Construindo entendimentos sobre Inglês como Língua Franca em um curso de formação continuada

Autori

Parole chiave:

Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Inglês como Língua Franca (ILF), formação docente

Abstract

A recente Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enquadra a língua inglesa como um componente curricular obrigatório a partir da perspectiva de Inglês como Língua Franca (ILF). Esta mudança de orientação requer oportunidades de desenvolvimento profissional continuado para professores. Este artigo descreve o planejamento e a implementação de um curso para professores de escolas públicas e apresenta análises de conteúdo dos significados de ILF construídos pelos participantes. Os resultados revelaram que professoras e professores endossaram muitas implicações da perspectiva ILF para o ensino, mas ainda estavam divididas/os entre seguir visões normativas da linguagem ou promover a fluidez inerente aos contextos de ILF.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Riferimenti bibliografici

AGUIAR, M. A. da S.; DOURADO, L. F. (org.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018. Disponível em: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/BibliotecaVirtual/4-Publicacoes/BNCC-VERSAO-FINAL.pdf. Acesso em: 13 dez. 2022.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAYYURT, Y.; SIFAKIS, N. ELF-Aware In-Service Teacher Education: A Transformative Perspective. In: BOWELS, H.; COGO, A. (ed.). International Perspectives on English as a Lingua Franca: Pedagogical Insights. Basingstoke, UK: Palgrave Macmillan, 2015. p. 117-136.

BAYYURT, Y.; SIFAKIS, N. Foundations of an EIL-Aware Teacher Education. In: MATSUDA, A. (ed.). Preparing Teachers to Teach English as an International Language. Bristol: Multilingual Matters, 2017. p. 3-18. DOI: https://doi.org/10.21832/9781783097036-003.

BESSA, N. R. N. Competências específicas de língua inglesa à luz da abordagem comunicativa. Revista Estudos em Letras, v. 2, n. 1, p. 39-60, jan./jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC, 2006.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

CAETANO, M. R. Os sujeitos e a proposta educacional da Base Nacional Comum Curricular: entre o público e o privado. Teoria e Prática da Educação, v. 22, n. 3, p. 118-136, set./dez. 2019.

CAVALHEIRO, L.; GUERRA, L.; PEREIRA, R. The Handbook to English as a Lingua Franca: Practices for Inclusive Multilingual Classrooms. Ribeirão, Braga: Edições Humus, 2021. Disponível em: http://enrichproject.eu/images/The%20ENRICH%20Handbook%20-%20DIGITAL.pdf. Acesso em: 30 dez. 2024.

DUBOC, A. P. Falando francamente: uma leitura bakhtiniana do conceito de “Inglês como Língua Franca” no componente curricular língua inglesa da BNCC. Revista da Anpoll, Florianópolis, v. 1, n. 48, p. 10-22, jan./jun. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18309/anp.v1i48.1255.

DUBOC, A. P.; SIQUEIRA, D. S. ELF feito no Brasil: Expanding Theoretical Notions, Reframing Educational Policies. Status Quaestionis, n. 19, p. 297-331, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/349662276_ELF_feito_no_Brasil_expanding_theoretical_notions_reframing_educational_policies. Acesso em: 13 dez. 2022.

GIMENEZ, T. O que muda no ensino de inglês com a BNCC – Anos finais do ensino fundamental? APLIEPAR Newsletter, v. 1, n. 1, 2020. Disponível em: https://f2b18779-27c9-4a9c-8b72-ebecf0033040.filesusr.com/ugd/1bc29e_9ceeae41441645729316b4700e75b97e.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.

GIMENEZ, T.; EL KADRI, M. S.; CALVO, L. C. S. English as a Lingua Franca in Teacher Education: A Brazilian Perspective. Berlin; Boston: De Gruyter Mouton, 2018. DOI: https://doi.org/10.1515/9781501511776.

GUILHERME, M. Glocal Languages Beyond Post-Colonialism: The Metaphorical North and South in the Geographical North and South. In: GUILHERME, M.; MENEZES DE SOUZA, L. M. T. (ed.). Glocal Languages and Critical Intercultural Awareness: The South Answers Back. New York: Routledge, 2019. DOI: https://doi.org/10.4324/9781351184656.

GUILHERME, M.; MENEZES DE SOUZA, L. M. T. (ed.). Glocal Languages and Critical Intercultural Awareness: The South Answers Back. New York: Routledge, 2019. DOI: https://doi.org/10.4324/9781351184656.

HYPOLITO, A. M. BNCC, Agenda global e formação docente. Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 187-201, 2019. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/995. Acesso em: 3 nov. 2022.

KACHRU, B. B. The Other Tongue: English Across Cultures. Urbana, IL: University of Illinois Press, 1982.

KICZKOWIAK, M. Seven Principles for Writing Materials for English as a Lingua Franca. ELT Journal, v. 74, n. 1, p. 1-9, Jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1093/elt/ccz042.

