Em meu lugar
empatia e letramento emocional crítico em aulas de inglês como língua estrangeira
Palabras clave:
ensino de língua inglesa, empatia, política, emoções, letramento críticoResumen
Parte de um projeto de pesquisa autoetnográfica, este artigo é uma reflexão sobre duas aulas de inglês em que meus alunos de graduação discutiram empatia em tempos de pandemia de Covid-19. Começo argumentando a favor da relevância do tema e contextualizando meu interesse em investigar emoções no ensino de língua inglesa, assim como meu quadro teórico, baseado na convergência de teorias de letramento emocional e crítico. Em seguida faço um relato de minhas aulas, baseadas em uma instalação de arte intitulada “O Museu da Empatia”. Minha análise das aulas busca investigar em que medida elas promoveram o que Boler (1997) chamou de uma “semiótica da empatia”. Concluo reforçando a importância das teorias de letramento emocional e crítico para a formulação de políticas educacionais comprometidas com mudanças sociais e políticas.
Descargas
Referencias
AHMED, S. The cultural politics of emotion. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2004.
ANDREOTTI, V.; SOUZA, L. M. T. M. de. Learning to read the world through other eyes. Cambridge: Global Education, 2008. Available at: https://developmenteducation.ie/resource/learning-to-read-the-world-through-other-eyes/. Access at: 14 Feb. 2022.
BARCELOS, A. M. F. Letramento emocional no ensino de línguas. In: TOLDO, C.; STURM, L. (org.). Letramento: práticas de leitura e escrita. Campinas: Pontes Editores, 2015. p. 65-78.
BENESCH, S. Considering emotions in critical language teaching< Theories and praxis. London: Routledge, 2012.
BENESCH, S. Emotions and activism: English language teachers’ emotion labor as responses to institutional power. Critical Inquiry in Language Studies, [London], v. 17, n. 1, p. 26-41, 20 Jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/15427587.2020.1716194.
BOLER, M. The risks of empathy: interrogating multiculturalism’s gaze. Cultural Studies, [London], v. 11, n. 2, p. 253-273, 1997. DOI: https://doi.org/10.1080/09502389700490141.
BOLER, M.; DAVIS, E. The affective politics of the “post-truth” era: feeling rules and networked subjectivity. Emotion, Space and Society, [Amsterdam], v. 27, p. 75-85, May 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.emospa.2018.03.002.
CARR, N. The shallows: What the Internet is doing to our brains. New York: W. W. Norton & Company, 2011.
COPE, B.; KALANTZIS, M. Literacies. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. A thousand plateaus: Capitalism and schizophrenia. Translation and foreword by Brian Massumi. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2013.
EMPATHY MUSEUM. In: WIKIPEDIA, the free encyclopedia. [San Francisco, CA: Wikimedia Foundation, 2022. Available at: https://en.wikipedia.org/wiki/Empathy_Museum. Access on: 14 Feb. 2022.
FROM where I’m standing. Empathy Museum, [S.l.], 2020. Available at: https://fromwhereiamstanding.empathymuseum.com. Access on: 14 Feb. 2022.
GÉNÉRATION écrans, Génération malade? Réalisateur: Raphaël Hitier. Producteurs: Simone Harari Baulieu, Ted Anspach, Laurent Robert Thibierge. Paris: ARTE France: Palmyra Films, 2020. 1 video (53 min).
JANKS, H. The importance of critical literacy. English Teaching: Practice and Critique, [Bingley], v. 11, n. 1, p. 150-163, May 2012. ISSN: 1175 8708.
MILE in my shoes. Empathy Museum, [S.l.], [20--?]. Available at: https://www. empathymuseum.com/a-mile-in-my-shoes/. Access on: 14 Feb. 2022.
SOUZA, L. M. T. M. de. O professor de inglês e os letramentos no século XXI: métodos ou ética? In: JORDÃO, C. M.; MARTINEZ, J. Z.; HALU, R. C. (org.). Formação “desformada”: práticas com professores de língua inglesa. Campinas: Pontes, 2011b. p.279-303.
SOUZA, L. M. T. M. de. Para uma redefinição de letramento crítico. In: MACIEL, R. F.; ARAÚJO, V. de A. (org.). Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. São Paulo: Paco Editorial, 2011a. p. 128-140.
TAGATA, W. Letramento crítico, ética e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 379-403, jul./set. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398201710973.
TAGATA, W. M. Letramento crítico no ensino de inglês: em busca de uma ética contemporânea. In: HASHIGUTI, S. T.; BRITO, C. C. de P.; RIBAS, F. C. (org.). Escuta crítica: formação docente em Letras, presencial e a distância. Uberlândia: EDUFU, 2019. p. 83-113.
ZEMBYLAS, M. Beyond teacher cognition and teacher beliefs: the value of ethnography of emotions in teaching. International Journal of Qualitative Studies in Education, [London], v. 18, n. 4, p. 465-487, July/Aug. 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/09518390500137642.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 William Mineo Tagata

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


