Paying Attention to Identity in Advanced EAP Writing Class

Auteurs

  • David Camps ITESM-CCM ##default.groups.name.author##

Résumé

Este artigo discute de que forma alunos de um curso de produção de textos em LE, em uma univeridade particular na Cidade do México, se dão conta da escolha de diferentes identidades em uma atividade de escrita e como essa decisão pode auxiliá-los com relação à demanda do curso. Depois de abordar a questão da identidade em sala, de propor atividades com o propósito de desenvolver identidades sociais e de coletar uma amostragem de textos, os alunos foram questionados sobre a decisão de projetarem suas identidades nos textos, com o objetivo de descobrir se a compreensão da importância da identidade na redação acadêmica e a projeção dessa identidade nos textos facilitaria a escrita. Além disso, foi interessante avaliar se eles encontraram dificuldades de atender às exigências e convenções do texto em questão, ao estarem conscientes das possibilidades de construção de suas próprias identidades nesse mesmo texto.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ATKINSON, D. L2 Writing in the post-process era. Introduction. Journal of Second Language Writing, Pergamon, v. 12, n. 1, p. 3-15, 2003.

CAMPS, D. Drawing on, adapting and recreating writing practices for their academic purposes: The case of six Mexican postgraduate students at four British universities. 360 f. Thesis (PhD in Linguistics) - Department of Linguistics and Modern English Language, Lancaster University, Lancaster, 2000.

CAMPS, D. Fatores que possam afetar a identidade como escritores de alunos mexicanos universitários que escrevem ensajos en ingles como segunda língua. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ANÁLISE DO DISCURSO, 2., 2002, Belo Horizonte. Paper presented at UMFG, 2002.

CLARK, R.; IVANIC, R. The politics of writing. London: Routledge, 1997. 261p.

DAVIS, K.A. Qualitative theory and methods in applied linguistics research. TESOL Quarterly, TESOL, v. 29, n. 3, p. 427-453, 1995.

FAIRCLOUGH, N. Discourse and social change. Cambridge: Polity Press, 1992. 259p.

GREENE, J. Knowledge accumulation. Three views on the nature and role of knowledge in social science. In: GUBA, E. (Ed.). Paradigm Dialog. New Bury Park: Sage, 1990. p. 227-245.

GRABE, W.; KAPLAN, R. B. Theory and Practice of Writing. London: Longman, 1996. 487p.

HIRVELA, A.; BELCHER, D. Coming back to voice. The multiple voices and identities of mature multilingual writers. Journal of Second Language Writing, Pergamon, v. 10, n. 1/2, p. 83-106, 2001.

IVANIC, R. Writer and identity. The discoursal construction of identity in academic writing. Amsterdam: John Benjamins, 1998. 374p.

IVANIC, R.; CAMPS, D. I am how I sound: Voice as self-representation in L2 writing. Journal of Second Language Writing, Pergamon, v. 10, n. 1/2, p. 3-33, 2001.

MATSUDA, P. Process and post-process: A discursive history. Journal of Second Language Writing, Pergamon, v. 12, n. 1, p. 65-83, 2003.

SCHWANDT, T. Constructivist, interpretivist approaches to human inquiry. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Ed.). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage, 1994. p. 118-137.

STARFIELD, S. "I am a second language English speaker": Negotiating writer identity and authority in Sociology One. Journal of Language, Identity, and Education, Erlbaum, v. 1, n. 2, p. 120-140, 2002.

Téléchargements

Publiée

2012-02-10