Árbitros de uma política linguística em uma universidade pública da Colômbia
resistências dos professores de língua estrangeira
Palavras-chave:
política educativa, análise política, professores de língua estrangeira, etnografiaResumo
Este artigo relata a interpretação e apropriação de uma política linguística (Johnson, 2013a) institucional por um grupo de professores de inglês de uma universidade pública em Medellín-Colômbia. Esta etnografia da política linguística (McCarty, 2011, 2015) segue os princípios da pesquisa qualitativa e os métodos de coleta de dados incluíram análise documental, observações diretas não-participantes e entrevistas individuais semiestruturadas. Os resultados indicam que os professores de inglês como língua estrangeira mostram um grau de resistência à política linguística institucional que os leva a fazer omissões, aditamentos e modificações nas suas práticas de ensino, especificamente na avaliação e metodologia propostas. Do mesmo modo, o tipo de vínculo laboral com a instituição de ensino leva a uma visão e a uma relação diferente com a política linguística, especialmente no que diz respeito à carga de trabalho.
Downloads
Referências
ANGROSINO, M. V. Recontextualización de la observación: Etnografía, pedagogía y las perspectivas de una agenda política progresista. En: LINCOLN, Y.; DENZIN, N. (Eds.). Manual de investigación cualitativa (Vol. 4): Métodos de recolección y análisis de datos. Barcelona: Gedisa Editorial, 2015. p. 203-234.
BALDAUF JR, R. B. Rearticulating the case for micro language planning in a language ecology context. Current Issues in Language Planning, v. 7, n. 2, p. 147-170, 2006. DOI: https://doi.org/10.2167/clip092.0.
CANAGARAJAH, S. Ethnographic methods in language policy. En: RICENTO, T. (Ed.). An introduction to language policy: Theory and method. Oxford: Blackwell, 2006. p. 153-169.
COFFEY, A.; ATKINSON, P. Encontrar el sentido a los datos cualitativos: Estrategias complementarias de investigación. Traducido por E. Zimmerman. Medellín: Editorial Universidad de Antioquia, 2003. 249p.
CORREA, D.; USMA, J. From a bureaucratic to a critical-sociocultural model of policymaking in Colombia. HOW, v. 20, n. 1, p. 226-242, 2013. Disponible en: https://www.howjournalcolombia.org/index.php/how/article/view/32. Acceso en: 27 mar. 2025.
DENZIN, N.; LINCOLN, Y. The SAGE handbook of qualitative research. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2018. 968p.
DURÁN, J. Atropellos a la autonomía de los docentes. Desde la abolición de la tarima hasta la extorsión de profesores. Viel, v. 10, n. 1, p. 181-203, 2015. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=560258677007&tab=3. Acceso en: 27 mar. 2025.
ESCRIBANO, A. Aprendizaje cooperativo y autónomo en la enseñanza universitaria. Enseñanza & Teaching. Revista Interuniversitaria de Didáctica, v. 13, p. 89-104, 1995.
FONTANA, A.; FREY, J. H. La entrevista. En: LINCOLN, Y.; DENZIN, N. (Eds.). Manual de investigación cualitativa (Vol. 4): Métodos de recolección y análisis de datos. Barcelona: Gedisa Editorial, 2015. p. 140-202.
FREEMAN, B. University Policy Review: What? Why? How? What’s the Big Elephant? Association for Tertiary Education Management (Atem) Policy Development Forum VIII. 2012. Disponible en: https://www.academia.edu/2060244/University_policy_review_What_Why_How_What_s_the_big_elephant. Acceso en: 10 mayo 2023.
FREIRE, P. Política y educación. México, DF: Siglo XXI Editores, 1997. 132p.
GAZZOLA, M. The linguistic implications of academic performance indicators: General trends and case study. International Journal of Sociology of Language, v. 216, p. 131-156, 2012. DOI: https://doi.org/10.1515/ijsl-2012-0043.
GRINDLE, M. La brecha de la implementación. En: MARIÑEZ-NAVARRO, F. & GARZA-CANTÚ, V. (Coordinadores). Política pública y democracia en América Latina: del análisis a la interpretación. México D.F.: Editorial Miguel Ángel Porrúa, 2009. p. 33-51.
