A cultura Gitana na Espanha

proposta didática intercultural para a formação de professores de espanhol no Brasil

Autores/as

Palabras clave:

interculturalidade, formação docente, espanhol, povos ciganos

Resumen

O objetivo deste artigo é compreender como a diversidade linguística, étnica e cultural da Espanha pode contribuir para o currículo da licenciatura em Letras/Espanhol, no Brasil, desde uma perspectiva intercultural (Walsh, 2009; Matos, 2014; Paraquett, 2019; e Goenechea Permisán; Gallego Noche, 2021). Para tanto, realizamos uma investigação qualitativa com objetivo exploratório (Gil, 2002) e perspectiva étnico-racial (Denzin; Lincoln, 2006) situada no campo da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2009; Matos, 2014; Paraquett, 2019; Silva Júnior; Matos, 2019). Com esse estudo, concluímos que desconstruir a ideia de uma Espanha étnica e culturalmente homogênea é uma maneira intercultural de abordar esse país. Tal conclusão culminou na elaboração de uma unidade didática que apresenta as culturas ciganas como protagonistas no contexto espanhol e favorece a inclusão dessa perspectiva no currículo da licenciatura em Letras/Espanhol.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

AGUADO ODINA, T. Pedagogía intercultural. Madrid: McGraw-Hill, 2003. 254 p.

ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2013.

ASENSIO BELENGUER, A. Educación y población gitana. Avances en Supervisión Educativa, 25, 1-34, 2016. DOI: https://doi.org/10.23824/ase.v0i25.547. Disponível em: https://avances.adide.org/index.php/ase/article/view/547. Acesso em: 3 jan. 2025.

ASOCIACIÓN GITANA POR EL FUTURO DE GIPUZKOA (AGIFUGI). Miguel y Nekane – El pueblo Gitano en la Historia 2 [201-]. Disponível em: https://www.agifugi.org/app/download/5809060867/MIGUEL+Y+NEKANE2.pdf. Acesso em: 16 maio 2023.

BESALÚ COSTA, X.; TORT COMA, J. Escuela y sociedad multicultural: propuesta para trabajar con el alumnado extranjero. Alcalá de Guadaíra (Sevilla): Editorial MAD, 2009. 152 p.

BOTELHO, G. R. Unidade didática para formação intercultural de professores de espanhol - Salud y libertad: el pueblo gitano en España. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2023. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/17747. Acesso em: 19 jan. 2025.

BRASIL. Lei da Reforma do Ensino Médio. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13415-16-fevereiro-2017-784336-publicacaooriginal-152003-pl.html. Acesso em: 05 maio 2023.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. In: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2013. p. 476-493.

BRASIL. Lei nº 10.639, de janeiro de 2003. Inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.639.htm. Acesso em: 10 jan. 2021.

BRASIL. Lei n° 11.645, de 10 de março de 2008. Inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, 2008.

BRÜGGEMANN, C. Roma education in comparative perspective. Analysis of the UNDP/World Bank/EC regional Roma survey 2011. Roma Inclusion Working Papers. Bratislava: United Nations Development Programme. 2012. Disponível em: http://www.undp.org/content/dam/rbec/docs/Roma-education-in-comparative-perspective.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.

CORTÉS GÓMEZ, I.; END, M. (ed.). Introduction: Contemporary Dimensions of Antigypsyism in Europe. In: CORTÉS GÓMEZ, I.; END, M. (ed.). Dimensions of Antigypsyims in Europe, I. Brussels - Berlin: European Network Against Racism (ENAR)-Central Council of German Sinti and Roma, 2019. p. 19-27.

COUNCIL OF EUROPE. Descriptive glossary of terms relating to Roma issues. Strasbourg. 2012. Disponível em: http://a.cs.coe.int/team20/cahrom/documents/Glossary%20Roma%20EN%20version%2018%20May%202012.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (ed.). O planejamento da pesquisa qualitativa: Teoria e abordagens. Tradução de Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006.

EUROPEAN COMMISSION. A Union of Equality: EU Roma strategic framework for equality, inclusion and participation for 2020-2030. 2020. Disponível em: https://commission.europa.eu/system/files/202101/eu_roma_strategic_framework_for_equality_inclusion_and_participation_for_2020_-_2030_0.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.

ESPAÑA. Ley Orgánica 3/2020, de 29 de diciembre, por la que se modifica la Ley Orgánica 2/2006, de 3 de mayo, de Educación. BOE núm. 340, de 30 de diciembre de 2020, páginas 122868 a 122953. Disponível em: https://www.boe.es/eli/es/lo/2020/12/29/3. Acesso em: 2 de jan. 2025.

FERREIRA, A. de J. Teoria Racial Crítica e Letramento Racial Crítico: narrativas e contranarrativas de identidade racial de professores de línguas. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S. l.], v. 6, n. 14, p. 236-263, 2014. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/141. Acesso em: 22 maio 2023.

FILIGRANA GARCÍA, M. del C.; FERNÁNDEZ PEÑA, B. Ministerio de Educación y Formación Profesional. Protocolo orientativo para la inclusión de la historia y la cultura gitana en el currículo escolar y la práctica docente. 2019. Disponível em: https://sede.educacion.gob.es/publiventa/d/23444/19/0. Acesso em: 15 abr. 2023.

FILIGRANA GARCÍA, M. del C.; HEREDIA OLIVERA, E.; FERNÁNDEZ PEÑA, B. Ministerio de Educación y Formación Profesional. Materiales didácticos sobre el pueblo gitano para Educación Primaria. 2020. Disponível em: https://sede.educacion.gob.es/publiventa/descarga.action?f_codigo_agc=22241. Acesso em: 15 abr. 2023.

