendizagem de línguasResumo
Este trabalho tem como ideias centrais o pressuposto de que a interação é essencial para a construção do conhecimento e a afirmação de que grupos de indivíduos em contextos de aprendizagem podem ser vistos como sistemas adaptativos complexos (SAC). Alguns pontos de vista diferentes, mas congruentes sobre a sala de aula como um SAC são apresentados, e o fenômeno que está constantemente em ação e afetando todo e qualquer SAC - a entropia - é trazido à discussão. Um tipo específico de entropia para grupos sociais, definido como entropia socio-interativa, também é apresentado com o objetivo de promover a reflexão sobre como tal fenômeno afeta o comportamento de uma sala de aula, sob a perspectiva complexa, e influencia tal SAC social, quando propicia ou restringe condições para que a interação ocorra e, consequentemente, para que a aprendizagem emerja.
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