O sorriso (enigma) de Mona Lisa

mulheres e sociedades em embate

Auteurs

Mots-clés :

estudos bakhtinianos, dialogia, ideologia, voz social, mulher

Résumé

Este artigo analisa como a mulher é semiotizada no filme O sorriso de Mona Lisa (2003), com o objetivo de pensar sobre como o embate entre tradição e revolução reflete e refrata valores sociais sobre o que significa ser mulher. Centrado nas protagonistas, este estudo se volta às vozes sociais tradicional e subversiva em embate. A relevância se justifica pela reflexão acerca da movimentação valorativa interna-externa que constitui os sujeitos-mulheres e as sociedades no grande tempo da cultura. O filme é analisado em sua unidade verbivocovisual. A fundamentação teórica bakhtiniana embasa a análise em seu movimento metodológico materialista histórico-dialéticodialógico, com a utilização, principalmente, dos conceitos de diálogo, ideologia e vozes sociais. Para analisar questões relativas ao feminismo, serão utilizados os estudos de Beauvoir, Saffioti, Davis, Studart, hooks e Ribeiro. Os resultados revelam como a pressão social sobre a mulher a afeta e impacta a sociedade. O sorriso de Mona Lisa semiotiza movimentos históricos e culturais em ressurgência na contemporaneidade, e é urgente refletir sobre isso.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BADINTER, E. Um amor conquistado. O mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

BAKHTIN, M. Cultura popular na Idade Média e no Renascimento – o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 2010a.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. Gêneros do discurso. São Paulo: 34, 2016.

BAKHTIN, M. O homem ao espelho. São Carlos: Pedro & João, 2019.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João, 2009.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense, 2010b.

BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. São Paulo: 34, 2015.

BAKHTIN, M. Teoria do romance II: as formas do tempo e do cronotopo. Rio de Janeiro: 34, 2018.

BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

BENFICA, T. M. S.; MOREIRA, P. S.; RODRIGUES, T. S. O sagrado feminino no Código da Vinci. Psicanálise e Barroco, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 8-24, 2019.

CAMPOS, L. S. Os mapas, atores e números da diversidade religiosa cristã brasileira: católicos e evangélicos entre 1940 e 2007. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, p. 9-47, dez. 2008.

DAVIS, A. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.

EARLS, I. Renaissance Art: A Topical Dictionary. Westport: Greenwood Press, 1987.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1997.

FREUD, S. O mal-estar na civilização. São Paulo: Martin Claret, 2021.

GOETHE, J. W. Doutrina das cores. São Paulo: Nova Alexandria, 2013.

GRAHAM-DIXON, A. Arte, o guia visual definitivo. São Paulo: Publifolha, 2012.

GUIMARÃES, L. A cor como informação: a construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Annablume, 2001.

HAYNES, D. J. Bakhtin and the Visual Arts. New York: Cambridge, 2008.

HELLER, E. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.

HOOKS, B. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020.

KANDINSKY, W. Ponto, linha, plano – contribuição para análise dos elementos picturais. Lisboa: 70, 1970.

MADONA. In: HOUAISS. São Paulo: Uol, 2021. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br/corporativo/apps/uol_www/v5-4/html/index.php#0. Acesso em: 7 fev. 2021.

MARGARET Livingstone: Mona Lisa Smile Secrets Revealed. BBC, London, 2006. Disponível em: http://news.bbc.co.uk/2/hi/entertainment/2775817.stm. Acesso em: 8 fev. 2021.

MEDVIÉDEV, P. M. O método formal nos estudos literários: uma introdução crítica a uma poética sociológica. São Paulo: Contexto, 2012.

O SORRISO de Mona Lisa. Direção de Mike Lewell. Estados Unidos: Revolution Studios; Columbia Pictures, 2003. 114 min.

PAULA, L. de. O enunciado verbivocovisual de animação: a valoração do “amor verdadeiro” Disney – uma análise de Frozen. In: FERNANDES JR, A.; STAFUZZA, G. B. (org.). Discursividades contemporâneas: política, corpo, diálogo. Campinas: Mercado de Letras, 2017. p. 287-314.

PAULA, L. de; BATISTA, R. dos S. A verbivocovisualidade criptografada de Augusto de Campos. Revista da ANPOLL, Niterói, v. 52, n. 3, p. 55-75, 2021.

PAULA, L. de; BATISTA, R. dos S.O aprisionamento da mulher: The Handmaid’s Tale na contemporaneidade. Galáxia, São Paulo, v. 47, n. 47, 2022.

PAULA, L. de; BATISTA, R. dos S. Um lugar de violência: perspectiva dialógica do corpo em The Handmaid’s Tale. Polifonia, Cuiabá, v. 27 n. 49, p. 130-153, 2020.

