Construindo entendimentos sobre Inglês como Língua Franca em um curso de formação continuada
Palabras clave:
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Inglês como Língua Franca (ILF), formação docenteResumen
A recente Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enquadra a língua inglesa como um componente curricular obrigatório a partir da perspectiva de Inglês como Língua Franca (ILF). Esta mudança de orientação requer oportunidades de desenvolvimento profissional continuado para professores. Este artigo descreve o planejamento e a implementação de um curso para professores de escolas públicas e apresenta análises de conteúdo dos significados de ILF construídos pelos participantes. Os resultados revelaram que professoras e professores endossaram muitas implicações da perspectiva ILF para o ensino, mas ainda estavam divididas/os entre seguir visões normativas da linguagem ou promover a fluidez inerente aos contextos de ILF.
Descargas
Referencias
AGUIAR, M. A. da S.; DOURADO, L. F. (org.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018. Disponível em: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/BibliotecaVirtual/4-Publicacoes/BNCC-VERSAO-FINAL.pdf. Acesso em: 13 dez. 2022.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BAYYURT, Y.; SIFAKIS, N. ELF-Aware In-Service Teacher Education: A Transformative Perspective. In: BOWELS, H.; COGO, A. (ed.). International Perspectives on English as a Lingua Franca: Pedagogical Insights. Basingstoke, UK: Palgrave Macmillan, 2015. p. 117-136.
BAYYURT, Y.; SIFAKIS, N. Foundations of an EIL-Aware Teacher Education. In: MATSUDA, A. (ed.). Preparing Teachers to Teach English as an International Language. Bristol: Multilingual Matters, 2017. p. 3-18. DOI: https://doi.org/10.21832/9781783097036-003.
BESSA, N. R. N. Competências específicas de língua inglesa à luz da abordagem comunicativa. Revista Estudos em Letras, v. 2, n. 1, p. 39-60, jan./jun. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC, 2006.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
CAETANO, M. R. Os sujeitos e a proposta educacional da Base Nacional Comum Curricular: entre o público e o privado. Teoria e Prática da Educação, v. 22, n. 3, p. 118-136, set./dez. 2019.
CAVALHEIRO, L.; GUERRA, L.; PEREIRA, R. The Handbook to English as a Lingua Franca: Practices for Inclusive Multilingual Classrooms. Ribeirão, Braga: Edições Humus, 2021. Disponível em: http://enrichproject.eu/images/The%20ENRICH%20Handbook%20-%20DIGITAL.pdf. Acesso em: 30 dez. 2024.
DUBOC, A. P. Falando francamente: uma leitura bakhtiniana do conceito de “Inglês como Língua Franca” no componente curricular língua inglesa da BNCC. Revista da Anpoll, Florianópolis, v. 1, n. 48, p. 10-22, jan./jun. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18309/anp.v1i48.1255.
DUBOC, A. P.; SIQUEIRA, D. S. ELF feito no Brasil: Expanding Theoretical Notions, Reframing Educational Policies. Status Quaestionis, n. 19, p. 297-331, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/349662276_ELF_feito_no_Brasil_expanding_theoretical_notions_reframing_educational_policies. Acesso em: 13 dez. 2022.
GIMENEZ, T. O que muda no ensino de inglês com a BNCC – Anos finais do ensino fundamental? APLIEPAR Newsletter, v. 1, n. 1, 2020. Disponível em: https://f2b18779-27c9-4a9c-8b72-ebecf0033040.filesusr.com/ugd/1bc29e_9ceeae41441645729316b4700e75b97e.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.
GIMENEZ, T.; EL KADRI, M. S.; CALVO, L. C. S. English as a Lingua Franca in Teacher Education: A Brazilian Perspective. Berlin; Boston: De Gruyter Mouton, 2018. DOI: https://doi.org/10.1515/9781501511776.
GUILHERME, M. Glocal Languages Beyond Post-Colonialism: The Metaphorical North and South in the Geographical North and South. In: GUILHERME, M.; MENEZES DE SOUZA, L. M. T. (ed.). Glocal Languages and Critical Intercultural Awareness: The South Answers Back. New York: Routledge, 2019. DOI: https://doi.org/10.4324/9781351184656.
GUILHERME, M.; MENEZES DE SOUZA, L. M. T. (ed.). Glocal Languages and Critical Intercultural Awareness: The South Answers Back. New York: Routledge, 2019. DOI: https://doi.org/10.4324/9781351184656.
HYPOLITO, A. M. BNCC, Agenda global e formação docente. Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 187-201, 2019. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/995. Acesso em: 3 nov. 2022.
KACHRU, B. B. The Other Tongue: English Across Cultures. Urbana, IL: University of Illinois Press, 1982.
KICZKOWIAK, M. Seven Principles for Writing Materials for English as a Lingua Franca. ELT Journal, v. 74, n. 1, p. 1-9, Jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1093/elt/ccz042.
