Pós-memória e resistência

repensando as identidades e práticas culturais dos professores de língua inglesa no Brasil

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Mots-clés :

pós-memória, resistência, Ditadura Militar, formação de professores

Résumé

Este trabalho tem como objetivo analisar o conceito de pós-memória enquanto instrumento de resistência na formação identitária dos professores de língua inglesa (LI) no Brasil. Em Caetano (2021), discute-se o impacto de nosso legado colonial no processo de formação e consolidação da identidade docente e da cultura de sala de aula. Tal problematização parte de estudos como os de Jucá (2017), Mattos (2015) e Monte Mor (2013) que, de maneira aprofundada e didática, demonstram como eventos historicamente marcantes como a colonização, as missões jesuítas e a Ditadura Militar refletiram diretamente em nosso sistema educacional – e, como consequência, na constituição social de apagamento e silenciamento do cidadão brasileiro. Considerando os três traços do professor de línguas apontados por Monte Mor (2013) – colonizador, jesuíta e ditador – em decorrência da herança sócio-histórica de nosso povo, pretende-se analisar narrativas de professores de línguas em serviço e em formação à luz da literatura existente sobre identidade, cultura e silenciamento. Esperamos que este estudo possa constituir um instrumento de resistência às marcas de opressão, apagamento e silenciamento deixadas por nosso passado, a partir da pós-memória e da teoria anticolonial. 

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Publiée

2024-11-29