A cultura Gitana na Espanha
proposta didática intercultural para a formação de professores de espanhol no Brasil
Palabras clave:
interculturalidade, formação docente, espanhol, povos ciganosResumen
O objetivo deste artigo é compreender como a diversidade linguística, étnica e cultural da Espanha pode contribuir para o currículo da licenciatura em Letras/Espanhol, no Brasil, desde uma perspectiva intercultural (Walsh, 2009; Matos, 2014; Paraquett, 2019; e Goenechea Permisán; Gallego Noche, 2021). Para tanto, realizamos uma investigação qualitativa com objetivo exploratório (Gil, 2002) e perspectiva étnico-racial (Denzin; Lincoln, 2006) situada no campo da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2009; Matos, 2014; Paraquett, 2019; Silva Júnior; Matos, 2019). Com esse estudo, concluímos que desconstruir a ideia de uma Espanha étnica e culturalmente homogênea é uma maneira intercultural de abordar esse país. Tal conclusão culminou na elaboração de uma unidade didática que apresenta as culturas ciganas como protagonistas no contexto espanhol e favorece a inclusão dessa perspectiva no currículo da licenciatura em Letras/Espanhol.
Descargas
Referencias
AGUADO ODINA, T. Pedagogía intercultural. Madrid: McGraw-Hill, 2003. 254 p.
ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2013.
ASENSIO BELENGUER, A. Educación y población gitana. Avances en Supervisión Educativa, 25, 1-34, 2016. DOI: https://doi.org/10.23824/ase.v0i25.547. Disponível em: https://avances.adide.org/index.php/ase/article/view/547. Acesso em: 3 jan. 2025.
ASOCIACIÓN GITANA POR EL FUTURO DE GIPUZKOA (AGIFUGI). Miguel y Nekane – El pueblo Gitano en la Historia 2 [201-]. Disponível em: https://www.agifugi.org/app/download/5809060867/MIGUEL+Y+NEKANE2.pdf. Acesso em: 16 maio 2023.
BESALÚ COSTA, X.; TORT COMA, J. Escuela y sociedad multicultural: propuesta para trabajar con el alumnado extranjero. Alcalá de Guadaíra (Sevilla): Editorial MAD, 2009. 152 p.
BOTELHO, G. R. Unidade didática para formação intercultural de professores de espanhol - Salud y libertad: el pueblo gitano en España. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2023. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/17747. Acesso em: 19 jan. 2025.
BRASIL. Lei da Reforma do Ensino Médio. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13415-16-fevereiro-2017-784336-publicacaooriginal-152003-pl.html. Acesso em: 05 maio 2023.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. In: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2013. p. 476-493.
BRASIL. Lei nº 10.639, de janeiro de 2003. Inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.639.htm. Acesso em: 10 jan. 2021.
BRASIL. Lei n° 11.645, de 10 de março de 2008. Inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, 2008.
BRÜGGEMANN, C. Roma education in comparative perspective. Analysis of the UNDP/World Bank/EC regional Roma survey 2011. Roma Inclusion Working Papers. Bratislava: United Nations Development Programme. 2012. Disponível em: http://www.undp.org/content/dam/rbec/docs/Roma-education-in-comparative-perspective.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.
CORTÉS GÓMEZ, I.; END, M. (ed.). Introduction: Contemporary Dimensions of Antigypsyism in Europe. In: CORTÉS GÓMEZ, I.; END, M. (ed.). Dimensions of Antigypsyims in Europe, I. Brussels - Berlin: European Network Against Racism (ENAR)-Central Council of German Sinti and Roma, 2019. p. 19-27.
COUNCIL OF EUROPE. Descriptive glossary of terms relating to Roma issues. Strasbourg. 2012. Disponível em: http://a.cs.coe.int/team20/cahrom/documents/Glossary%20Roma%20EN%20version%2018%20May%202012.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (ed.). O planejamento da pesquisa qualitativa: Teoria e abordagens. Tradução de Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006.
EUROPEAN COMMISSION. A Union of Equality: EU Roma strategic framework for equality, inclusion and participation for 2020-2030. 2020. Disponível em: https://commission.europa.eu/system/files/202101/eu_roma_strategic_framework_for_equality_inclusion_and_participation_for_2020_-_2030_0.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.
ESPAÑA. Ley Orgánica 3/2020, de 29 de diciembre, por la que se modifica la Ley Orgánica 2/2006, de 3 de mayo, de Educación. BOE núm. 340, de 30 de diciembre de 2020, páginas 122868 a 122953. Disponível em: https://www.boe.es/eli/es/lo/2020/12/29/3. Acesso em: 2 de jan. 2025.
FERREIRA, A. de J. Teoria Racial Crítica e Letramento Racial Crítico: narrativas e contranarrativas de identidade racial de professores de línguas. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S. l.], v. 6, n. 14, p. 236-263, 2014. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/141. Acesso em: 22 maio 2023.
FILIGRANA GARCÍA, M. del C.; FERNÁNDEZ PEÑA, B. Ministerio de Educación y Formación Profesional. Protocolo orientativo para la inclusión de la historia y la cultura gitana en el currículo escolar y la práctica docente. 2019. Disponível em: https://sede.educacion.gob.es/publiventa/d/23444/19/0. Acesso em: 15 abr. 2023.
FILIGRANA GARCÍA, M. del C.; HEREDIA OLIVERA, E.; FERNÁNDEZ PEÑA, B. Ministerio de Educación y Formación Profesional. Materiales didácticos sobre el pueblo gitano para Educación Primaria. 2020. Disponível em: https://sede.educacion.gob.es/publiventa/descarga.action?f_codigo_agc=22241. Acesso em: 15 abr. 2023.
