O desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas de imigrantes haitianos para a escrita da redação do Enem
Palavras-chave:
capacidades de linguagem, Português como Língua de Acolhimento, redação do EnemResumo
Este artigo examina o desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas, referentes ao uso de conectores (e.g., porém, conforme, além de), de imigrantes haitianos em preparação para a escrita da redação do Enem. O corpus de análise é composto de textos elaborados por três alunos e transcrições de aulas gravadas em áudio. A teoria do Interacionismo Sociodiscursivo, a concepção de capacidades de linguagem e elementos da Linguística Textual embasam a condução do estudo. Os resultados mostram que, durante a intervenção pedagógica por meio de uma sequência didática, os alunos desenvolveram suas capacidades linguístico-discursivas, mobilizando um número maior e uma variedade mais ampla de conectores a cada nova produção textual. Tais resultados têm implicações significativas para o ensino de redação no contexto analisado e em contextos similares de Português como Língua de Acolhimento.
Downloads
Referências
AMADO, R. S. O ensino de português como língua de acolhimento para refugiados. Revista da Sociedade Internacional Português Língua Estrangeira (SIPLE), edição 7, ano 4, n. 2, 2013.
ANDERSON, J. C. Foreword. In: CHENG, L.; WATANABE, Y.; CURTIS, A. (Ed.). Washback in language testing: research contexts and methods. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2004.
ANTUNES, I. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2021. 199p.
BAENINGER, R. Migração transnacional: elementos teóricos para o debate. In: BAENINGER, R. et al. (org.). Imigração haitiana no Brasil. Jundiaí: Paco Editorial, 2016. p. 13-43.
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997. 415p.
BIZON, A. C. C.; DINIZ, L. R. A.; CAMARGO, H. R. E. Vamos juntos(as)! Curso de português como língua de acolhimento - Trabalhando e estudando. Campinas, SP: Núcleo de Estudos de População Elza Berquó - Nepo Únicamp.
BRASIL. Enem Relatório Final 98. Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/ENEM+-+Exame+Nacional+do+Ensino+M%C3%A9dio+relat%C3%B3rio+final+98/f4cf226a-6961-4289-9afb-da8c0032ff89?version=1.2. Acesso em: 01 dez. 2020.
BRASIL. Ministro faz apelo a reitores sobre adesão ao novo Enem. Brasília, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/todas-as-noticias/212-noticias/educacao-superior-1690610854/13292-ministro-faz-apelo-a-reitores-sobre-adesao-ao-novo-enem. Acesso em: 01 dez 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 02 dez 2020.
BRASIL. A redação do Enem 2022: cartilha do participante. Brasília, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/enem/cartilha_do_participante_enem_2022.pdf. Acesso em: 13 abr. 2023.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sóciodiscursivo. São Paulo: EDUC, 1999. 353p.
CAMARGO, H. R. E. Diálogos transversais: narrativas para um protocolo de encaminhamentos para políticas de acolhimento a migrantes de crise. 2019. 272 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
CRISTOVÃO, V. L. L. Sequências didáticas para o ensino de línguas. In: DIAS, R.; CRISTOVÃO, V. L. L. (Org.). O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 305-344.
CRISTOVÃO, V. L. L.; STUTZ, L. Sequências didáticas: semelhanças e especificidades no contexto francófono como L1 e no contexto brasileiro como LE. In: SZUNDY, P. T. C., et al. (Org.). Linguística aplicada e sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. Campinas: Pontes, 2011.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras , 2011. p. 81-108.
DOLZ, J. PASQUIER, A. BRONCKART, J. P. L’acquisition des discours: émergence d’une competence ou apprentissage de capacités langagières diverses? Études de Linguistique Appliquée, n. 92, p. 23-37, 1993.
DOLZ, J., SCHNEUWLY B . Gêneros e progressão em expressão oral e escrita - elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2011. p. 35-59.
DÖRNEY, Z. Research methods in applied linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2007. 336 p.
FERNANDES, D. et al. Migração dos haitianos para o Brasil: a RN no 97/2012: uma avaliação preliminar. Refúgio, Migrações e Cidadania, v. 8, n. 8, p. 55-71, 2013.
FERREIRA, L. C. et al. Língua de Acolhimento: experiências no Brasil e no mundo. Belo Horizonte: Mosaico, 2019. 296p.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 483-502, 2005.
GIROTO, G.; DE PAULA, E. M. A. T. Imigrantes e refugiados no Brasil: uma análise sobre escolarização, currículo e inclusão. Revista Espaço do Currículo, v. 13, n. 1, p. 164-175, 2020.
HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização. Do “Fim dos Territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2004.
JUNGER, G. et al. Refúgio em número (7ª Edição). Série Migrações. Observatório das Migrações Internacionais; Ministério da Justiça e Segurança Pública/Conselho Nacional de Imigração e Coordenação Geral de Imigração Laboral. Brasília, DF: OBMigra, 2022.
KOCH, I. G. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2021. 84p.
KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. 235p.
KOCH, I. G. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 2011. 110p.
LOPEZ, A. P. A. Subsídios para o planejamento de cursos de português como língua de acolhimento para imigrantes deslocados forçados no Brasil. 2016. 308 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
LOPEZ, A. P. A. Processos e percursos da institucionalização da área de português como língua de acolhimento em Portugal e no Brasil. 2022. 287 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
LOPEZ, A. P. A.; DINIZ, L. R. A. Iniciativas jurídicas e acadêmicas brasileiras para o acolhimento de deslocados forçados. Revista da Sociedade Internacional Português Língua Estrangeira, v. 9, p. 31-56, 2018.
MACHADO, A. R. Os textos de alunos como índices para a avaliação das capacidades de linguagem. In: MARI, H.; MACHADO, I. L; MELLO, R. (org.). Análise do discurso em perspectivas. Belo Horizonte: UFMG, 2003. p. 215-229.
MARCUSCHI. L. A. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola, 2011.
NEVES, A. O. A política linguística de acolhimento a crianças imigrantes no ensino fundamental brasileiro: um estudo de caso. 2018. 185 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
OLIVEIRA, D. A. A preparação de imigrantes haitianos para a produção da redação do Enem. 2019. 293f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
OLIVEIRA, D. A. A escrita da redação do Enem por uma aluna haitina: mobilizando as capacidade de significação. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 60, p. 535-549, 2021.
PASQUIER, A.; DOLZ, J. Um decálogo para ensinar a escrever. Madrid: Infancia y aprendizaje, 1996.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999. 96p.
REINOLDES, M.; MANDALA, P.; AMADO, R. Portas Abertas: português para imigrantes. São Paulo: Prefeitura de São Paulo, 2021.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009. 128p.
SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2011. p. 19-34.
SENE, L. S. Objetivos e materialidades do ensino de português como língua de acolhimento: um estudo de caso. 2017. 207 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Universidade de Brasília, Brasília.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011. 136p.
VILLA, M; RODRÍGUEZ, J. V. Vulnerabilidad sociodemográfica: viejos y nuevos riesgos para comunidades, hogares y personas. CEPAL: Brasília, 2002. 186p. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/handle/11362/13051. Acesso em: 29 abr. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Desirée de Almeida Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


