A escrita acadêmica em cursos de licenciaturas

o que dizem os professores

Autori

Parole chiave:

Professores de cursos de licenciaturas, Letramento acadêmico, Gêneros discursivos

Abstract

Neste relato de pesquisa, o objetivo foi compreender como os professores exercem o seu papel no processo de letramento acadêmico de seus estudantes. Para tal, foram analisadas respostas a entrevistas semiestruturadas realizadas com dois professores de cursos de licenciatura em uma universidade pública de Santa Catarina. Com base nas proposições teóricas dos estudos do letramento acadêmico, a análise dos dados evidenciou que, além dos gêneros discursivos típicos da esfera acadêmica, há outros sendo trabalhados, como cartas, poemas e memoriais, com a intenção de que os estudantes se sintam acolhidos, empoderados e neles possam projetar sua identidade. Suas ações são pautadas por um genuíno interesse de que seus estudantes se insiram nas práticas acadêmicas e que nelas manifestem as suas vozes. Também é significativa a preocupação para com a constituição de uma identidade docente reflexiva.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Riferimenti bibliografici

ANDRADE, L. T. Professores leitores e sua formação. Belo Horizonte: Ceale/ Autêntica, 2007.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BLOOME, D.; CASTANHEIRA, M. L.; LEUNG, C.; ROWSELL, J. Re-Theorizing Literacy Practices: Complex social and cultural contexts. New York: Taylor & Francis, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores. Brasília, 2019.

CARVALHO, M. A leitura dos futuros professores: por uma pedagogia da leitura no ensino superior. Teias, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 1-10, jan./jun. 2002. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/23905/16878 . Acesso em: 12 jul. 2021.

CLUGHEN, L.; CONNELL, M. Working With Power: A Dialogue about Writing Support Using Insights from Psychotherapy. In: LILLIS, T.; HARRIGTON, K.; LEA, M.; MITCHELL, S. (org.). Working with academic literacies: case studies toward transformative practice. Fort Collins – Colorado: WAC Clearinghouse, 2015. p. 45-54.

DUARTE, A. L. M.; PINHEIRO, R. C.; ARAUJO, J. A leitura acadêmica na formação docente: dificuldades e possibilidades. Revista de Letras, v. 1, n. 31, p. 102-108, jan./dez. 2012. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/1086/1048 . Acesso em: 19 jun. 2021.

ENGLISH, F. Genre as a Pedagogical Resource at University. In: LILLIS, T.; HARRIGTON, K.; LEA, M.; MITCHELL, S. (org.). Working with academic literacies: case studies toward transformative practice. Fort Collins – Colorado: WAC Clearinghouse, 2015. p. 245-256.

FIAD, R. S. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, v. Eletrônico, n. Especial, p. 357-369, dez. 2011. 2. parte. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1116. Acesso em: 16 jun. 2021.

FISCHER, Adriana. “Dimensões escondidas” e “instrução explícita” em práticas de letramento acadêmico: o caso do relatório de projeto em um curso de Engenharia de Portugal. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 487-504, jul./dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15429. Acesso em: 20 maio 2022.

FISCHER, Adriana. Práticas de letramento acadêmico em um curso de Engenharia Têxtil: o caso dos relatórios e suas dimensões escondidas. Scripta, Belo Horizonte, v. 15, n. 28, p. 37-58, 1. sem. 2011. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4298. Acesso em: 16 maio 2022.

FISCHER, A.; DIONÍSIO, M. de L. Perspectivas sobre letramento(s) no ensino superior: objetos de estudo em pesquisas acadêmicas. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 6, n. 1, p. 79-93, jan./abr. 2011. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2349. Acesso em: 19 jun. 2021.

FISCHER, A.; HOCHSPRUNG, V. Prática de escrita na universidade: A perspectiva dos letramentos acadêmicos sobre produções de estudantes de letras. Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli, v. 6, n. 3, p. 44-66, set./dez. 2017. Disponível em: http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MigREN/article/view/1393. Acesso em: 10 jun. 2021.

GEE, J. P. Social Linguistics and Literacies: ideologies in Discourse. London: Falmer Press, 1990.

GOOD, J. An Action Research Intervention Towards Overcoming “Theory Resistance” in Photojournalism Students. In: LILLIS, T.; HARRIGTON, K.; LEA, M.; MITCHELL, S. (org.). Working with academic literacies: case studies toward transformative practice. Fort Collins – Colorado: WAC Clearinghouse, 2015. p. 55-64.

HYLAND, K. Disciplinary discources: social interactions in academic writing. Michigan: University of Michigan, 2004.

KLEIMAN, A. Literacidad e identidades en las investigaciones sobre formación docente en Brasil. Íkala – Revista de Lenguaje y Cultura, Medellín, v. 24, Issue 2, p. 3-30, May-August, 2019. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/ikala/v24n2/0123-3432-ikala-24-02-00387.pdf . Acesso em: 10 jun. 2021.

KLEIMAN, A.; ASSIS, J. A. Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2016.

KLEIMAN, A.; VIANNA, C.; DE GRANDE, P. “Sem querer ir contra pessoas tão ilustres…”: construção e negociação identitárias do professor entre discursos de (des)legitimação. Scripta, Belo Horizonte, v. 17, n. 32, p. 173-194, 1. sem. 2013. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2013v17n32p173/pdf . Acesso em: 12 jun. 2021.

KOERNER, Rosana Mara. Entre saberes e fazeres da/na alfabetização: o ato de mediar do professor alfabetizador. Curitiba: CRV, 2010.