KORDIA, S. (org.). Integrating English as a Lingua Franca in Education - Part I. Research Papers in Language Teaching and Learning, v. 14, n. 1, 2024. Disponível em: https://rpltl.eap.gr/images/2024/RPLTL14_Issue1.pdf. Acesso em: 10 maio 2024.
LIMA, J. H. G. Ensino do inglês à luz do Inglês como Língua Franca. In: RIBEIRO, F. (org.). Práticas de Ensino de Inglês. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 21-40, v. 2.
LIMA, J. H. G.; DELLAGNELO, A. de C. K. A BNCC e o Inglês como Língua Franca (ILF): Consolidando Saberes. In: SANTANA, W. F.; SILVEIRA, É. L. (org.). Educação, Linguagens e Ensino: Saberes Interconstitutivos. São Paulo: Pedro e João Editores, 2021. p. 324-342.
LIMA, J. H. G.; DELLAGNELO, A. de C. K. Uma abordagem metodológica da ação docente fundada na teoria sociocultural: tematizando o conceito de Inglês como Língua Franca (ILF). Fórum Linguístico, v. 20, n. 3, p. 9172-9185, 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e79920.
LOPES, A. C. Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Revista Retratos da Escola, v. 13, n. 25, p. 59-75, 2019.
LOPRIORE, L. ELF Awareness in ELT: Emerging Challenges & New Paradigms in Teacher Education. Lingue e Linguaggi, v. 38, p. 259-275, 2020. DOI: https://doi.org/10.1285/i22390359v38p259.
O’REGAN, J. P. English as a Lingua Franca: An Immanent Critique. Applied Linguistics, v. 35, n. 5, p. 533-552, 2014. DOI: https://doi.org/10.1093/applin/amt045.
PRABJANDEE, D.; FANG, F. “I Was Like, Just Wow!”: Insights from Global Englishes Teacher Professional Development. Asian Englishes, v. 24, p. 294-311, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/13488678.2021.1989546.
RAMOS, K. V.; ALVARENGA, M. S. O ensino de inglês na Base Nacional Comum Curricular: embates entre língua franca e língua de fronteira. Humanidades e Inovação, v. 7, n. 3, p. 334-347, 2020.
SEIDLHOFER, B. Of Names and Norms. Wierner Linguistische Gazette (WLG), v. 92, p. 41-45, 2022. Disponível em: https://wlg.univie.ac.at/fileadmin/user_upload/p_wlg/922022/Seidlhofer_names.pdf. Acesso em: 3 nov. 2023.
SELVI, A. F. Preparing Teachers to Teach English as an International Language: Reflections from Northern Cyprus. In: MATSUDA, A. (ed.). Preparing Teachers to Teach English as an International Language. Bristol; Blue Ridge Summit: Multilingual Matters, 2017. p. 114-128. DOI: https://doi.org/10.21832/9781783097036-003.
SELVI, A. F.; GALLOWAY, N.; ROSE, H. Teaching English as an International Language. Cambridge: Cambridge University Press, 2023. (Cambridge Elements in Language Teaching).
SIFAKIS, N. C.; TSANTILA, N. (ed.). English as a Lingua Franca for ELF Contexts. Bristol; Blue Ridge Summit: Multilingual Matters, 2019.
SIFAKIS, N.; KORDIA, S. Jack Mezirow Meets Robert Kegan: Conceptual Links and Insights for English as a Língua Franca Teacher Education. In: KOKKOS, A. (ed.). Expanding Transformation Theory: Affinities Between Jack Mezirow and Emancipatory Educationalists. London: Routledge, 2020. p. 106-122.
SIQUEIRA, D. S. ELF with EFL: What is Still Needed for This Integration to Happen? ELT Journal, v. 74, n. 4, p. 377-386, 2020. DOI: https://doi.org/10.1093/elt/ccaa038.
SIQUEIRA, D. S.; GIMENEZ, T. Reflections on Paulo Freire’s Contributions to the Brazilian National English as a Lingua Franca Curriculum. In: BAYYURT, Y.; SARACENI, M. (ed.). Bloomsbury World Englishes. Volume 3: Pedagogies. London: Bloomsbury Academic, 2021. p. 241-256.
TARLAU, R.; MOLLER, K. O consenso por filantropia: Como uma fundação privada estabeleceu a BNCC no Brasil. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 2, p. 553-603, maio/ago. 2020.
VARGAS, J. C.; ZANARDI, I. M.; SANTOS, E. A. G. dos; MARQUEZAN, F. A formação continuada de professores e os impactos da Base Nacional Comum Curricular: um olhar crítico para a reforma do Ensino Médio. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, v. 18, n. 2, p. 429-443, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2331. Acesso em: 10 maio 2024.
ZEIN, S. Teacher Education for English as a Lingua Franca: Perspectives from Indonesia. Abingdon: Routledge, 2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Telma Nunes Gimenez, Eliane Provate Queiroz, Anderson Teixeira Rolim

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


