O sorriso (enigma) de Mona Lisa
mulheres e sociedades em embate
Palavras-chave:
estudos bakhtinianos, dialogia, ideologia, voz social, mulherResumo
Este artigo analisa como a mulher é semiotizada no filme O sorriso de Mona Lisa (2003), com o objetivo de pensar sobre como o embate entre tradição e revolução reflete e refrata valores sociais sobre o que significa ser mulher. Centrado nas protagonistas, este estudo se volta às vozes sociais tradicional e subversiva em embate. A relevância se justifica pela reflexão acerca da movimentação valorativa interna-externa que constitui os sujeitos-mulheres e as sociedades no grande tempo da cultura. O filme é analisado em sua unidade verbivocovisual. A fundamentação teórica bakhtiniana embasa a análise em seu movimento metodológico materialista histórico-dialéticodialógico, com a utilização, principalmente, dos conceitos de diálogo, ideologia e vozes sociais. Para analisar questões relativas ao feminismo, serão utilizados os estudos de Beauvoir, Saffioti, Davis, Studart, hooks e Ribeiro. Os resultados revelam como a pressão social sobre a mulher a afeta e impacta a sociedade. O sorriso de Mona Lisa semiotiza movimentos históricos e culturais em ressurgência na contemporaneidade, e é urgente refletir sobre isso.
Downloads
Referências
BADINTER, E. Um amor conquistado. O mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BAKHTIN, M. Cultura popular na Idade Média e no Renascimento – o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 2010a.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. Gêneros do discurso. São Paulo: 34, 2016.
BAKHTIN, M. O homem ao espelho. São Carlos: Pedro & João, 2019.
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João, 2009.
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense, 2010b.
BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. São Paulo: 34, 2015.
BAKHTIN, M. Teoria do romance II: as formas do tempo e do cronotopo. Rio de Janeiro: 34, 2018.
BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
BENFICA, T. M. S.; MOREIRA, P. S.; RODRIGUES, T. S. O sagrado feminino no Código da Vinci. Psicanálise e Barroco, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 8-24, 2019.
CAMPOS, L. S. Os mapas, atores e números da diversidade religiosa cristã brasileira: católicos e evangélicos entre 1940 e 2007. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, p. 9-47, dez. 2008.
DAVIS, A. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
EARLS, I. Renaissance Art: A Topical Dictionary. Westport: Greenwood Press, 1987.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1997.
FREUD, S. O mal-estar na civilização. São Paulo: Martin Claret, 2021.
GOETHE, J. W. Doutrina das cores. São Paulo: Nova Alexandria, 2013.
GRAHAM-DIXON, A. Arte, o guia visual definitivo. São Paulo: Publifolha, 2012.
GUIMARÃES, L. A cor como informação: a construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Annablume, 2001.
HAYNES, D. J. Bakhtin and the Visual Arts. New York: Cambridge, 2008.
HELLER, E. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.
HOOKS, B. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020.
KANDINSKY, W. Ponto, linha, plano – contribuição para análise dos elementos picturais. Lisboa: 70, 1970.
MADONA. In: HOUAISS. São Paulo: Uol, 2021. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br/corporativo/apps/uol_www/v5-4/html/index.php#0. Acesso em: 7 fev. 2021.
MARGARET Livingstone: Mona Lisa Smile Secrets Revealed. BBC, London, 2006. Disponível em: http://news.bbc.co.uk/2/hi/entertainment/2775817.stm. Acesso em: 8 fev. 2021.
MEDVIÉDEV, P. M. O método formal nos estudos literários: uma introdução crítica a uma poética sociológica. São Paulo: Contexto, 2012.
O SORRISO de Mona Lisa. Direção de Mike Lewell. Estados Unidos: Revolution Studios; Columbia Pictures, 2003. 114 min.
PAULA, L. de. O enunciado verbivocovisual de animação: a valoração do “amor verdadeiro” Disney – uma análise de Frozen. In: FERNANDES JR, A.; STAFUZZA, G. B. (org.). Discursividades contemporâneas: política, corpo, diálogo. Campinas: Mercado de Letras, 2017. p. 287-314.
PAULA, L. de; BATISTA, R. dos S. A verbivocovisualidade criptografada de Augusto de Campos. Revista da ANPOLL, Niterói, v. 52, n. 3, p. 55-75, 2021.
PAULA, L. de; BATISTA, R. dos S.O aprisionamento da mulher: The Handmaid’s Tale na contemporaneidade. Galáxia, São Paulo, v. 47, n. 47, 2022.
PAULA, L. de; BATISTA, R. dos S. Um lugar de violência: perspectiva dialógica do corpo em The Handmaid’s Tale. Polifonia, Cuiabá, v. 27 n. 49, p. 130-153, 2020.