KORDIA, S. (org.). Integrating English as a Lingua Franca in Education - Part I. Research Papers in Language Teaching and Learning, v. 14, n. 1, 2024. Disponível em: https://rpltl.eap.gr/images/2024/RPLTL14_Issue1.pdf. Acesso em: 10 maio 2024.

LIMA, J. H. G. Ensino do inglês à luz do Inglês como Língua Franca. In: RIBEIRO, F. (org.). Práticas de Ensino de Inglês. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 21-40, v. 2.

LIMA, J. H. G.; DELLAGNELO, A. de C. K. A BNCC e o Inglês como Língua Franca (ILF): Consolidando Saberes. In: SANTANA, W. F.; SILVEIRA, É. L. (org.). Educação, Linguagens e Ensino: Saberes Interconstitutivos. São Paulo: Pedro e João Editores, 2021. p. 324-342.

LIMA, J. H. G.; DELLAGNELO, A. de C. K. Uma abordagem metodológica da ação docente fundada na teoria sociocultural: tematizando o conceito de Inglês como Língua Franca (ILF). Fórum Linguístico, v. 20, n. 3, p. 9172-9185, 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e79920.

LOPES, A. C. Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Revista Retratos da Escola, v. 13, n. 25, p. 59-75, 2019.

LOPRIORE, L. ELF Awareness in ELT: Emerging Challenges & New Paradigms in Teacher Education. Lingue e Linguaggi, v. 38, p. 259-275, 2020. DOI: https://doi.org/10.1285/i22390359v38p259.

O’REGAN, J. P. English as a Lingua Franca: An Immanent Critique. Applied Linguistics, v. 35, n. 5, p. 533-552, 2014. DOI: https://doi.org/10.1093/applin/amt045.

PRABJANDEE, D.; FANG, F. “I Was Like, Just Wow!”: Insights from Global Englishes Teacher Professional Development. Asian Englishes, v. 24, p. 294-311, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/13488678.2021.1989546.

RAMOS, K. V.; ALVARENGA, M. S. O ensino de inglês na Base Nacional Comum Curricular: embates entre língua franca e língua de fronteira. Humanidades e Inovação, v. 7, n. 3, p. 334-347, 2020.

SEIDLHOFER, B. Of Names and Norms. Wierner Linguistische Gazette (WLG), v. 92, p. 41-45, 2022. Disponível em: https://wlg.univie.ac.at/fileadmin/user_upload/p_wlg/922022/Seidlhofer_names.pdf. Acesso em: 3 nov. 2023.

SELVI, A. F. Preparing Teachers to Teach English as an International Language: Reflections from Northern Cyprus. In: MATSUDA, A. (ed.). Preparing Teachers to Teach English as an International Language. Bristol; Blue Ridge Summit: Multilingual Matters, 2017. p. 114-128. DOI: https://doi.org/10.21832/9781783097036-003.

SELVI, A. F.; GALLOWAY, N.; ROSE, H. Teaching English as an International Language. Cambridge: Cambridge University Press, 2023. (Cambridge Elements in Language Teaching).

SIFAKIS, N. C.; TSANTILA, N. (ed.). English as a Lingua Franca for ELF Contexts. Bristol; Blue Ridge Summit: Multilingual Matters, 2019.

SIFAKIS, N.; KORDIA, S. Jack Mezirow Meets Robert Kegan: Conceptual Links and Insights for English as a Língua Franca Teacher Education. In: KOKKOS, A. (ed.). Expanding Transformation Theory: Affinities Between Jack Mezirow and Emancipatory Educationalists. London: Routledge, 2020. p. 106-122.

SIQUEIRA, D. S. ELF with EFL: What is Still Needed for This Integration to Happen? ELT Journal, v. 74, n. 4, p. 377-386, 2020. DOI: https://doi.org/10.1093/elt/ccaa038.

SIQUEIRA, D. S.; GIMENEZ, T. Reflections on Paulo Freire’s Contributions to the Brazilian National English as a Lingua Franca Curriculum. In: BAYYURT, Y.; SARACENI, M. (ed.). Bloomsbury World Englishes. Volume 3: Pedagogies. London: Bloomsbury Academic, 2021. p. 241-256.

TARLAU, R.; MOLLER, K. O consenso por filantropia: Como uma fundação privada estabeleceu a BNCC no Brasil. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 2, p. 553-603, maio/ago. 2020.

VARGAS, J. C.; ZANARDI, I. M.; SANTOS, E. A. G. dos; MARQUEZAN, F. A formação continuada de professores e os impactos da Base Nacional Comum Curricular: um olhar crítico para a reforma do Ensino Médio. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, v. 18, n. 2, p. 429-443, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2331. Acesso em: 10 maio 2024.

ZEIN, S. Teacher Education for English as a Lingua Franca: Perspectives from Indonesia. Abingdon: Routledge, 2019.

Pubblicato

2025-07-02