Escrever é reescrever
desenvolvendo competências em leitura e escrita no contexto da clínica fonoaudiológica
Palavras-chave:
Terapia fonoaudiológica, gêneros do discurso, linguagem escritaResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar um recorte de uma pesquisa qualitativa, longitudinal e de cunho sócio-histórico. A finalidade da pesquisa foi o desenvolvimento de uma proposta terapêutica embasada na teoria de gêneros do discurso de Bakhtin. Para a efetivação da proposta, desenvolveu-se um estudo de caso de atendimento terapêutico grupal. O grupo foi composto por cinco adolescentes que apresentavam queixas de dificuldades de leitura e escrita. A proposta com os gêneros partiu da produção escrita de uma peça de teatro, baseada em um romance lido em terapia, da publicação da peça em site e de sua encenação. Apresenta-se neste artigo parte da interlocução com apenas um dos sujeitos do grupo, o sujeito D, em processo de (re)escrita de texto em um dos gêneros abordados: o gênero peça de teatro. Os dados foram analisados à luz do dialogismo bakhtiniano.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARBOSA, J. P. Do professor suposto pelos PCNs ao professor real de língua portuguesa: são os PCNs praticáveis? In: ROJO, R. A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: Mercado de Letras, 2008. p. 149-81.
BERBERIAN, A. P.; MORI-DE ANGELIS, C.; MASSI, G. Letramento: referenciais em educação e saúde. São Paulo: Plexus, 2006.
BERTHOLD, M. História mundial do teatro São Paulo: Perspectiva, 2008.
FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as idéias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.
FIAD, R. S. (Re)escrevendo: o papel da escola. In: ABAURRE, M. B. M.; FIAD, R. S.; MAYRINK-SABISON, M. L. Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. Campinas: Mercado de Letras, 2006. p. 71-77.
GERALDI, J. W. Portos de passagem São Paulo: Martins Fontes, 1997.
KLEIMAN, A. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2008.
PEIXOTO, F. O que é teatro São Paulo: Brasiliense, 1981.
RODRIGUES, R. H. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Org.). Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola, 2005. p. 152-183.
TERZI, S. A construção da leitura São Paulo: Pontes, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Rita Signor

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