PAULA, L. de; LUCIANO, J. A. R. A filosofia da linguagem bakhtiniana e sua tridimensionalidade verbivocovisual. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 49, n. 2, p. 706-722, 2020d.

PAULA, L. de; LUCIANO, J. A. R. A tridimensionalidade verbivocovisual da linguagem bakhtiniana. Linha D’Água, São Paulo, v. 33, n. 3, p. 105-134, 2020a. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/171296. Acesso em: 6 set. 2021.

PAULA, L. de; LUCIANO, J. A. R. Dialogismo verbivocovisual: uma proposta bakhtiniana. Polifonia, Cuiabá, v. 27 n. 49, p. 15-46, 2020c.

PAULA, L. de; LUCIANO, J. A. R. Filosofia da linguagem bakhtiniana: concepção verbivocovisual. Revista Diálogos, Cuiabá, v. 8, n. 3, p. 132-151, 2020b. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/10039. Acesso em: 6 set. 2021.

PAULA, L. de; LUCIANO, J. A. R. The Verbivocovisual Architectonic of the Stage La Conversione Di Un Cavallo. Global Journal of Human Social Sciences-A – GJHSS-A, Framingham, v. 21, n. 13, p. 1-13, 2021.

PAULA, L. de; OLIVEIRA, N. R. de. Minions nas telas e bolsominions na vida: uma análise bakhtiniana. Letrônica, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 1-19, 2020.

PAULA, L. de; SANT’ANA, C. G. A “verdadeira mulher”: bela, empoderada e do ler. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Cuiabá, v. 24, n. 2, p. 195-218, 2020.

PAULA, L. de; SANT’ANA, C. G. A violência contra a mulher no Brasil: repercussão pública do machismo estrutural. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 7555-7574, 2022.

PAULA, L. de; SANTANA, B. M. A mulher rosa em cinquenta tons de cinza: imagens dialógicas patriarcais. In: CRISTOVÃO, A.; LUDOVICE, C. de A. B.; BORGES, M. C. (org.). GEBGE em ação. Franca: Ribeirão Gráfica, 2021. p. 13-37.

PAULA, L. de; SERNI, N. M. A vida na arte a verbivocovisualidade do gênero filme musical. Raído, Dourados, v. 11, n. 25, p. 178-201, 2017.

PAULA, L. de; SILVA, T. N. Você em série: o cuidado/abuso da vida na relação afetivoamorosa de Beck e Joe. Intertexto, Uberaba, v. 13, n. 2, p. 2-29, 2020.

PAULA, L. de; SOUZA, D. N. de. Antropofagia dialógica – olhar Tarsila do Amaral. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 22, n. 3, p. 75-105, 2019.

PAULA, L. de; TEIXEIRA, L. P. As barbies pelo Porta dos Fundos: uma análise verbivocovisual. EntreLetras, Araguaína, v. 12, n. 1, p. 345-369, 2021a.

PAULA, L. de; TEIXEIRA, L. P. Barbies perfeitas: o antifeminismo contemporâneo. In: ABREU-TARDELLI, L. S.; GARCIA, T. S.; G. FERREIRA, A. de A. G. D’O. (org.). Pesquisas em linguagem: diálogos com a contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2021b. p. 54-83.

RIBEIRO, D. Lugar de fala. São Paulo: Pólen, 2019.

SAFFIOTI, H. I. B. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987.

STAACHI, C. They Ad to Be Kidding! Shocking Posters in the 1950s and 1960s Show the Sexist and Racist Campaigns Once Seen as Acceptable. Daily Mail, London, 14 nov. 2015. Disponível em: https://www.dailymail.co.uk/news/article-3318841/Shockingposters-1950s-60s-sexist-racist-campaigns-seen-acceptable.html. Acesso em: 3 nov. 2020.

STAM, R. A literatura através do cinema: realismo, magia e a arte da adaptação. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

STAM, R. Bakhtin e a crítica midiática. In: RIBEIRO, A. P. G.; SACRAMENTO, I. (org.). Mikhail Bakhtin: linguagem, cultura e mídia. São Carlos: Pedro & João, 2010b. p. 331-357.

STAM, R. Bakhtin: da teoria literária a cultura de massa. São Paulo: Ática, 1992.

STAM, R. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2010a.

STUDART, H. Mulher. Objeto de cama e mesa. Rio de Janeiro: Vozes, 1974.

SUBMITTING to My Husband Like It’s 1959: Why I Became a Tradwife? BBC, London. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZwT-zYo4-OM&ab_channel=BBCStories. Acesso em: 3 fev. 2021.

VOLÓCHINOV, V. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João, 2013.

VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia. São Paulo: 34, 2019.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: 34, 2018.

WOLF, N. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020.

Téléchargements

Publiée

2022-11-06