LEA, M. R. Revisiting the question of transformation in academic literacies: the ethnographic imperative: Brian Street in conversation with Mary Lea and Theresa Lillis. In: LILLIS, T.; HARRIGTON, K.; LEA, M.; MITCHELL, S. (org.). Working with academic literacies: case studies toward transformative practice. Fort Collins – Colorado: WAC Clearinghouse, 2015. p. 383-390.

LEA, M. R.; STREET, B. V. The “Academic Literacies” model: theory and applications. Theory into Practice, v. 45, n. 4, p. 368-377, 2006.

LILLIS, T.; SCOTT, M. Defining academic literacies research: issues of epistemology, ideology and strategy. Journal of Applied Linguistics, v. 4, n. 1, p. 5-32, 2007. Disponível em: https://journal.equinoxpub.com/JALPP/article/view/13216. Acesso em: 10 jun. 2021.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (org.). Gêneros textuais & ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

McCAMBRIDGE, L. Academic Writing in an ELF Environment: Standardization, Accommodation—or Transformation? In: LILLIS, T.; HARRIGTON, K.; LEA, M.; MITCHELL, S. (org.). Working with academic literacies: case studies toward transformative practice. Fort Collins – Colorado: WAC Clearinghouse, 2015. p. 185-194.

OLIVEIRA, K. L. de; DOS SANTOS, A. A. A. Compreensão em leitura e avaliação da aprendizagem em universitários. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 118-124, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/ptqHsxKtDnSgXPWg9tFRXtq/?lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2021.

PA. Entrevista I. [maio 2021]. Entrevistador: Rosana Mara Koerner. Microsoft Teams, 2021. 1 arquivo.mp3 (60 min.).

PB. Entrevista II. [maio 2021]. Entrevistador: Rosana Mara Koerner. Microsoft Teams, 2021. 1 arquivo.mp3 (60 min.).

PB. Questionário [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por Rosana Mara Koerner, em 15 maio 2021.

PEREIRA, S. L. M. Usos da escrita na formação docente universitária e o letramento profissional do professor. 2017. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2017.980865 . Acesso em: 30 jul. 2021.

PFAFF, N. Etnografia em contextos escolares: pressupostos gerais e experiências interculturais no Brasil e na Alemanha. In: WELLER, W.; PFAFF, N. (org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 254-270

PRÍNCIPE, G. S. Práticas letradas mediadas pela tecnologia digital no ensino técnico integrado ao médio: discussão acerca da escrita de uma monografia como Trabalho de Conclusão de Curso. In: FIAD, R. S. (org.). Letramentos acadêmicos: contextos, práticas, percepções. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. p. 99-128.

RUSSEL, D. Thinking critically and negotiating practices in the disciplines: David Russell in conversation with Sally Mitchell. In: LILLIS, T.; HARRIGTON, K.; LEA, M.; MITCHELL, S. (org.). Working with academic literacies: case studies toward transformative practice. Fort Collins – Colorado: WAC Clearinghouse, 2015. p. 175-184.

SANTIAGO, E.; KOERNER, R. M. Letramento acadêmico em um curso de Pedagogia a distância: percepções de estudantes sobre as propostas de escrita. Revista Atos de Pesquisa em Educação, v. 16, e8672, p. 3-23, 2021. Disponível em: https://dx.doi.org/10.7867/1809-0354202116e8672. Acesso em: 10 jun. 2021.

SILVA, V. C. da.; FISCHER, A. “Libertação total”: Marcas de letramentos em um curso de Pedagogia. Atos de Pesquisa em Educação, v. 7, n. 3, p. 732-751 set./dez. 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n3p732-751. Acesso em: 10 jun. 2021.

SILVA, E. M. da; CASTANHEIRA, M. L. Práticas de letramento acadêmico: uma análise das condições de produção da escrita em cursos de geografia. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 8, n. 3, p. 2-21, set./dez. 2019. Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/DDL/article/view/519. Acesso em: 10 jun. 2021.

SILVA, J. Q. G., ASSIS, J. A.; BARTLETT, L. Letramento e identidade: questões em estudo. Scripta, Belo Horizonte, v. 17, n. 32, p. 9-22, 1. sem. 2013. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/8739/pdf. Acesso em: 1 jun. 2021.

SITO, L.; MORENO, E. Prácticas letradas académicas más allá del déficit: una revisión crítica de literatura. Enunciación, n. 26, en prensa, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.14483/22486798.16747. Acesso em: 10 jun. 2021.

SOUZA, E. B. C. M. de; RODRIGUES, J. do N. Tendências da produção científica brasileira na área de Letras sobre letramento acadêmico na formação de professores. Scripta, v. 24, n. 50, p. 257-281, 1. quadrimestre 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2020v24n50p257-281. Acesso em: 19 jun. 2021.

STREET, B. Dimensões “Escondidas” na escrita de artigos acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 541-567, jul./dez. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2010v28n2p541. Acesso em: 19 jun. 2021.

STREET, B. Learning to read from a social practice view: Ethnography, schooling and adult learning. Prospects, n. 46, p. 335-344, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11125-017-9411-z. Acesso em: 19 jun. 2021.

STREET, B. Literacy in Theory and Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

STREET, B. Revisiting the question of transformation in academic literacies: the ethnographic imperative: Brian Street in conversation with Mary Lea and Theresa Lillis. In: LILLIS, T.; HARRIGTON, K.; LEA, M.; MITCHELL, S. (org.). Working with academic literacies: case studies toward transformative practice. Fort Collins – Colorado: WAC Clearinghouse, 2015. p. 383-390.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

ZAVALA, V. Quem está dizendo isso? Letramento acadêmico, identidade e poder no ensino superior. In: VÓVIO, C.; SITO, L.; DE GRANDE, P. B. (org.). Letramentos: rupturas, deslocamentos e repercussões de pesquisas em linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 71-95.

Pubblicato

2024-11-29