HAMEL, R. El campo de las ciencias y la educación superior entre el monopolio del inglés y el plurilingüismo: Elementos para una política del lenguaje en América Latina. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 52, n. 2, p. 321-384, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-18132013000200008.
HEINEKE, A. J.; CAMERON, Q. Teacher preparation and language policy appropriation: A qualitative investigation of Teach for America teachers in Arizona. Education Policy Analysis Archives, v. 21, n. 33, p. 1-25, 2013. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.v21n33.2013.
HECK, R. Studying educational and social policy, theoretical concepts and research methods. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2004. 381p.
HORNBERGER, N.; JOHNSON, D. C. The ethnography of language policy. En: MCCARTY, T. L. (Ed.). Ethnography and language policy. New York: Routledge, 2011. p. 273-28.
HORNBERGER, N.; JOHNSON, D. C. Slicing the Onion Ethnographically: Layers and Spaces in Multilingual Language Education Policy and Practice. Tesol Quarterly, v. 41, n. 3, p. 509-532, 2007. DOI: https://doi.org/10.1002/j.1545-7249.2007.tb00083.x.
ILIADOU, S.; TSAKIRIDOU, E.; IORDANIDIS, G.; GRIVA, E.; ZMAS, A. Greek university students’ attitudes towards european education networking and european education policy aspects. Proceedings of the 30th Annual EAIR - The European Higher Education Society Forum. 2008. Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/276919016_Greek_University_Students_attitudes_about_European_education_networking_and_European_education_policy_aspects_in_the_Proceedings_of_the_30th_Annual_FORUM_of_EAIR_Copenhagen_Denmark_Referendum_in_CD. Acceso en: 15 mayo 2022.
JOHNSON, D. C.; JOHNSON, E. J. Power and agency in language policy appropriation. Language Policy, v. 14, n. 3, p. 221-243, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s10993-014-9333-z.
JOHNSON, D. C. Language policy. New York: Palgrave Macmillan, 2013a. 291p.
JOHNSON, D. C. Positioning the language policy arbiter: Governmentality and footing in the school district of Philadelphia. In: TOLLEFSON, J. W. (ed.). Language policies in education: Critical issues. New York: Routledge, 2013b. p. 116-236.
KAPLAN, R. B.; BALDAUF, R. B. Language planning in perspective. In: KAPLAN, R. B.; BALDAUF R. B. (ed.). Language and language-in-education planning in the Pacific Basin. Springer, Dordrecht, 2003, v. 2, p. 201-226. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-017-0145-7_12.
LEVINSON, B. A. U.; SUTTON, M.; WINSTEAD, T. Education policy as a practice of power: Theoretical tools, ethnographic methods, democratic options. Educational Policy, v. 23, n. 6, p. 767-795, 2009. DOI: http://doi.org/10.1177/0895904808320676. Acceso en: 4 septiembre 2022.
LIDDICOAT, A. Language-in-education policies. Multilingual Matters, 2013.
LIDDICOAT, A. Language policy and methodology. International Journal of English Studies, v. 4, n. 1, p. 153-171, 2004. Disponible en: https://revistas.um.es/ijes/article/view/48221. Acceso en: 4 febrero 2023.
LIDDICOAT, A.; BALDAUF, R. B. Language planning and policy: Language planning in the local contexts. Multilingual Matters, 2008.
MARTÍNEZ-RIZO, F. Dificultades para implementar la evaluación formativa: Revisión de literatura. Perfiles educativos, v. 35, n. 139, p. 128-150, 2013. Disponible en: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-26982013000100009&lng=es&tlng=es. Acceso en: 20 abril 2023.
MARTÍNEZ, M. C. La figura del maestro como sujeto político: el lugar de los colectivos y redes pedagógicas en su agenciamiento. Educere, v. 10, n. 33, p. 243-250, 2006. Disponible en: https://www.redalyc.org/pdf/356/35603305.pdf. Acceso en: 13 noviembre 2023.
