Escrever é reescrever

desenvolvendo competências em leitura e escrita no contexto da clínica fonoaudiológica

Autores

  • Rita Signor UFSC

Palavras-chave:

Terapia fonoaudiológica, gêneros do discurso, linguagem escrita

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um recorte de uma pesquisa qualitativa, longitudinal e de cunho sócio-histórico. A finalidade da pesquisa foi o desenvolvimento de uma proposta terapêutica embasada na teoria de gêneros do discurso de Bakhtin. Para a efetivação da proposta, desenvolveu-se um estudo de caso de atendimento terapêutico grupal. O grupo foi composto por cinco adolescentes que apresentavam queixas de dificuldades de leitura e escrita. A proposta com os gêneros partiu da produção escrita de uma peça de teatro, baseada em um romance lido em terapia, da publicação da peça em site e de sua encenação. Apresenta-se neste artigo parte da interlocução com apenas um dos sujeitos do grupo, o sujeito D, em processo de (re)escrita de texto em um dos gêneros abordados: o gênero peça de teatro. Os dados foram analisados à luz do dialogismo bakhtiniano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARBOSA, J. P. Do professor suposto pelos PCNs ao professor real de língua portuguesa: são os PCNs praticáveis? In: ROJO, R. A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: Mercado de Letras, 2008. p. 149-81.

BERBERIAN, A. P.; MORI-DE ANGELIS, C.; MASSI, G. Letramento: referenciais em educação e saúde. São Paulo: Plexus, 2006.

BERTHOLD, M. História mundial do teatro São Paulo: Perspectiva, 2008.

FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as idéias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.

FIAD, R. S. (Re)escrevendo: o papel da escola. In: ABAURRE, M. B. M.; FIAD, R. S.; MAYRINK-SABISON, M. L. Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. Campinas: Mercado de Letras, 2006. p. 71-77.

GERALDI, J. W. Portos de passagem São Paulo: Martins Fontes, 1997.

KLEIMAN, A. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

PEIXOTO, F. O que é teatro São Paulo: Brasiliense, 1981.

RODRIGUES, R. H. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Org.). Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola, 2005. p. 152-183.

TERZI, S. A construção da leitura São Paulo: Pontes, 2002.

Downloads

Publicado

01-03-2013