Uma visão sistêmica sobre emoção e reflexão na pesquisa sobre formação de professores de línguas
Palabras clave:
emoções, reflexão, biologia do conhecer, formação de professores de línguasResumen
Este artigo visa analisar a inter-relação entre emoções e linguagem em processos reflexivos promovidos pela pesquisa qualitativa na formação de professores de línguas. Meu objetivo é avançar nossa compreensão deste fenômeno com um conjunto de ferramentas conceituais como linguagem, emoção, conversação, reflexão e interações ortogonais. Com base na Matriz da Existência Humana de Maturana e Davilla (2009), articulo um modelo conceitual que pode ajudar os pesquisadores a compreender ainda melhor e fomentar espaços estruturados de reflexão sobre as emoções no ensino de línguas. Discuto alguns desafios de nossa era biocultural pósmoderna e ofereço a prática da conversação liberadora como um meio de avançar. Em seguida, discuto alguns estudos da literatura sobre emoções na educação de professores de línguas à luz da estrutura conceitual apresentada com base em Maturana (2001, 2004) e Maturana e Davila (2009). Por fim traço algumas implicações e destaco a importância dessa temática para o momento atual.
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