MCCARTY, T. L. Ethnography in language planning and policy research. In: HULT, F. M.; JOHNSON, D. C. (ed). Research methods in language policy and planning. Wiley Blackwell, 2015, p. 81-106.
MCCARTY, T. L. Ethnography and language policy. Routledge, 2011.
MENKEN, K.; GARCÍA, O. Negotiating language policies in schools: Educators as policymakers. Routledge, 2010.
MENKEN, K.; GARCÍA, O. Language policy in classrooms and schools. In: MCCARTY, T. L.; MAY, S. (ed.). Language Policy and Political Issues in Education, Encyclopedia of Language and Education. Springer, 2017, p. 211-225.
MERRIAM, S. Qualitative research and case study applications in education. John Wiley & Sons, 1998.
PHILLIPSON, R.; SKUTNABB-KANGAS, T. English only worldwide or language ecology? Tesol Quarterly, v. 30, n. 3, p. 429-452, 1996. DOI: https://doi.org/10.2307/3587692.
PHILLIPSON, R.; SKUTNABB-KANGAS, T. Linguistic imperialism and the consequences for language ecology. In: PENZ, H. & FILL, A. (eds). Handbook of Ecolinguistics. New York: Routledge, 2018. p. 121-134.
REMOLINA, J. Determinaciones políticas y contratación del docente cátedra en Colombia. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 3, p. 414-431, 2019. DOI: https://orcid.org/0000-0002-7001-8017.
RICENTO, T.; HORNBERGER, N. Unpeeling the onion: Language planning and policy and the ELT professional. Tesol Quarterly, v. 30, n. 3, p. 401-428, 1996. DOI: https://doi.org/10.2307/3587691.
RIVERA, J. Autonomía del profesor de cátedra en la educación superior. Universidad Militar Nueva Granada. Tesis especialización - Universidad Militar Nueva Granada, 2017. Disponible en: https://repository.unimilitar.edu.co/bitstream/handle/10654/17053/RiveraDiaz%20Jairo2017.pdf.pdf?sequence=1. Acceso en: 9 marzo 2023.
SÁNCHEZ-PÉREZ, M. M.; SALABERRI, M. S. Implementing plurilingualism in higher education: teacher training needs and plan evaluation. Porta Linguarum, Monograph II, p. 139-156, 2017. Disponible en: https://www.ugr.es/~portalin/articulos/PL_monograph2_2017/12%20Implementing%20Plurilingualism%20in%20Higher%20Education_Teacher%20Training%20Needs%20and%20Plan%20Evaluation.pdf. Acceso en: 27 mar. 2025.
SHOHAMY, E. Language policy: Hidden agendas and new approaches. Routledge, 2006.
SIERRA, N.; GIRALDO, E. Hablando de política lingüística y formación docente: las voces de los/las docentes dibujan sus propios relatos. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 20, n. 1, p. 163-188, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398201914737.
SIERRA, N.; LOPERA, S.; HENAO, C.; QUINTERO, V. Interpretación y apropiación de una política lingüística: voces de estudiantes del área de la salud en una universidad pública. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, n. 61, p. 42-65, 2020. DOI: https://doi.org/10.35575/rvucn.n61a4.
THROOP, R. Teachers as language policy planners: incorporating language policy planning into teacher education and classroom practice. Working papers in educational linguistics, v. 22, n. 2, p. 45-65, 2007. Disponible en: https://wpel.gse.upenn.edu/sites/default/files/archives/v22/v22n2_Throop.pdf. Acceso en: 27 mar. 2025.
TSELIGKA, T. Developing a foreign language policy in Greek higher education (HE): Striving between Scylla and Charybdis. International Journal of Language, Translation and Intercultural Communication, v. 4, n. 1, p. 54-67, 2016. Disponible en: https://ejournals.epublishing.ekt.gr/index.php/latic/article/view/10352. Acceso en: 9 junio 2023.
VILA, X. Language policy in higher education in medium-sized language communities: an introduction. In: VILA, X; BRETXA, V. (ed.). Language policy in higher education. Multilingual Matters, 2015. p. 1-14.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nelly Sierra Ospina, Sergio Lopera Medina, Catalina Henao López

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


