Em meu lugar

empatia e letramento emocional crítico em aulas de inglês como língua estrangeira

Autores/as

Palabras clave:

ensino de língua inglesa, empatia, política, emoções, letramento crítico

Resumen

Parte de um projeto de pesquisa autoetnográfica, este artigo é uma reflexão sobre duas aulas de inglês em que meus alunos de graduação discutiram empatia em tempos de pandemia de Covid-19. Começo argumentando a favor da relevância do tema e contextualizando meu interesse em investigar emoções no ensino de língua inglesa, assim como meu quadro teórico, baseado na convergência de teorias de letramento emocional e crítico. Em seguida faço um relato de minhas aulas, baseadas em uma instalação de arte intitulada “O Museu da Empatia”. Minha análise das aulas busca investigar em que medida elas promoveram o que Boler (1997) chamou de uma “semiótica da empatia”. Concluo reforçando a importância das teorias de letramento emocional e crítico para a formulação de políticas educacionais comprometidas com mudanças sociais e políticas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

AHMED, S. The cultural politics of emotion. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2004.

ANDREOTTI, V.; SOUZA, L. M. T. M. de. Learning to read the world through other eyes. Cambridge: Global Education, 2008. Available at: https://developmenteducation.ie/resource/learning-to-read-the-world-through-other-eyes/. Access at: 14 Feb. 2022.

BARCELOS, A. M. F. Letramento emocional no ensino de línguas. In: TOLDO, C.; STURM, L. (org.). Letramento: práticas de leitura e escrita. Campinas: Pontes Editores, 2015. p. 65-78.

BENESCH, S. Considering emotions in critical language teaching< Theories and praxis. London: Routledge, 2012.

BENESCH, S. Emotions and activism: English language teachers’ emotion labor as responses to institutional power. Critical Inquiry in Language Studies, [London], v. 17, n. 1, p. 26-41, 20 Jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/15427587.2020.1716194.

BOLER, M. The risks of empathy: interrogating multiculturalism’s gaze. Cultural Studies, [London], v. 11, n. 2, p. 253-273, 1997. DOI: https://doi.org/10.1080/09502389700490141.

BOLER, M.; DAVIS, E. The affective politics of the “post-truth” era: feeling rules and networked subjectivity. Emotion, Space and Society, [Amsterdam], v. 27, p. 75-85, May 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.emospa.2018.03.002.

CARR, N. The shallows: What the Internet is doing to our brains. New York: W. W. Norton & Company, 2011.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Literacies. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. A thousand plateaus: Capitalism and schizophrenia. Translation and foreword by Brian Massumi. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2013.

EMPATHY MUSEUM. In: WIKIPEDIA, the free encyclopedia. [San Francisco, CA: Wikimedia Foundation, 2022. Available at: https://en.wikipedia.org/wiki/Empathy_Museum. Access on: 14 Feb. 2022.

FROM where I’m standing. Empathy Museum, [S.l.], 2020. Available at: https://fromwhereiamstanding.empathymuseum.com. Access on: 14 Feb. 2022.

GÉNÉRATION écrans, Génération malade? Réalisateur: Raphaël Hitier. Producteurs: Simone Harari Baulieu, Ted Anspach, Laurent Robert Thibierge. Paris: ARTE France: Palmyra Films, 2020. 1 video (53 min).

JANKS, H. The importance of critical literacy. English Teaching: Practice and Critique, [Bingley], v. 11, n. 1, p. 150-163, May 2012. ISSN: 1175 8708.

MILE in my shoes. Empathy Museum, [S.l.], [20--?]. Available at: https://www. empathymuseum.com/a-mile-in-my-shoes/. Access on: 14 Feb. 2022.

SOUZA, L. M. T. M. de. O professor de inglês e os letramentos no século XXI: métodos ou ética? In: JORDÃO, C. M.; MARTINEZ, J. Z.; HALU, R. C. (org.). Formação “desformada”: práticas com professores de língua inglesa. Campinas: Pontes, 2011b. p.279-303.

SOUZA, L. M. T. M. de. Para uma redefinição de letramento crítico. In: MACIEL, R. F.; ARAÚJO, V. de A. (org.). Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. São Paulo: Paco Editorial, 2011a. p. 128-140.

TAGATA, W. Letramento crítico, ética e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 379-403, jul./set. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398201710973.

TAGATA, W. M. Letramento crítico no ensino de inglês: em busca de uma ética contemporânea. In: HASHIGUTI, S. T.; BRITO, C. C. de P.; RIBAS, F. C. (org.). Escuta crítica: formação docente em Letras, presencial e a distância. Uberlândia: EDUFU, 2019. p. 83-113.

ZEMBYLAS, M. Beyond teacher cognition and teacher beliefs: the value of ethnography of emotions in teaching. International Journal of Qualitative Studies in Education, [London], v. 18, n. 4, p. 465-487, July/Aug. 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/09518390500137642.

Publicado

29-03-2022

Número

Sección

Número Temático - Emotions in Language Teaching and Learning (lançamento em 2022)