FUNDACIÓN FOESSA. VIII Informe sobre exclusión y desarrollo social en España. 2019. Disponível em: https://www.foessa.es/main-files/uploads/sites/16/2019/06/Informe-FOESSA-2019_web-completo.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.

FUNDACIÓN SECRETARIADO GITANO. Discriminación y comunidad gitana. Informe Anual 2022. 2022. Disponível em: https://informesdiscriminacion.gitanos.org/informes/2022. Acesso em: 12 mar. 2023.

GALLEGO NOCHE, B.; GOENECHEA PERMISÁN, C. What Makes Them Thrive? Protective Factors for the Academic Success of Roma University Students: A Case Study. Education, Citizenship and Social Justice, v. 19, n. 1, p. 95-109, 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/17461979221123009.

GALLETI, P. C. Configuraciones sociohistóricas de “lo gitano” en Occidente. Analéctica, Revista FAIA; RPDecolonial; 6; 37; 2020, 47-57.

GARCÍA FERNÁNDEZ, J. A. (coord.). La cultura del pueblo gitano en el currículo de la educación obligatoria, a través de su presencia, ausencia y percepción en los libros de texto. 2017. Ministerio de Educación.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIMENEZ, A.; COMAS, D.; CARBALLO, A. Origen e Identidad del Pueblo Gitano. International Journal of Roma Studies 1(2), p. 159-184, 2019. DOI: https://doi.org/10.17583/ijrs.2019.4561.

GOENECHEA PERMISÁN, C.; GALLEGO NOCHE, B. La educación intercultural: un modelo educativo en educación. In: FALCÓN, I. G. (coord.). Atención a la diversidad cultural en el contexto educativo: claves para la escuela inclusiva. Madrid: Pirámide, 2021. p. 45-61.

GOENECHEA PERMISÁN, C.; GALLEGO NOCHE, B.; AMORES FERNÁNDEZ, F. J.; GÓMEZ RUIZ, M. Á. Voces del alumnado gitano sobre su experiencia en la universidad. Profesorado: Revista de currículum y formación del profesorado, v. 24, n. 2, p. 462-482, 2020. DOI: https://doi.org/10.30827/profesorado.v24i2.15157. Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/15157. Acesso em: 19 jan. 2025.

GOENECHEA PERMISÁN, C.; GALLEGO NOCHE, B.; AMORES FERNÁNDEZ, F. Who I Am and Who I Share It With. Roma University Students Between Invisibility and Empowerment. Intercultural Education, v. 33, n. 2, p. 230-244, 2022. DOI: https://doi.org/ 10.1080/14675986.2022.2035091.

LEGGIO, D.; MATRAS, Y. How open borders can unlock cultures. Concepts, methods, and procedures. In: LEGGIO, D.; MATRAS, Y. (ed.). Open Borders, Unlocked Cultures. Romanian Roma Migrants in Western Europe. London: Routledge, 2018. p. 1-25.

MATOS, D. C. V. da S. Formação intercultural de professores de espanhol e materiais didáticos. Abehache, n. 6, p. 165-185, 2014. Disponível em: http://www.hispanistas.org.br/arquivos/revistas/sumario/revista6/165-185.pdf. Acesso em: 10 abr. 2019.

MATOS, D. C. V. da S. O professor de espanhol como agente intercultural e as articulações necessárias na elaboração de materiais didáticos. In: MATOS, D.; PARAQUETT, M. (org.). Interculturalidade e identidades: formação de professores de espanhol. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 17-33.

MATOS, D. C. V. da S.; GOENECHEA PERMISÁN, C. Educação intercultural e formação de professores em contexto espanhol para alunos imigrantes. Educação e Pesquisa, v. 42, n. 4, p. 1093-1108, out./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201612162742.

MOITA LOPES, L. P. da. Da aplicação da Linguística à Linguística Aplicada indisciplinar. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 11-24.

PARAQUETT, M. Thinking (and doing) otherwise com a língua dos hermanos. O espanhol na pesquisa e nas políticas linguísticas do brasil. Letras & Letras, v. 35 n. especial. Uberlândia, 2019.

Real Decreto 157/2022, de 1 de marzo, por el que se establecen la ordenación y las enseñanzas mínimas de la Educación Primaria. BOE n. 52, de 02 mar. 2022. Disponível em: https://www.boe.es/eli/es/rd/2022/03/01/157/con. Acesso em: 03 jan. 2025.

Real Decreto 217/2022, de 29 de marzo, por el que se establece la ordenación y las enseñanzas mínimas de la Educación Secundaria Obligatoria. BOE n. 76, de 30 mar. 2022. Disponível em: https://www.boe.es/eli/es/rd/2022/03/29/217/con. Acesso em: 03 jan. 2025.

SILVA JÚNIOR, A. C.; MATOS, D. C. V. da S. Linguística Aplicada e o SULear: práticas decoloniais na educação linguística em espanhol. Revista Interdisciplinar Sulear, Belo Horizonte, ano 2, n. 2, set. 2019.

SILVA, T. T. da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. da (org.). Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 73-102.

WALSH, C. Interculturalidad crítica y educación intercultural. In: VIAÑA, J.; TAPIA, L.; WALSH, C. Construyendo Interculturalidad Crítica. La Paz: Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, 2009. p. 75-96.

Publicado

02-07-2025