Infodemia na sociedade do desempenho

entre o mural panfletário e o panóptico digital

Autores

Palavras-chave:

Infodemia, Curadoria digital em LA, panóptico digital, cultura digital

Resumo

Neste artigo, analisamos o fenômeno da “infodemia” - que consiste no excesso de informações, verdadeiras ou falsas, acerca de determinado assunto - no contexto específico da pandemia do coronavírus SARS-CoV-2, sobre a doença Covid-19. Com base nos conceitos de Sociedade do cansaço, Sociedade do desempenho (HAN, 2017a); Sociedade da transparência (HAN, 2017b) e Desmediatização (HAN, 2018), analisamos como as interações discursivas e o fluxo de informações falsas curadas por humanos e por máquinas contribuem para o questionamento do discurso científico durante a pandemia por consumidores da web.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARAÚJO, Nukácia. Curadoria digital: o importante papel do professor como curador de Recursos Educacionais Digitais. In: FINARDI, K. et al. Transitando e transpondo n(a) linguística aplicada. Campinas: Pontes, 2019.

BAKHTIN, Mikhail. Toward a Philosophy of the Act. (1920-1924). Tradução e notas de Vadim Liapunov. Austin: University of Texas Press, 1993.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2009.

COULMAS, Florian. Sociedade e Escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramento Digital. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

DAPP, FGV. Robôs, redes sociais e política: Estudo da FGV/DAPP aponta interferências ilegítimas no debate público na web. Disponível em: http://dapp.fgv.br/robos-redessociais-e-politica-estudo-da-fgvdapp-aponta-interferencias-ilegitimas-no-debatepublico-na-web/. Acesso em: 05 dez. 2020.

FERRARA et al. The rise of social bots. Communications of the ACM, Nova York, vol. 59, n. 7, p. 96-104, jul. 2016. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/pdf/10.1145/2818717. Acesso em: 5 dez. 2020.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1986.

NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: desingning social futures. Harvard Educational Review, Harvard, Spring 1996.

HAN, Byung-chul. No enxame perspectivas do digital. Petrópolis-RJ: Vozes, 2018.

HAN, Byung-Chul. Sociedade da transparência. Petrópolis-RJ: Vozes, 2017b.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis-RJ: Vozes, 2017a.

HAYEK, Friedrich. O caminho da servidão. Porto Alegre: Globo, 1977.

KALIL, I.; SANTINI, R. M. Coronavírus, Pandemia, Infodemia e Política. Relatório de pesquisa. Divulgado em: 01 abr. 2020. 21p. São Paulo / Rio de Janeiro: FESPSP/UFRJ. Disponível em: https://www.fespsp.org.br/store/file_source/FESPSP/Documentos/Coronavirus-e-infodemia.pdf. Acesso em: 05 dez. 2020.

MEY. Jacob. As vozes da sociedade: letramento, consciência e poder. DELTA, vol. 14, n. 2, 1998, p. 331-348.

MILL, Daniel (org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de educação a distância. Campinas: Editora Papirus, 2018.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19. Kit de ferramentas de transformação digital. Página informativa n. 5, 5p. 2020. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf?sequence=14. Acesso em: 05 dez. 2020.

PARISER, Eli. Beware on-line “filter bubbles”. 2011. (9min04s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B8ofWFx525s. Acesso em: 15 jan. 2020.

ZAROCOSTAS, Jonh. How to fight an infodemic. The Lancet, v. 395, n. 10225, p. 676, fev. 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)30461-X/fulltext. Acesso em: 05 dez. 2020.

Downloads

Publicado

11-05-2022

Edição

Seção

Número Temático - Language and Technology in Pandemics Times (Lançamento em 2021)