FUNDACIÓN FOESSA. VIII Informe sobre exclusión y desarrollo social en España. 2019. Disponível em: https://www.foessa.es/main-files/uploads/sites/16/2019/06/Informe-FOESSA-2019_web-completo.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.
FUNDACIÓN SECRETARIADO GITANO. Discriminación y comunidad gitana. Informe Anual 2022. 2022. Disponível em: https://informesdiscriminacion.gitanos.org/informes/2022. Acesso em: 12 mar. 2023.
GALLEGO NOCHE, B.; GOENECHEA PERMISÁN, C. What Makes Them Thrive? Protective Factors for the Academic Success of Roma University Students: A Case Study. Education, Citizenship and Social Justice, v. 19, n. 1, p. 95-109, 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/17461979221123009.
GALLETI, P. C. Configuraciones sociohistóricas de “lo gitano” en Occidente. Analéctica, Revista FAIA; RPDecolonial; 6; 37; 2020, 47-57.
GARCÍA FERNÁNDEZ, J. A. (coord.). La cultura del pueblo gitano en el currículo de la educación obligatoria, a través de su presencia, ausencia y percepción en los libros de texto. 2017. Ministerio de Educación.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIMENEZ, A.; COMAS, D.; CARBALLO, A. Origen e Identidad del Pueblo Gitano. International Journal of Roma Studies 1(2), p. 159-184, 2019. DOI: https://doi.org/10.17583/ijrs.2019.4561.
GOENECHEA PERMISÁN, C.; GALLEGO NOCHE, B. La educación intercultural: un modelo educativo en educación. In: FALCÓN, I. G. (coord.). Atención a la diversidad cultural en el contexto educativo: claves para la escuela inclusiva. Madrid: Pirámide, 2021. p. 45-61.
GOENECHEA PERMISÁN, C.; GALLEGO NOCHE, B.; AMORES FERNÁNDEZ, F. J.; GÓMEZ RUIZ, M. Á. Voces del alumnado gitano sobre su experiencia en la universidad. Profesorado: Revista de currículum y formación del profesorado, v. 24, n. 2, p. 462-482, 2020. DOI: https://doi.org/10.30827/profesorado.v24i2.15157. Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/15157. Acesso em: 19 jan. 2025.
GOENECHEA PERMISÁN, C.; GALLEGO NOCHE, B.; AMORES FERNÁNDEZ, F. Who I Am and Who I Share It With. Roma University Students Between Invisibility and Empowerment. Intercultural Education, v. 33, n. 2, p. 230-244, 2022. DOI: https://doi.org/ 10.1080/14675986.2022.2035091.
LEGGIO, D.; MATRAS, Y. How open borders can unlock cultures. Concepts, methods, and procedures. In: LEGGIO, D.; MATRAS, Y. (ed.). Open Borders, Unlocked Cultures. Romanian Roma Migrants in Western Europe. London: Routledge, 2018. p. 1-25.
MATOS, D. C. V. da S. Formação intercultural de professores de espanhol e materiais didáticos. Abehache, n. 6, p. 165-185, 2014. Disponível em: http://www.hispanistas.org.br/arquivos/revistas/sumario/revista6/165-185.pdf. Acesso em: 10 abr. 2019.
MATOS, D. C. V. da S. O professor de espanhol como agente intercultural e as articulações necessárias na elaboração de materiais didáticos. In: MATOS, D.; PARAQUETT, M. (org.). Interculturalidade e identidades: formação de professores de espanhol. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 17-33.
MATOS, D. C. V. da S.; GOENECHEA PERMISÁN, C. Educação intercultural e formação de professores em contexto espanhol para alunos imigrantes. Educação e Pesquisa, v. 42, n. 4, p. 1093-1108, out./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201612162742.
MOITA LOPES, L. P. da. Da aplicação da Linguística à Linguística Aplicada indisciplinar. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 11-24.
PARAQUETT, M. Thinking (and doing) otherwise com a língua dos hermanos. O espanhol na pesquisa e nas políticas linguísticas do brasil. Letras & Letras, v. 35 n. especial. Uberlândia, 2019.
Real Decreto 157/2022, de 1 de marzo, por el que se establecen la ordenación y las enseñanzas mínimas de la Educación Primaria. BOE n. 52, de 02 mar. 2022. Disponível em: https://www.boe.es/eli/es/rd/2022/03/01/157/con. Acesso em: 03 jan. 2025.
Real Decreto 217/2022, de 29 de marzo, por el que se establece la ordenación y las enseñanzas mínimas de la Educación Secundaria Obligatoria. BOE n. 76, de 30 mar. 2022. Disponível em: https://www.boe.es/eli/es/rd/2022/03/29/217/con. Acesso em: 03 jan. 2025.
SILVA JÚNIOR, A. C.; MATOS, D. C. V. da S. Linguística Aplicada e o SULear: práticas decoloniais na educação linguística em espanhol. Revista Interdisciplinar Sulear, Belo Horizonte, ano 2, n. 2, set. 2019.
SILVA, T. T. da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. da (org.). Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 73-102.
WALSH, C. Interculturalidad crítica y educación intercultural. In: VIAÑA, J.; TAPIA, L.; WALSH, C. Construyendo Interculturalidad Crítica. La Paz: Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, 2009. p. 75-96.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Gabriela Rodrigues Botelho, Cristina Goenechea Permisán, Doris Cristina Vicente da Silva Matos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


