Uma visão sistêmica sobre emoção e reflexão na pesquisa sobre formação de professores de línguas

Autores/as

Palabras clave:

emoções, reflexão, biologia do conhecer, formação de professores de línguas

Resumen

Este artigo visa analisar a inter-relação entre emoções e linguagem em processos reflexivos promovidos pela pesquisa qualitativa na formação de professores de línguas. Meu objetivo é avançar nossa compreensão deste fenômeno com um conjunto de ferramentas conceituais como linguagem, emoção, conversação, reflexão e interações ortogonais. Com base na Matriz da Existência Humana de Maturana e Davilla (2009), articulo um modelo conceitual que pode ajudar os pesquisadores a compreender ainda melhor e fomentar espaços estruturados de reflexão sobre as emoções no ensino de línguas. Discuto alguns desafios de nossa era biocultural pósmoderna e ofereço a prática da conversação liberadora como um meio de avançar. Em seguida, discuto alguns estudos da literatura sobre emoções na educação de professores de línguas à luz da estrutura conceitual apresentada com base em Maturana (2001, 2004) e Maturana e Davila (2009). Por fim traço algumas implicações e destaco a importância dessa temática para o momento atual.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ARAGÃO, R. C. Cognição, emoção e reflexão na sala de aula: por uma abordagem sistêmica do ensino/aprendizagem de inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 5, 2005, p. 101-122. https://doi.org/10.1590/S1984-63982005000200005.

ARAGÃO, R. C. São as histórias que nos dizem mais: emoção, reflexão e ação na sala de aula. 2007. 287 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007. Available at: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/ALDR-6YPR88 Access at: 20/02/2022.

ARAGÃO, R. Beliefs and emotions in foreign language learning. System, v. 39, p. 302-313, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.system.2011.07.003.

ARAGÃO, R. C.; DIAS, I. A. F. Tecnologias digitais, biologia do conhecer e pesquisa-ação no ensino de línguas. Texto Livre, v. 11, p. 135, 2018. DOI: DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.135-159.

ARAGÃO, R. Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 17, p. 83-112, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398201610396.

ARAGÃO, R. Linguajar e emocionar os tempos de crise na formação de professores de línguas. In: MAGNO E SILVA, W; SILVA, W; CAMPOS, D. M. (Org.). Desafios da Formação de Professores na Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2019, p. 241-274.

BARCELOS, A.M.F. Unveiling the relationship between language learning beliefs, emotions, and identities. Studies in Second Language Learning and Teaching, v.5, n.2, pp. 301-325, 2015. DOI: https://doi.org/10.14746/ssllt.2015.5.2.6.

BARCELOS, A. M. F. Compreendendo a pesquisa (com) narrativa. In: GOMES JR, R. C. (Org.). Pesquisa Narrativa: Histórias sobre ensinar e aprender línguas. 1aed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020a, v. 1, p. 17-37.

BARCELOS, A. M. F. Revolutionary Love and Peace in the Construction of an English Teacher’s Professional Identity. In: Oxford, R.; Olivero, M.M; Harrison, M.; Gregersen, T. (Org.). Peacebuilding in Language Education: Innovations in Theory and Practice. Bristol: Multilingual Matters, 2020b, p. 96-109.

BARCELOS, A. M. F.; ARAGÃO, R. C. Emotions in Language Teaching: A Review of Studies on Teacher Emotions in Brazil. Chinese Journal of Applied Linguistics, v. 41, p. 506-531, 2018. DOI: https://doi.org/10.1515/cjal-2018-0036.

BARCELOS, A. M. F.; COELHO, H. S. H. Language Learning and Teaching: What’s Love Got To Do With It? In: Peter D. MacIntyre, Tammy Gregersen, Sarah Mercer. (Org.). Positive Psychology in SLA. New York: Multilingual Matters, 2016, p. 130-144.

BARCELOS, A. M. F.; RUOHOTIE-LYHTY, M. Teachers Emotions and Beliefs in Second Language Teaching: Implications for Teacher Education. In: Juan de Dios Martínez Agudo. (Org.). Emotions in Second Language Teaching Theory, Research and Teacher Education. New York: Springer, 2018, p. 109-124.

BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano compaixão: pela terra. Petrópolis (RJ): Vozes; 1999.

CAJAZEIRA, R. V. Emoções nas Identidades de professores-estudantes do PARFOR/Inglês. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus 2015. Available at: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201360041D.pdf Access: March 15th, 2021.

COELHO, H. S. H. Experiência, Emoção e Transformação na Educação Continuada: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Available at: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DAJR-8H5QQD/1/1318d.pdf Access: April 14th, 2021.

DUNBAR, R. I. M. Grooming, Gossip and the Evolution of language. London: Faber & Faber, 1996.

DUPUY, J.P. Nas Origens das Ciências Cognitivas. São Paulo: Edusp, 1996.

FERREIRA, F. M. M. Emoções de professores de inglês sobre políticas linguísticas de ensino nas escolas públicas. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal de Viçosa, 2017. Available at: https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/10190 Access: March 15th, 2021.

GARDNER, H. A Nova Ciência da Mente - Uma história da revolução cognitiva. São Paulo: Edusp, 1995.

GIMBUTAS, M. The Civilization of the Goddess: The World of Old Europe. San Francisco: Harper, 1991.

