O desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas de imigrantes haitianos para a escrita da redação do Enem

Autori

  • Desirée de Almeida Oliveira Brigham Young University

Parole chiave:

capacidades de linguagem, Português como Língua de Acolhimento, redação do Enem

Abstract

Este artigo examina o desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas, referentes ao uso de conectores (e.g., porém, conforme, além de), de imigrantes haitianos em preparação para a escrita da redação do Enem. O corpus de análise é composto de textos elaborados por três alunos e transcrições de aulas gravadas em áudio. A teoria do Interacionismo Sociodiscursivo, a concepção de capacidades de linguagem e elementos da Linguística Textual embasam a condução do estudo. Os resultados mostram que, durante a intervenção pedagógica por meio de uma sequência didática, os alunos desenvolveram suas capacidades linguístico-discursivas, mobilizando um número maior e uma variedade mais ampla de conectores a cada nova produção textual. Tais resultados têm implicações significativas para o ensino de redação no contexto analisado e em contextos similares de Português como Língua de Acolhimento.

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Pubblicato

2025-08-04