PAULA, L. de; LUCIANO, J. A. R. A filosofia da linguagem bakhtiniana e sua tridimensionalidade verbivocovisual. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 49, n. 2, p. 706-722, 2020d.
PAULA, L. de; LUCIANO, J. A. R. A tridimensionalidade verbivocovisual da linguagem bakhtiniana. Linha D’Água, São Paulo, v. 33, n. 3, p. 105-134, 2020a. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/171296. Acesso em: 6 set. 2021.
PAULA, L. de; LUCIANO, J. A. R. Dialogismo verbivocovisual: uma proposta bakhtiniana. Polifonia, Cuiabá, v. 27 n. 49, p. 15-46, 2020c.
PAULA, L. de; LUCIANO, J. A. R. Filosofia da linguagem bakhtiniana: concepção verbivocovisual. Revista Diálogos, Cuiabá, v. 8, n. 3, p. 132-151, 2020b. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/10039. Acesso em: 6 set. 2021.
PAULA, L. de; LUCIANO, J. A. R. The Verbivocovisual Architectonic of the Stage La Conversione Di Un Cavallo. Global Journal of Human Social Sciences-A – GJHSS-A, Framingham, v. 21, n. 13, p. 1-13, 2021.
PAULA, L. de; OLIVEIRA, N. R. de. Minions nas telas e bolsominions na vida: uma análise bakhtiniana. Letrônica, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 1-19, 2020.
PAULA, L. de; SANT’ANA, C. G. A “verdadeira mulher”: bela, empoderada e do ler. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Cuiabá, v. 24, n. 2, p. 195-218, 2020.
PAULA, L. de; SANT’ANA, C. G. A violência contra a mulher no Brasil: repercussão pública do machismo estrutural. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 7555-7574, 2022.
PAULA, L. de; SANTANA, B. M. A mulher rosa em cinquenta tons de cinza: imagens dialógicas patriarcais. In: CRISTOVÃO, A.; LUDOVICE, C. de A. B.; BORGES, M. C. (org.). GEBGE em ação. Franca: Ribeirão Gráfica, 2021. p. 13-37.
PAULA, L. de; SERNI, N. M. A vida na arte a verbivocovisualidade do gênero filme musical. Raído, Dourados, v. 11, n. 25, p. 178-201, 2017.
PAULA, L. de; SILVA, T. N. Você em série: o cuidado/abuso da vida na relação afetivoamorosa de Beck e Joe. Intertexto, Uberaba, v. 13, n. 2, p. 2-29, 2020.
PAULA, L. de; SOUZA, D. N. de. Antropofagia dialógica – olhar Tarsila do Amaral. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 22, n. 3, p. 75-105, 2019.
PAULA, L. de; TEIXEIRA, L. P. As barbies pelo Porta dos Fundos: uma análise verbivocovisual. EntreLetras, Araguaína, v. 12, n. 1, p. 345-369, 2021a.
PAULA, L. de; TEIXEIRA, L. P. Barbies perfeitas: o antifeminismo contemporâneo. In: ABREU-TARDELLI, L. S.; GARCIA, T. S.; G. FERREIRA, A. de A. G. D’O. (org.). Pesquisas em linguagem: diálogos com a contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2021b. p. 54-83.
RIBEIRO, D. Lugar de fala. São Paulo: Pólen, 2019.
SAFFIOTI, H. I. B. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987.
STAACHI, C. They Ad to Be Kidding! Shocking Posters in the 1950s and 1960s Show the Sexist and Racist Campaigns Once Seen as Acceptable. Daily Mail, London, 14 nov. 2015. Disponível em: https://www.dailymail.co.uk/news/article-3318841/Shockingposters-1950s-60s-sexist-racist-campaigns-seen-acceptable.html. Acesso em: 3 nov. 2020.
STAM, R. A literatura através do cinema: realismo, magia e a arte da adaptação. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
STAM, R. Bakhtin e a crítica midiática. In: RIBEIRO, A. P. G.; SACRAMENTO, I. (org.). Mikhail Bakhtin: linguagem, cultura e mídia. São Carlos: Pedro & João, 2010b. p. 331-357.
STAM, R. Bakhtin: da teoria literária a cultura de massa. São Paulo: Ática, 1992.
STAM, R. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2010a.
STUDART, H. Mulher. Objeto de cama e mesa. Rio de Janeiro: Vozes, 1974.
SUBMITTING to My Husband Like It’s 1959: Why I Became a Tradwife? BBC, London. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZwT-zYo4-OM&ab_channel=BBCStories. Acesso em: 3 fev. 2021.
VOLÓCHINOV, V. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João, 2013.
VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia. São Paulo: 34, 2019.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: 34, 2018.
WOLF, N. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luciane de Paula, Carolina Gomes Sant’ana

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