HOLMES, M. The Emotionalization of Reflexivity, Sociology, v. 44, n. 1, 139-154, 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.1177/0038038509351616.

IGO, A.; ZUIN, A. A. S. Autoridade enfraquecida, violência contra professores e trabalho pedagógico. Educar Em Revista, 35, 331-351, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.64821.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LEMOS, L. S. Estratégias de Ensino/aprendizagem com o WhatsApp: emoções e multiletramentos. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2017. Available at: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201510112D.pdf.

LEWIS, S. L. L; MASLIN, M. A. The Human Planet. How we Created the Antrhopocene. London: Penguin, 2018.

MARTINS, S. T. A. O Impacto do PDPI nas emoções-identidades de professores de inglês. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Estadual de Santa Cruz, 2017. Available at: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201510118D.pdf Access: May 12th, 2021.

MATTOS, A. M. A. O Professor no Espelho: conscientização e mudança pela auto-observação. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 2, n.1, p. 121-155, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982002000100007.

MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

MATURANA, H. Biologia do Conhecer e Epistemologia. IN: MAGRO, C., PAREDES, V. (Org.). Cognição, Ciência e Vida Cotidiana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001, pp. 19-124.

MATURANA, H.; VARELA, F. A Árvore do Conhecimento. São Paulo: Palas Athena, 2001.

MATURANA, H. Amar e Brincar: fundamentos esquecidos do humano – do patriarcado à democracia. São Paulo: Palas Athena, 2004.

MATURANA, H.; DÁVILA, X. Habitar humano em seis ensaios de biologia-cultural. São Paulo: Palas Athena, 2009.

MICCOLI, L. S. Learning English as a Foreign Language in Brazil: a Joint Investigation of Learners’ Experiences in a University Classroom. Tese (Doutorado em Educação). Ontario Institute for Studies in Education, Universtiy of Toronto, 1997. Available at: https://tspace.library.utoronto.ca/handle/1807/11347 Access, March 17th, 2021.

MICCOLI, L. S. Individual classroom Experiences: a socio-cultural comparison for understanding EFL classroom learning. Ilha do Desterro, v. 41, n. 1, p. 61-91, 2003. DOI: https://doi.org/10.5007/%25x.

OLIVEIRA, M. E. Piorou a diabetes pelo emocional: Precarização do trabalho docente e o adoecimento dos professores paulistas. Fronteiras & Debates, v. 6, p. 109-123, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18468/fronteiras.2019v6n1.p109-123.

OLIVEIRA, A. C. T. O trabalho emocional de uma professora de Inglês da escola pública: um olhar crítico para as emoções. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos). Universidade Federal de Minas Gerais, 2021. Available at: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/35868 Access: May 27th, 2021.

PAPPA, S., MOATE, J., RUOHOTIE-LYHTY, M., & ETELÄPELTO, A. CLIL teachers in Finland: The role of emotions in professional identity negotiation. Apples, v. 11, n. 4, 79–99, 2017. DOI: https://doi.org/10.609 17011/apples/urn.201711144252.

PENTEADO, R. Z.; SOUZA NETO, S. Mal-estar, sofrimento e adoecimento do professor: de narrativas do trabalho e da cultura docente à docência como profissão. Saúde e Sociedade, v. 28, p. 135-153, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902019180304.

REZENDE, T. C. Autoestudo sobre as emoções de uma professora de inglês em uma escola pública. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal de Viçosa, 2014. Available at: https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/4893 Access: May 10th, 2021.

REZENDE, T. Somos a resistência. Emoções de professores (de inglês) de escolas públicas. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória. Available at: http://portais4.ufes.br/posgrad/teses/tese_14082_TESE%20PPGEL%20THALITA%20REZENDE%202020.pdf. Access: May 10th, 2021.

RUOHOTIE-LYHTY, M.; ARAGÃO, R. C.; PITKÄNEN-HUHTA, A. Language teacher identities as socio-politically situated construction: Finnish and Brazilian student teachers’ visualisations of their professional futures. Teaching and Teacher Education, v. 100, p. 103270, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2020.103270.

SANCHES, A. P. R.; GAMA, R. P. O mal-estar docente no contexto escolar: um olhar para as produções acadêmicas brasileiras. Laplage em Revista, v. 2, n. 3, p. 149–162, 2016. DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201623188.

SILVA, F. F. Emoções na Formação Inicial de Professores de Espanhol. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2020. Available at: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201810100D.pdf Access: May 10th, 2021.

SOUZA, N. E. Emoções entre o ser-aluno e o ser-professor: transformações entre o aprender e ensinar. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras). Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2017. Available at: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201510116D.pdf Access: May 10th, 2021.

SOUZA, T. A. Jogos Teatrais na formação continuada de docentes de Línguas Estrangeiras: uma pesquisa colaborativa no contexto do ensino médio. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras). Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2021.

WIENER, N. Cybernetics: Or Control and Communication in the Animal and the Machine. Cambridge: MIT Press. 1948.

ZEMBYLAS, M. The Place of Emotion in Teacher Reflection: Elias, Foucault and ‘critical emotional reflexivity’. Power and Education, v. 6, n. 2, 2014. DOI: https://doi.org/10.2304/power.2014.6.2.210.

Publicado

29-03-2022

Número

Sección

Número Temático - Emotions in Language Teaching and Learning (lançamento em 2022)